Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Chocolate Húmido com Courgette (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Integral)


Acho que se pode com certeza dizer que há para todos um momento, mais ou menos tardio, em que se sente uma necessidade que se mostra como um tijolo a embater numa cara (para o portador da cara). E essa necessidade é a de fazer farinha de aveia. 
Não é difícil perceber o ridículo de comprar aveia em farinha: é extremamente cara e basicamente a mesma coisa que aveia em flocos (que, esta sim, se pode comprar sem hipotecar a casa). Assim sendo, a questão é encontrar um utensílio que moa a aveia. E aí entram os moinhos de café, com a sua capacidade trituradora adequada a utilmente pequenas quantidades de aveia. 
Há algum tempo apropriei-me do moinho bebé da minha avó e fizemos uma equipa formidável (acho que é a primeira vez que esta palavra é utilizada fora de desenhos animados, não sei se será bom sinal) - até ele deixar de funcionar e começar a cheirar a queimado (curiosamente a meio da confeção de um outro bolo de courgette). 
Depois de entrar em privação de bolos saudáveis, a minha avó tomou medidas e obteve 2 moinhos semelhantes (ela é uma pessoa com contactos). Demasiado semelhantes. Tão semelhantes que falharam os 2 a meio da primeira utilização e eu acabei a triturar aveia com a varinha mágica (o que é pior do que pintar paredes sem o Tom Sawyer para o fazer parecer a atividade mais divertida de sempre). 
Como abdicar dos bolos não é opção, resta-me não ser preguiçosa e triturar 2kg de de aveia de uma vez no processador para guardar. 
(Humpf.) 
...Apesar de tudo, incluindo este post chorão, não fiquem com demasiada pena de mim - bolos deliciosos tornam esta sina mais tolerável.
Muito mais tolerável. 







Bolo de Chocolate Húmido com Courgette (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Integral)
Adaptado da página de facebook 'Cris, põe a mesa'
Para 1 bolo médio

Ingredientes:
[  4 ovos
[  50g de mel*
[  100g de chocolate negro (sem glúten para um bolo sem glúten)
[  200g de courgette, descascada e ralada (crua) (cerca de meia courgette)
[  100ml leite (pode ser vegetal)
[  100g farinha de aveia (ou flocos de aveia triturados) (sem glúten para um bolo sem glúten)
[  1 colher de sopa de fermento

Preparação:
| Separar as gemas das claras, colocando as primeiras num recipiente grande e as segundas no recipiente de uma batedeira elétrica.
| Juntar o mel às gemas e bater bem.
| Derreter o chocolate no microondas e adicionar às gemas com mel, batendo rapidamente.
| Adicionar à mistura de gemas, mel e chocolate a courgette e o leite e voltar a bater.
| Juntar a aveia e o fermento à massa e misturar bem.
| Bater as claras em castelo e juntar à massa anterior uma colher de sopa de claras batidas. Envolver e repetir o procedimento até as claras estarem todas envolvidas.
| Colocar numa forma e levar a forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos.

*Eu gostei sinceramente do bolo com esta quantidade de mel, assim como várias outras pessoas com e sem grande apetite para coisas pouco doces, mas não fica tão doce como bolos 'normais' e é mais intenso. Se preferirem coisas mais doces podem aumentar a quantidade de mel. 



Este não é o clássico bolo saudável com apenas ovos e banana, mas vale mesmo a pena. Eu tenho sempre dúvidas quanto a este tipo de receitas com uma quantidade considerável de ingredientes, mas ficou perfeito - com um sabor intenso a chocolate e uma textura maravilhosa, muito fofinho por fora e húmido no centro. 
A courgette dá uma humidade e consistência ao bolo que é difícil de obter em sobremesas sem farinha refinada. Já tinha experimentado bolos com courgette, mas nunca um de chocolate como este... Posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendida! Com iogurte grego fica mesmo muito bom, é o contraste de sabores e texturas fenomenal :)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 140kcal
Proteínas: 4.8g
Hidratos de Carbono: 17.3g
-       Dos quais açúcares: 7.8g
Lípidos: 7.1g 
-     Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.5g
Fibra: 2.2g
Sódio: 34mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 75g, 1 fatia ou 1/10 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Que aspecto tão bom! Nem parece um bolo tão inocente :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Formidável! Gosto desse termo! Vou passar a usar mais vezes até porque preciso de voltar a enriquecer o meu vocabulário! Desde que tive os meus filhos que o meu vocabulário reduziu sem eu querer (sinto-me burra, literalmente), nunca percebi porquê, eu que até era uma pessoa com um vocabulário bastante extenso e nunca me faltavam as palavras! Concordo plenamente contigo nessa questão da farinha de aveia. Eu nem me dou ao trabalho de comprar determinados tipos de farinha quando é tão estupidamente fácil fazer em casa. É ridículo o preço a que são vendidas. Adoro bolos com courgete, faço um que é dos preferidos cá de casa mas leva farinha... Por isso essa tua receita fez-me transbordar de alegria e, neste momento, só não dou pulos de contentamento porque parecia mal! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Avelã: olha que eu não sou vendedora nem ganho comissão, eheh, mas volto a dizer-te que com uma Bimby tinhas o problema resolvido e podias moer 500 gr de cada vez ou mais. Adiante. Este bolo está com aquele aspeto húmido e fofinho de que gosto tanto e ainda por cima com aveia que é um dos meus ingredientes preferidos. Receita anotada para quando bater um desconsolo e não quiser grandes remorsos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu recebi há algum tempo a do Continente! Só que dava mais jeito um moinho, assim é preciso fazer quantidades grandes de uma vez para ficar fininha, com todos os problemas de logísrica implicados :P
      Obrigada e beijinhos :D

