Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Queijada (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)


Durante anos usei uma balança velhota analógica. Não tinha outra (exceto uma balança ainda-algo-mais velhota e de-igual-maneira analógica), e por isso usava aquela que conhecia desde sempre - castanha, com um recipiente prateado e minúsculos espaços a representar vinte gramas (imaginem a exatidão daquilo). Mesmo não sendo moderna ou demasiadamente funcional, não me lembro de uma vez em que uma receita tenha corrido mal por sua causa (ao contrário das vezes bem presentes na memória em que as receitas correram mal devido ao meu excesso da condição crónica, ainda que aligeirada pelo tempo, conhecida por falta de jeito).
Recentemente ofereceram-me um robot de cozinha, e com ele veio um extra - uma pequena balança digital. Prontamente aboli todo e qualquer uso da balança anterior relacionado com a sua função (já que continuou a ser portadora de tralha, não lhe ia tirar isso também) e comecei a utilizar a digital, mais exata e fácil de utilizar... Aparentemente. 
Passado algum tempo comecei a ter estranhos sinais - a máquina ligava-se frequentemente sem ninguém lhe tocar e a massa da água sugerida não correspondia ao volume obtido através dos copos medidores. E finalmente sinais ainda estranhos mas adicionalmente frustrantes - o pudim-desastre e o bolo-desastre. 
Já vos falei aqui do pudim-desastre - a receita não-tem-como-correr-mal de família, repetida vezes sem conta... Que finalmente, devido à malévola ação da balança, correu mal. E a coisa ficou séria.
Posteriormente houve também a ocorrência do bolo-desastre, observando-se uma textura diferente da esperada no bolo enqueijado também já feito várias vezes sem problema.
Foi fácil chegar à conclusão da detentora da culpa (desta vez não eu) - a balança. Talvez a minha balança antiga tenha sido a provocante iniciadora de rixas noturnas e clandestinas de balanças, por sinal passíveis de estragar balanças modernas e mais sensíveis. Talvez a balança nova seja um manipulador aparelho tecnológico com inteligência artificial, como o SAL dos 'Miúdos do Recreio'. Acho que nunca saberemos.
O que saberemos é o desfecho disto tudo - o regresso à minha boa, velha e grosseira nas medidas balança. Porque há bolos enqueijados que definitivamente não merecem correr mal.
Todos.






Tarte de Queijada (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)
Adaptado daqui
Para 1 tarte grande ou 12 fatias

Ingredientes:
[  750ml de leite (resulta com qualquer um - meio gordo, magro, sem lactose ou vegetal)
[  200g de farinha de aveia (flocos triturados) (sem glúten para a versão sem glúten)
[  3 ovos
[  50g de mel
[  1 colher de chá de extracto de baunilha
[  1 colher de chá de fermento


Preparação:
|  Num recipiente grande, juntar todos os ingredientes e bater bem com um garfo.
|  Transferir para uma forma antiaderente ou untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos ou até a massa estar sólida ao toque.



