Avançar para o conteúdo principal

10 Bolos Clássicos Tornados Saudáveis (Receitas)

Recentemente estava a tentar lembrar-me de quantas (e quais) receitas de bolos saudáveis já tinha publicado aqui no blog e apercebi-me de que eram imensas. Entre bolos grandes e pequenos, tartes, pastéis e bolinhos de microondas, conto com dezenas delas. Como estão um pouco dispersos entre meses de publicações, decidi começar a fazer algumas seleções para facilitar a consulta - e claro que não podia deixar de começar por versões saudáveis dos bolos que todos conhecemos, até porque é sobre eles que parece recair a preferência da maior parte das pessoas. Espero que gostem :)



Este é, provavelmente, o bolo que mais vezes faço. Além de ser muito simples e apenas sujar um recipiente (admitam, é a parte mais importante), é sempre um sucesso por ser muito parecido aos bolos 'normais' de coco. Às vezes aumento a quantidade de iogurte em 100g e fica mais húmido, quase a desfazer-se na boca! Iogurtes de aroma também resultam bem nesta receita, se forem fãs.



Este bolinho já é um pouco mais trabalhoso, mas não assim tanto se simplificarem e não se prenderem com queriquices como alternar quantidades mínimas das duas massas para que o bolo fique às risquinhas. Não que eu conheça alguém que faça isso... ;)
De qualquer forma, o resultado vale a pena, porque aquele contraste caraterístico dos bolos mármore entre a fofura da parte laranja e a cremosidade da parte de chocolate resulta na perfeição! Ainda fica melhor coberto com iogurte grego (digo eu, mas desconfiem - para mim tudo fica melhor coberto com iogurte grego). 



A combinação de batata-doce com amêndoa é bastante badalada, mas, convenhamos, a fama é merecida. Quem não gosta de um bolo com aquele toque de doçaria conventual dado pela amêndoa, ligeiramente húmido devido ao uso de puré de batata-doce? 

4 - Bolo Húmido de Chocolate (com courgette)


'Bolo de chocolate húmido' e 'saudável' são expressões no geral separadas por um pacote de manteiga e algumas chávenas de açúcar, mas a quebra desta barreira resulta sempre em benefício para a Humanidade. O sabor a chocolate negro caraterístico deste bolo convence qualquer um quando conjugado com a textura maravilhosa. Não quero insistir na mesma coisa, mas... Provar este bolo com iogurte grego devia estar em todas as listas de 'coisas a fazer antes de morrer'. Ficam avisados.



Talvez por cá este não seja propriamente um bolo 'clássico', mas o fanatismo americano por sobremesas com abóbora tem influência transatlântica. Agora que o Outono chegou é sempre bom ter uma receita (doce, óbvio) com abóbora à mão, e sendo esta saudável melhor. O puré de abóbora confere uma textura incrível a este bolinho, e a combinação do sabor desta com as especiarias é simplesmente imperdível!



De cada vez que faço este bolo penso que lhe devia ter chamado de pão de Ló de amêndoa, porque é o que lembra a textura tão fofa. Este bolo é mais um que apenas suja um recipiente e demora no máximo 5 minutos a preparar, por isso se estiverem com vontade de comer um docinho sem ingerir grandes quantidades de açúcar e gordura ou perder imenso tempo já sabem. ;) 



Sendo o preferido de muita gente e aquele que muitos associam à sua infância, o bolo de iogurte não podia deixar de marcar presença nesta versão mais saudável. Apesar de não ter óleo como a maior parte das versões originais, é muito fofo e saboroso. 



Esta combinação é outra bem famosa e tradicional, embora pessoalmente nunca a tenha experimentado em qualquer sobremesa que não esta (não fiquem com pena de mim, esta vale por várias). O bolo fica bem leve e saboroso - e se eu, que não sou a maior fã de alfarroba, digo isto, no caso de serem apreciadores precisam deste bolo nas vossas vidas! 

