domingo, 18 de junho de 2017

Queijada de Bolacha com Quark (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Se há receita saudável que me custou a encontrar foi a de queijada. Vocês não imaginam a quantidade de queijadas que eu fiz e se revelaram tentativas falhadas - versões com leite de coco, com batata-doce, com queijo fresco,... Inúmeras variantes com um resultado em comum: fornadas de queijadinhas falhadas e irritação da minha parte.
Tentei usar polvilho em vez de aveia para ficarem mais leves, mas acabaram por ficar elásticas. Tentei usar formas de metal em vez de formas de papel, mas acabaram por ficar coladas. Tentei fazer no fogão em vez de no forno para o caso de fazer alguma diferença, mas acabaram por ficar sempre. A mesma. Porcaria.
E depois encontrei-a, ao fazer uma experiência inspirada numa página: a queijada milagrosa, uma tarte queijada que finalmente correspondeu às expectativas. Desde aí, como sabem, até fiz uma versão com whey significativamente diferente (sendo que nem toda a quantidade de diferente foi propositada) que acabou por ficar igualmente maravilhosa, assim como outras com variações mais pequenas que nem cheguei a publicar. E eu comecei a ficar entusiasmada com o potencial desta queijada que nunca sai mal ao contrário das outras 3909856824.
Então alterei ainda mais a receita, para testar os limites: juntei quark, usei aveia com sabor e alterei as proporções entre os ingredientes. Adivinham o que me esperava quando abri o forno? Mais uma queijada maravilhosa. Como se que as queijadas quisessem que eu gostasse delas.
E eu, que não sou pessoa de contrariar a vontade das minhas queijadas, gosto. De qualquer modo, como podem imaginar pelas fotografias, não é tarefa difícil. ;)





Queijada de Bolacha com Quark (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  4 ovos
[  500g de queijo quark
[ 100g de aveia com sabor a bolacha maria (podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código euavela15)
[  1 colher de chá de fermento
[  500ml de leite

Preparação:
| Num recipiente, juntar ovos e o quark e misturar bem.
| Adicionar a farinha de aveia e o fermento e mexer até o preparado ficar homogéneo.
| Adicionar o leite aos poucos, mexendo bem.
| Transferir a mistura para uma tarteira de barro ou vidro e levá-la ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos (ou até que esteja dourada e firme).


Esta queijada ficou um pouco mais cremosa / menos sólida do que as outras que já fiz, visto que tem ingredientes consideravelmente diferentes. Para além disso, ficou mais homogénea - ao contrário das outras, que se separam normalmente em duas camadas (uma tipo base/bolo e outra mais tipo queijada), esta só tem uma, talvez porque a farinha de aveia é usada em menor quantidade e é mais fina. As duas texturas são boas à sua maneira, mas já que repeti as outras tantas vezes foi agradável fazer uma com uma textura diferente! Lembrava quase uma tigelada :)
Para as inevitáveis perguntas sobre substitutos para a aveia com sabor: podem usar as receitas anteriores, que têm apenas aveia normal, ou utilizar aveia sem sabor nesta e adicionar algum mel (por volta de 50g) ou outro adoçante. No entanto, tenham em consideração que não vai ficar exatamente igual, porque a textura e sabor da aveia são diferentes!
______________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 128kcal
Proteínas: 11.6g
Hidratos de Carbono: 11.8g 
-       Dos quais açúcares: 3.5g
Lípidos: 3.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.9g
Fibra:  1.1g
Sódio: 70mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________________

6 comentários:

  1. Deve-se tornar bastante fresca para este tempo não? Mesmo indo ao forno =)

    Tem um excelente aspecto.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Belíssima queijada e ainda para mais saudável.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/petinga-frita-com-biscottina.html

    ResponderEliminar
  3. Ficou com óptimo aspecto!
    As tuas outras queijadas já me tinham deixado curiosa!
    Um dia destes experimento! :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Lá vou ter que experimentar esta também a ver se é tão boa como a outra que fiz! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Diferente a receita e pela foto, parece deliciosa.
    Fiquei curiosa com o uso da batata doce em uma das receitas.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...