      Eliminar
  4. Eu por acaso não tenho moinho de café, ou seja, triturar a aveia é sempre um drama. Comprar farinha de aveia é um crime porque aquilo é tão tão caro... Já experimentei com a varinha mágica e pelo amor de Deus, é uma chatice (quase tão chato como fazer leite de aveia, mas continuando...). Por isso preguiçosa me confesso e evito fazer coisas que levem farinha de aveia ihih
    Gostei da equipa formidável, e também acho que uma avó / avô com os seus netos fazem quase sempre uma equipa formidável :)
    Não tenho pena de ti porque acho que fizeste muito bem não seres preguiçosa e tratares de triturar a aveia para este bolo que me está a fazer comichão no estômago :P Sim, jantei há meia hora e já estou com fome porque a menina avelã só põe coisas boas por aqui. Já agora, o meu jantar foram aqueles bolinhos de atum e grão que tu tens por aqui e são tão bons (não confundas a minha fome repentina com o não gostar dos bolinhos, porque por acaso até comi bastante bem, só que com bolos desta categoria é difícil não ter um ratinho a roer a barriga :P).
    Este vai para a lista a fazer porque é bolo de fim de semana :D Tem mesmo bom aspecto e deve ser delicioso.
    Já agora a cobertura, como fizeste? (ou estou a ser cegueta e não estou a ver bem? :O)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A equipa formidável era eu e a máquina de café :P
      Ainda bem que gostaste dos bolinhos :D fome de comida e fome de doces são diferentes, há sempre espaço para sobremesa ;)
      A cobertura é só chocolate negro derretido, foi mais para a foto :) E fica bom!

      Eliminar
    2. Ups é o que dar ler as coisas na cama :P percebi que a equipa formidável eras tu e a tua avó :D
      Mas tu e a máquina de café também fazem uma boa parceria com toda a certeza :P

      Eliminar
  5. Vou experimentar, o aspeto é realmente muito bom e a textura, tudo. Gostei.
    Beijinho. Susana

    ResponderEliminar
  6. ahaha "demasiado semelhantes" :P nós somos mesmo parecidas... e quem diz farinha de aveia diz linhaça moída e similares que já de si têm preços menos simpáticos! enfim, o que tenho a dizer é que tens aqui uma excelente sugestão! nesta saga dos bolinhos saudáveis raramente me aventurei a fazer "um bolo" e acabo por fazer sempre muffins, acho que só fiz um deste género uma vez! parece-me fantástico para ofertar aos mais céticos da casa, com aversão às coisas saudáveis ihihih bom fim-de-semana querida avelã*

    ResponderEliminar
  7. Hummmm..que aspecto delicioso!!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Um bolo de chocolate saudável :) Estou sempre a aprender, achava que chocolate... não podia ser comido sem tanto peso na consciência!! E parece ter uma textura deliciosa!! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cacau ou mesmo o chocolate negro podem ser considerados bastante saudáveis em doses razoáveis! :)
      Obrigada e beijinhos :)

      Eliminar
  9. Olá avelã,
    Isso tem um ótimo aspecto e parece um bolo de chocolate, pelas fotos nunca diria que levava courgete.
    Gosto especialmente da textura húmida, alguns bolos ficam demasiado secos e não agradam muito o paladar cá em casa.
    Gosto desta sugestão avelã, mas imagino a saga de tentar 'ralar' a aveia... Gabo-te a paciência, não sei se conseguiria. Nunca vi o valor da farinha de aveia mas se dizes que é cara, eu acredito :-( Mas acho também que cada vez mais estes tipos de ingredientes que dantes eram caríssimos como algumas sementes e alguns leites vegetais estão muito devagarinho a baixar e a chegarem a preços mais razoáveis, digamos. Que assim seja!