9 - Bolo de Laranja e Cenoura (com courgette)


Costumo achar os singelos bolos de cenoura e laranja um pouco sem graça, mas este fez com que engolisse as minhas palavras/pensamentos. Um bolo idealizado não seria melhor: este fica com uma textura fofa e ao mesmo tempo húmida, até algo sticky, devido à utilização de laranja, cenoura e courgette. A par do sabor, isto torna o bolo magnífico - se são esquisitinhos e só gostam de bolos simples este é para vocês!



O último-mas-não-menos-importante bolo de maçã. Este não tem mel nem outro adoçante, o toque doce vem apenas do puré de maçã, mas não é isso que o torna menos delicioso, pelo contrário - a junção da maçã com canela torna o aroma (e o sabor) do bolo uma perdição. Uns pedacinhos do fruto pelo meio também lhe conferem um toque especial. :)

E pronto, espero que tenham gostado do 'apanhado' de receitas de bolos - enquanto eu puder continuar a fazer e publicar receitas a família alargar-se-á, por isso mantenham-se atentos... 

Comentários

  1. Alguns eu já fiz, outros pretendo fazer em breve! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A sério, este post é mesmo magnífico - tudo aqui juntinho, tudo prontinho para ser feito e refeito. Gostei muito.
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Avelã, podes enviar uma fatia de cada?
    Excelentes sugestões.

    Beijinho

    Postigo dos meus doces

    ResponderEliminar
  4. Este teu post é genial, vou guardar religiosamente esta compilação! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. São ótimas sugestões. Tenho várias delas guardadas para experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Avelã,
    10 receitas de bolos saudáveis não é pra qualquer um não.
    Seleção perfeita de bolos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Tudo bem arrumadinho, assim já não há desculpas para não se testar umas quantas, o problema é mesmo saber por onde começar :D
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolo de mármore e iogurte :)
    Segui o blog, beijinhos
    Se quiseres seguir o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Maravilhoso este post com os bolinhos todos juntos :-) Esta ideia de transformar os bolos tradicionais em bolos mais saudáveis é muito boa, avelã. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Já te tenho dito várias vezes, mas acho mesmo genial a forma como trabalhas as receitas para criar estas maravilhas. Eu aprendo muito aqui :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Têm todos um aspecto delicioso mas confesso que o mármore ganhou o meu coração! :)
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. ena «, tanta ideia interessante. este fim de semana fiz o bolo de iogurte e em vez do óleo pus courgete. Ficou muito bom.

    ResponderEliminar
  13. Adoro! Sou adepta destas coisas! =D
    Também ando sempre a ver maneiras de os fazer mais saudáveis =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Vou tentar o de mármore que é o favorito do E!

    ResponderEliminar
  15. Tenho que experimentar o bolo mármore e o bolo húmido com courgette (= algo me diz que vou gostar muito dos dois!

    ResponderEliminar
  16. Adorei!!! Já guardei o link para pôr a mão nas massas :D

    ResponderEliminar
  17. Vou indicar esta página á minha irmã, ela é que é a rainha dos bolos! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Bem adorei!!!

    Receitas tão boas adorei todos, confesso que o de courgette me ficou no olhinho eheheheh

    ResponderEliminar
  19. Não sou a maior fã de bolos, mas no inverno que aí vem (lágrimas, muitas lágrimas!) sabem-me bem. No inverno passado fartei-me de fazer petit gâteaux com caramelo =P

    ResponderEliminar
  20. Bem, agora abriste-me o apetite e eu que adoro bolos :D e não consigo viver sem eles ...

    ResponderEliminar
  21. Mas que bolinhos fantásticos!!! Lindos, saborosos e saudáveis. Que mais se pode pedir?? ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Os que me chamaram a atenção foi os de coco e o de alfarroba e vieram mesmo na altura certa porque tenho imenso coco ralado e farinha de alfarroba para gastar.

    Tenho novo blog, fiz juntamente com uma amiga, ela está em Portugal e eu em Macau daí chamar-se 6800milhas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t