Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Abóbora (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose, Integral)


Às vezes reside um compromisso enorme em comprar qualquer coisa. Vê-se uma receita de pizza de couve-flor, de mousse de abacate, traz-se uma couve-flor e um abacate do supermercado... E depois não apetece nada desperdiçar tempo precioso a cozinhar. Mas lá estão, implacáveis, os frescos (o crédito inspiracional deste nome vai para o Lidl) - a observar-nos, de cada vez que pegamos num copo de água ou passamos pela cozinha, com um olhar de troça - Olha essa manchinha na minha casca! Podre, estou podre! Haha! Idiota! Vida eterna na lixeiraaaa'.
Irritante.
Mesmo assim, assumi o fardo desde que me viciei no maravilhoso mundo dos bolos com courgette. Todos as semanas, corajosamente, diga-se de passagem, trago pelo menos uma courgette fresca tendo um fim certo - seja bolo de chocolate, bolo de cenoura e laranja ou bolo de outra coisa qualquer... Já se sabe que o destino passa por bolo. E o destino é delicioso.
Da última vez fui destemida o suficiente para trazer uma courgette e uma abóbora manteiga (vejam só). Felizmente não se tornaram fardo nenhum, porque antes de a situação chegar a esse ponto já se tinham ambos transformado em bolos. 
Nunca tinha feito nenhum bolo (ou qualquer sobremesa) com abóbora. Fiz puré, inventei uma receita quase aleatoriamente, pu-la em prática e levei o bolo ao forno. Depois passei os restantes 30 minutos a esperar que o bolo não soubesse a puré. 
Talvez este trauma venha de quando fiz panquecas de ovo e batata-doce. Em consistência e cheiro a massa fazia em tudo lembrar puré, mas hey,  de certeza que não iria sair assim tão mau. Panquecas não podem saber a puré, certo?
Errado. Muito errado. Se alguma vez quiserem experimentar panquecas de puré é só pedir receita.
(Mas não aconselho.)
O bolo saiu do forno. Arrefeceu, estava direitinho e bonito, cheirava bem. Fui cortá-lo às fatias e toda a gente o adorou - estava fofinho, com um sabor agradável e, imaginem só, não sabia a puré.
Tanto não sabia a puré que da última vez que fui às compras trouxe uma courgette e duas abóboras. Isto está a ficar sério...






Bolo de Abóbora (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose, Integral)
Para 1 bolo :P

Ingredientes:
[  4 ovos
[  80g de mel (não fica muito doce, mas é a minha quantidade eleita e fica bom assim; se preferirem bolos com mais açúcar aumentem a quantidade até 150g)
[  400g de puré de abóbora (pesada já cozida e em puré) (cozi abóbora manteiga em água com canela, cravinho e noz-moscada até estar mole quando furada com um garfo, escorri e triturei )
[  100ml de leite (pode ser vegetal, para a versão sem lactose)
[  200g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados) (isenta de glúten para um bolo sem glúten)
[  1 colher de sopa de fermento
[  Canela (opcional)
[  Cravinho (opcional)
[  Noz-moscada (opcional)

Preparação:
| Separar as gemas das claras; colocar as primeiras num recipiente grande e as segundas no de uma batedeira elétrica.
| Adicionar às gemas o mel, puré de abóbora e leite, batendo a cada adição.
| Peneirar para este preparado a aveia, o fermento e as especiarias e misturar.
| À parte, bater as claras em castelo.
| Envolver parte das claras na mistura anterior. Ir adicionando mais e envolvendo até não restarem claras.
| Colocar numa forma antiaderente e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 30 minutos.