Este bolo, sendo muito diferente de todos os outros saudáveis cujas receitas já publiquei, é maravilhoso. O título 'bolo' encaixa de forma estranha, até, uma vez que a textura é mais similar à de uma queijada ou mesmo tarte de pastel de nata/de flan (até cheira a tarte de flan, embora esta não tenha base é uma óptima comparação). É consistente e cremosa ao mesmo tempo, com um sabor muito suave típico de sobremesas 'ricas' à base de leite, tons deliciosos de baunilha e uma textura (de queijada, dizer que parece queijada nunca é demais, certo?) que condiz na perfeição. Ainda pensei que neste tipo de coisa a aveia pudesse conferir uma textura estranha, estando-se habituado aos resultados com amido de milho, mas fica mesmo delicioso. 
Cria duas camadas ligeiramente distintas, a de baixo um bocadinho mais densa e a de cima mais em creme, o que aumenta as parecenças com tarte. A minha mãe diz que é das melhores coisas saudáveis que já fiz, e olhem que, modéstia à parte, a concorrência é forte!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 123kcal
Proteínas: 5.5g
Hidratos de Carbono: 18.0g
-       Dos quais açúcares: 3.7g
Lípidos: 2.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.5g
Fibra: 1.7g
Sódio: 17mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 100g, 1 fatia ou 1/12 da receita). O leite considerado é meio gordo. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Andas a ler-me os pensamentos! Ainda há uns dias pensei numa tarte de queijada mas não encontrei nenhuma receita saudável decente! Obrigada! Olha, já viste a nova aventura onde me meti? O blog que criei das receitas que tenho feito e faço nesta caminhada da perda de peso?! Passa por lá, a primeira receita saiu hoje! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sendo assim, se a mãe diz, etá dito, que já sabemos que nenhuma sentença, nenhuma conclusão, nenhuma opinião é mais assertiva, mais segura, mais confiável que opinião de mãe -vivam as mães!
    É para experimentar, de certeza.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou uma daquelas pessoas que gosta de doces e ponto final, mas quando eles são saudáveis ainda melhor. Confesso que tenho bastante recheio de usar apenas farinha de aveia nas receitas e não conseguir adquirir uma consistência agradável mas acho que vou arriscar nesta, já que os meus pais estão com um índice glicémico muito alto e gostam taaaaaaanto de doces :D
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. A tua nova balança é uma brincalhona! :p
    Quanto a essa tarte, fiquei cheia de vontade de comer uma fatia, adoro a consistência de queijada! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    Essa tarte ficou com uma textura excelente!!!
    Beijinho e bom fim de semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Será que funciona com leite de coco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim, visto que é bem espesso (penso estar a referir-se ao mais consistente e não ao da alpro)... Desde que quem comer o bolo seja fã do sabor desse leite (que é mais forte) :)

      Eliminar
  7. Agora apreciaria um pedaço. Ficou com um aspecto apetitoso.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  8. Bom aspecto e deve ser bem boa =)
    Um must do, ainda por cima saudável. Vá meio saudável =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Parece deliciosa e, se é com aveia, ia gostar de certeza.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Mas que tarte maravilhosa! Fiquei com vnotade de provar agora haha

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ficou tão perfeitinho Avelã!
    Deve ser delicioso! :)
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  12. Já me fartei de rir porque tb ando desconfiada da minha balança... acho que a magana me anda a boicotar!
    Mas essa tarte... ó céus... estou a babar!
    bjinhos
    sara

    ResponderEliminar
  13. Excelente receita, ficou maravilhosa! Parabéns*
    xoxo, Sofia Pinto
    LAST POST ♥

    ResponderEliminar
  14. Quanto à balança se for a da Yammi ela descalibra-se quando tem a pilha fraca (ou quando se troca de pilha), procura na net como voltar a calibrar!
    A tarte tem um aspecto maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! E por acaso até não troco de pilhas há algum tempo. Já tentei pesquisar mas não encontrei nada :/

      Eliminar
  15. Olá avelã, eu cá gosto muito das balanças analógicas. Talvez mais para decoração que propriamente para usá-las, porque realmente exactidão não é muito com elas, mas acho-as lindíssimas! adorei o teu relato, pareces o inspector gadget a pensar e tentar descobrir o que terá corrido na tua cozinha durante a noite (a rixa das balanças...) ahahah! Mas afinal a velhinha ganhou, já viste? É muita sabedoria :-)
    A tarte tem um aspecto muito bonito e se a tua mãe aprovou, isso é um sinal muito bom. A tarte está com uma consistência tão bonita que sou capaz de furar o monitor só para roubar aí uma fatia. Beijinhos e desejos de uma boa semana (sempre saudável)!!!