    ResponderEliminar
  10. Ola. Esta receita é bastante apetecível sem dúvida :) Achas que se usar courgete congelada funciona? Ou se substituir a courgete por abóbora irei ter a mesma consistência?

    ResponderEliminar
  11. Ola. Esta receita é bastante apetecível sem dúvida :) Achas que se usar courgete congelada funciona? Ou se substituir a courgete por abóbora irei ter a mesma consistência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A courgette congelada tem bastante mais água e a consistência é diferente, é possível que não funcione. Mas com abóbora resulta de certeza, a receita original tinha abóbora e não courgette! :)
      Espero ter ajudado e caso experimentes espero que fique aprovado ;)

      Eliminar
  12. Tirando o projeto assustador de transformar flocos em farinha, saltando esse passo, o bolo é seguramente fantástico.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  13. Chego aqui em pleno domingo e fico logo com os olhos em bico!!! Mas que bolinho bom...
    Gosto muito de bolos que levem courgette, ficam com uma textura mais húmida.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. gosto muito de courgette e uso imenso quer em receitas doces quer salgadas e principalmente nos bolos, que ajudam a evitar usar gorduras tornando-os mais saudáveis!
    tenho de experimentar este :p
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  15. Será que temos aqui um bolo de chocolate pouco calórico e ainda por cima com cobertura????? =D

    A experimentar, siiim! =D =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Fiz hoje e confesso que fiquei desiludida com a falta de doce. Nem parece um bolo. Sugiro aumentar a quantidade de mel ou então optar por outro tipo de adoçante. Tirando isso, adoro a textura, é óptimo com uma cobertura docinha sem deixar de ser fit ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tenho pena que não tenhas gostado do sabor... Eu até pensei que pudesse ser pouco mel, mas de cada vez que comia uma fatia pensava que estava simplesmente perfeito. Aliás, até a minha mãe e a minha avó, que não gostam nada de chocolate amargo, gostaram muito do bolo... E já me chegaram vários relatos de pessoas que experimentaram e também gostaram muito! Mas assim sendo, vou adicionar uma nota para gente com 'sweet tooth' :) Se ainda tens, posso sugerir uma calda de mel e/ou chocolate para adoçar mais, ou mesmo uma cobertura de mousse, fruta ou iogurte com mel!
      Obrigada pelo feedback e desculpa que não tenha saído como esperado! ;)

      Eliminar
  17. Está no forno o meu (teu) bolo de chocolate :)

    ResponderEliminar
  18. Que aspecto meu deus :O :O
    Eu que tenho alergia ao glúten ando sempre ''à caça'' de bolos para matar o desconsolo. Isto aqui em casa é difícil, porque sou a única, infelizmente, com este problema.
    Sem dúvida, que o próximo a fazer vai ser este :D
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  19. Olá queria fazer o bolo mas apenas tenho cacau em pó....tb posso utilizar!? Se sim, qual a quantidade? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Provavelmente vai ficar diferente, embora resulte na mesma.
      Se usasse cacau em pó usaria uns 70g, e talvez adicionasse algum tipo de adoçante (ou mais mel) para compensar a perda de doce :)

      Eliminar
  20. Bom ...acabei de experimentar este teu bolo ... impressionante, tem gosto de bolo da mãe, mesmo sem glúten...

    Estou tão bem impressionada que vou fazê-lo novamente mas com cenoura em vez de courgette, canela, gengibre e nozes bem picadinhas e assim transformá-lo num inocente bolo ed cenoura, com uma cobertura de coco...e ..se correr muito bem, será o Bolo de Aniversário do Edu que tanto ama bolo de cenoura 8farei cm 2 ou 3 camadas, bem pomposos).