Talvez se tenha notado na introdução muito parcial, mas ficou fantástico. Superou as expectativas largamente! A textura estava perfeita, cada uma das fatias estava fofinha mas consistente e o sabor é outonal e reconfortante, com uma aroma delicioso conferido pelas especiarias. Gosto muito de comer com iogurte ou quark, mas simples também tem um gosto fabuloso. Nunca diria que a farinha não é refinada ou que não tem açúcar: a textura é ideal, leve, e quanto ao sabor não há muito mais a dizer - não que não merecesse toda e qualquer palavra. É mais uma receita a repetir imensas vezes! Resulta num pequeno-almoço (ou sobremesa, lanche, jantar,... :P) maravilhoso. Sobretudo agora que está a ficar fresco (não me venham com histórias de como o Sol brilha como oirinho polido na vossa terra que eu dormi de pijama de algodão!). 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 118kcal
Proteínas: 4.7g
Hidratos de Carbono: 19.6g
-       Dos quais açúcares: 6.9g
Lípidos: 2.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g
Fibra: 2.7g
Sódio: 24mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 80g, 1 fatia ou 1/12 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Comprei uma bela e rechonchuda abóbora de 14Kg! Já está preparada e congelada. Agora é só experimentar o teu bolinho! No domingo, talvez, se não for atacada por uma aguda crise de preguiça ... eu posso, que a abóbora está congelada!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde amiga pois que bolo de abóbora dever ser saudável mesmo, acho que pode continuar com essas comprinhas!! bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta ideia! Deve ser bem saboroso... com essas especiarias! Fez-me lembrar as broas que se comem por esta altura (e que aqui nem vê-las!!!!)
    Estou a babar! Tenho dito!

    ResponderEliminar
  4. Gosto cada vez mais de vir aqui! Levo sempre receitas para o meu dia a dia, e olha que ja fiz umas quantas! Eu adoro abobora, em tudo, na sopa, simples, em bolo, em pudim, em cheesecake, em queijadas, em panquecas (a minha mae fazia as ditas imensas vezes), gosto de abobora, ponto! E tenho tanta no congelador que na proxima semana havera bolo de certeza! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bom este bolo de abóbora! Acabei agora de fazer uma tarte tb de abóbora :D
    Tenho um amigo que ia adorar o teu blog, ele é intolerante ao gluten, e está sempre a pedir-me receitas, vou indicar-te! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Parece delicioso! Fz lembrar os queques de abóbora e os de cenoura que a minha mãe costuma fazer ;p Só uma questão: a abóbora é pesada em cru ou contas as 400g depois de cozida e espremida?
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de cozida, pesei já em puré! Só não espremi, escorri :)
      Obrigada :)

      Eliminar
  7. Gosto de bolos de aboboa e esta versão saudável deve ser deliciosa
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz bolo de abóbora, mas com esse aspeto fiquei cheia de vontade de fazer :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito do sabor de abóbora em bolos ou tartes e este é diferente por levar aveia. Deve ficar realmente muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Tenho pouca experiência com substituição de ingredientes, por isso vai a pergunta. Como não tenciono comprar aveia sem glúten, será que uma farinha de milho substituiria bem? Ou sugere outra farinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei, mas tenho quase a certeza de que funciona! Aliás, já várias pessoas seguiram receitas de bolos aqui do blog substituindo a farinha de aveia por farinha de milho ou outras e gostaram do resultado :)

      Eliminar
  11. Tem bom aspecto sim senhora =)
    E fica já para o Halloween =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito de abóbora. Já fiz pães, kibe (sem carne rsrs) e pra mim, é muito saborosa.
    Vou levar a receitinha e provar porque parece mesmo delicioso.

    Li sobre seus desastres com clara. Eu também não sou fã de algo que fique com o cheiro forte da clara, acho estranho. E se o gosto ainda não é bom... rs.

    Abraços esmagadores e ótimo dia.