    ResponderEliminar
  16. Adoro tartes tipo queijadinha, adoro essa consitência, maravilha.
    Hehe, balanças modernas e sensíveis ;) eu antes também usava uma muito velhinha, e toda descalibrada, mas eu já lhe sabia os truques todos, e nada corria mal é verdade.
    Mas olha que a minha digital tem sido fiel amiga, dá-lhe outra oportunidade!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Ai como eu gosto deste tipo de tartes! Ficou maravilhosa.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Nada como os velhinhos utensílios de cozinha, acredita =P
    Essa tarte/queijada/ qualquer coisa do genero tem ar de ser assim a coisinha mais boa de sempre (se não pensarmos em bolos de chocolate claro esta), acho que vou experimentar ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Maior parte das veze somos capazes de nos dar melhor con os nossos objetos embora possan ser mais velhinhos e tal que propriamente modelos mais recentes e todos xpto. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Tenho uma balança tão antiguinha e não me desfaço dela. Sou daquelas que "se funciona, pra que trocar?".
    A receita parece deliciosa. Gosto de receitas com queijo, principalmente as doces.
    Abração.

    ResponderEliminar
  21. Perfeita parece até de confeitaria!!! bjs

    ResponderEliminar
  22. Bem, este vou mesmo ter de experimentar. Parece super fácil e super bom. O melhor de dois mundos. :)

    ResponderEliminar
  23. Avelã gosto muiiiito de queijadas! Gosto de todas mas as simples de leite são aquelas que se comem a qualquer hora do dia, por serem também menos doces! E claro com a tua opção saudável melhor ainda!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  24. Gosto imenso de queijadas!
    Esta está com um aspecto maravilhoso, bem clarinho mas essa fatia deixa qualquer um com vontade de a provar!
    Até ao inicio do mês passado andava com a balança antiga dos meus pais. Toda descompensada, as 0 eram quase 100g mas já não a conseguia calibrar! Mas uma pessoa habitua-se!
    Agora tenho uma nova, digital, que para já não me levantou qualquer problema! A velha, essa está na garagem para qualquer eventualidade.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  25. Deliciosa partilha!!! Ficou perfeita para mim. Adoro textura de queijada.
    Boa partilha!!! Mnham...

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  26. Essa tarte esta com cá com um aspeto. Adoro e depois de ver os ingredientes que leva.... como é possível algo com tao bom aspeto e com tao pouca coisa? Ficou linda. Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Ai gosto imenso destas tartes enqueijadas, aliás gosto de tudo o que tenha uma textura enqueijada!!

    Esta tarte ficou com um excelente aspeto e confesso que adorei o facto de ser saudável!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Que bom! Deixa me só arranjar os flocos sem glúten que tenho de esperimentar. Parece mesmo bom eu adoro queijadas e com canela deve ficar top!

    ResponderEliminar
  29. olá, poderia-me me dizer a quantidade de açucar ou adoçante que poderei usar em vez de mel, visto não gostar do sabor? agradeço resposta.
    Obrigada

    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez por volta de 50g de açúcar... Quanto ao adoçante depende do tipo, mas há sempre tabelas de conversão (até fornecidas pela própria marca) :) Por exemplo, da Splenda: https://www.splenda.com/cooking-baking/conversion-charts
      Se não gosta de mel uma boa alternativa será também maple syrup, que é um substituto mais fiel :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada por ter respondido...cumprimentos

      Eliminar
  30. Está neste preciso momento uma no forno :P vamos ver se temos mais uma receita da Avelã aprovada cá por casa :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenha realmente sido aprovada :D
      Beijinhos :)

      Eliminar
  31. Pensei que levava queijo rsrsr
    Vou fazer qualquer dia desses.
    Briga de balança rsrsrrs já ri muito.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderEliminar
  32. será que resulta bem se substituir o extrato de baunilha por raspa de laranja e/ou de limão? queria muito experimentar hoje mas não tenho o extrato! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, resulta! O extrato é mais para dar sabor, não é fundamental na receita. Com limão ou laranja deve ficar ótima :)
      Espero que fique aprovada :D

      Eliminar
    2. daqui a pouco já partilho o resultado! :D

      Eliminar
    3. feita e aprovada, mas acho que da próxima vou fazê-la um bocadinho mais docinha. ehe

      Eliminar
    4. Ainda bem :)
      Pois, acho que por aqui há muita tendência para gostar de coisas pouco doces. Às vezes até ponho um aviso a dizer que pode ser melhor aumentar a quantidade de mel de acordo com a preferência, mas outras vezes passa-me :P
      Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t