    Muito obrigada por esta tão bela partilha .-)
    Joana - Edu`spantry

    ResponderEliminar
  21. Avelã, este bolo vou ter que o experimentar :)
    Muito bom que parece ser ;)

    PS: Para moer a aveia, eu arranjei um pote hermético no jumbo por 2,50€ de 5L e pego no liquificador e faço duma vez só a farinha
    (no liquificador, em baixa velocidade e depois ir aumentado mexendo com a ajuda duma colher, cuidado para a colher não bater nas pas e fazeres tipo puff, fez-se chocapic xD)
    Um pote destes cheio gasta-se +/- 4/5 kg de aveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom sim! :)
      Eu tenho vários recipientes com uma capacidade enorme, mas normalmente sou preguiçosa e não faço grande quantidade de cada vez. Tenho de começar a fazer isso, dá muito mais jeito! Obrigada pela dica ;)

      (essa da colher fez-me estremecer :P Acho que não arrisco!)

      Eliminar
  22. Olá gostaria de fazer este bolo mas tenho dúvida se a corgete é ralada grossa ou fininha. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo ralar a courgette bem fininha, mas não acho que faça muita diferença. :) Desde que não seja em pedaços exageradamente grandes serve.
      Espero que o bolo seja aprovado por aí! :)

      Eliminar
  23. Olá, fiz hoje esta tua receita e achei muito bom. Um forte sabor a chocolate preto e com uma textura fenomenal. 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que assim foi! Para fãs de chocolate preto vale a pena :)
      Obrigada pelo comentário :D

      Eliminar
  24. Obrigada pela sugestão,gostei da receita e tenho de e experimentar. A cobertura como fez e que quantidades? Obrigada ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas fotografias a cobertura é apenas chocolate negro derretido! :) Também aconselho acompanhar com iogurte grego, fica uma delícia :D
      Espero que goste ;)

      Eliminar
  25. Olá Avelã! :) Acabei de fazer as madalenas e adorei!!! Fiz em formas de queques grandes e só deu para 6... mas são muito boas! Não sei se sobrevivem até ao final do dia de hoje :p Obrigada pela partilha, beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Ups, ignora o comentário anterior! :p Tinha duas páginas do blog abertas :)

    ResponderEliminar
  27. Acabei de fazer este, sem mel, e ficou dos deuses (eu amo mesmo chocolate negro)! Lanchei uma fatia com 3 morangos e parecia uma sobremesa! Obrigada pela partilha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que é a mesma pessoa do facebook, mas obrigada pelo comentário! Eu também gosto muito de chocolate negro (incluindo o 99% da Lindt, que é perfeito), portaaanto tenho de experimentar fazê-lo sem mel também :) Morangos são um ótimo acompanhamento para o bolo :D

      Eliminar
  28. Acabei de fazer este, sem mel, e ficou dos deuses (eu amo mesmo chocolate negro)! Lanchei uma fatia com 3 morangos e parecia uma sobremesa! Obrigada pela partilha. :)

    ResponderEliminar
  29. Tem mesmo um ar pecaminoso (sem o ser) :D como é feita a cobertura??

    ResponderEliminar
  30. Avelã, fiz ontem este bolo, e só te digo: é mesmo DIVINAL!! :) Obrigada! Estou cada vez mais tua fã! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D
      Peço desculpa pela demora na publicação do comentário, mas estive sem acesso à internet... De qualquer modo queria agradecer, fiquei muito contente por saber que gostaste tanto :D

      Eliminar
  31. Se usarmos a aveia instantânea de BonBon Rocher, é necessário o mel e "tanto" (100gr) chocolate? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que nesse caso omita por completo o mel, já que a farinha é suficiente para adoçar o bolo. Pode também reduzir no chocolate - imagino que isso tenha implicações a nível da textura, mas desde que não o omita todo deverá ficar semelhante! :)

      Eliminar
  32. Como não gosto de mel, o que posso usar para o substituir???
    Será que agave terá o mesmo resultado???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo não fica a saber a mel, os outros sabores são bastante dominantes! Ainda assim, se preferir trocar por outro ingrediente, agave parece-me uma boa opção. Nunca usei, mas acho que em quantidade igual resultará bem! Ou então xarope de seiva de ácer ou açúcar mascavado, por exemplo :)

      Eliminar
  33. Adaptando com as farinhas de aveia com sabor, quais as alterações a fazer? Cortar no chocolate? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando uso aveia com sabor (na mesma quantidade) não uso o mel, mas normalmente uso sempre o chocolate (até porque é importante para a textura húmida)!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  34. Acabou de ser a sobremesa ca em casa. M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!

    ResponderEliminar
  35. Gostei muito do bolo, mas fica com um gosto meio amargoso na boca. Penso que a courgette era mais verde. Será possível? Descasquei com o pealer e ficou a parte esverdeada. Terá sido isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, nunca me aconteceu! A courgette podia estar demasiado verde ou ter a casca mais grossa, e ter ficado com aquela parte mais amarga...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t