    ResponderEliminar
  13. Convenceste-me com este bolo no instagram :D
    Já fiz sopa de abóbora, doce de abóbora (bom bom bom!), mas nunca fiz nenhum bolo com abóbora. Há uns tempos andava na altura das invenções e fiz um bolo com grão (eu não gosto de grão, mas o bolo ficou assim qualquer coisa de extraordinário), outro com courgette, outro com espinafres, mas nunca me tinha lembrado da abóbora.
    Está mais que visto que vou ter de experimentar :D E só por acaso tenho ali uma abóbora mesmo boa para este bolinho :P
    Para acabar tenho de dizer que está mesmo com um aspeto fantástico! Se não estivesse a comer da tua nutella com bolachas de água e sal estava capaz de me levantar da cama para o ir fazer :D (não me aches estranha, mas um dia não conseguia dormir e fui fazer scones e um bolo de limão :P às 4h da manhã :DD)

    ResponderEliminar
  14. Só mesmo tu para passares receitas que a partida não se gosta dos ingredientes, mas descreves de tal maneira que pensamo :"tenho de experimentar, ela também não era fã e até ficou bom , talves o meu também fique.." Não é a primeira vez que faço um bolinho teu e são ADORÁVEIS mesmo não gostando dos ingredientes, graças a ti arranjei uma nova forma de comer vegetais, agora vão quase todos para bolos e não é que ficam muito melhor que os tradicionai? Obrigado pelas fantásticas partilhas e obrigado por mudares pelo menos a minha alimentação

    ResponderEliminar
  15. Acho que te digo isto cada vez que comento um post teu, mas o teu blog é realmente uma tentação, e um pecado para quem tenta manter a linha. Mas pronto agora nesta época natalicia dou-te um desconto que os teus posts vão ajudar-me bastante.

    ResponderEliminar
  16. Tudo o que publicaste é, inegavelmente, de fazer água na boca mas... fiquei a adorar o esquilo assustado!!! Ahahahahahah :D :D :D
    O bolo ficou com ar de ser bem delicioso para além de assustado :P

    ResponderEliminar
  17. Obrigada!!! Era mesmo este tipo de recita de bolo que procurava! Bolo perfeito para o Outono e para a família aqui em casa! Para pequeno-almoço e lanches..um bolo mais saudável, mas saboroso!!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por saber que gostou!

      Obrigada e beijinhos :D

      Eliminar
  18. boa tarde! qual a quantidade de abóbora necessária para garantir as 400gr no final? cozru com casca?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Peço desculpa pela demora na resposta :/

      Eu normalmente cozo bastante e depois uso para várias coisas, por isso não tenho a certeza. Mas deve ser preciso pouco mais de 400g, talvez 500g (de miolo)!

      Cozo já sem casca, aos pedacinhos :)

      Eliminar
  19. Olá! Será que a receita sairia bem substituindo o mel por uma quantidade semelhante de banana madura? (1 a 2, diria!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 1 ou 2 bananas provavelmente iria ficar pouco doce - acho que seria necessário usar umas 4 (médias)! Ainda assim, não deve ficar tão doce...

      Eu não costumo usar bananas apenas para adoçar bolos porque é preciso usar bastantes, então a textura e o sabor acabam por ficar muito alterados. Mais depressa usaria açúcar mascavado, por exemplo. Não é tão 'natural' como fruta, mas mesmo assim o bolo fica muito mais saudável do que os do costume, e desde que haja moderação também não vem mal nenhum ao mundo :P

      Espero ter ajudado! Beijinhos :)

      Eliminar
  20. Boa noite. fiz a receita mas o bolo ficou com consistência húmida e esponjosa apesar de ter ficado bastante tempo no forno. o que falhei? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!

      A textura do bolo é húmida, embora ele não seja esponjoso... Se ficou demasiado húmido pode ter sido do puré (dependendo do tipo de abóbora, do tempo que se coze e de como se escorre pode ficar mais líquido). Quanto ao estar esponjoso não faço ideia, só me ocorre que os ovos pudessem ser demasiado grandes!

      Lamento não poder ajudar mais :/

      Beijinhos

      Eliminar
    2. obrigada! a abobora se calhar era mais quantidade. e qt aos ovos estraguei uma clara sem querer. mesmo assim ficou bom. fiz umas adaptações e pus nozes por cima e no final ainda quente pincelei com mel.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t