Avançar para o conteúdo principal

Bagels Rápidos (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)


Não costumo usar adoçantes nas receitas - às vezes uso indiretamente, através de whey ou aveia com sabor, mas não me lembro da última vez em que usei mesmo um adoçante para cozinhar.
Quando quero tornar alguma receita mais saudável a minha primeira opção é o mel, porque é acessível, prático e 'natural'. Sei que algumas pessoas evitam porque tem um sabor mais forte do que o açúcar, por exemplo, mas nunca notei que o sabor de um bolo ficasse alterado por causa disso (e eu não sou fã de mel simples). Já no caso dos adoçantes, tenho sempre receio de que resultem num sabor artificial; para além do mais, há muitos que nem sequer podem ser submetidos a altas temperaturas. Ou seja, tenho várias desculpas para nunca lhes ter dado uma oportunidade.
Entretanto a Primebody enviou-me alguns produtos para experimentar, há uns meses, entre os quais um adoçante culinário de maltitol, stevia e taumatina: o sweetlift.
Como não podia deixar de ser, tive de o experimentar numa receita. A escolhida foi (surpresa) a destes bagels, que partilho agora convosco. Não ficaram muito doces (porque não é suposto, são bagels), mas ainda assim deu para avaliar o adoçante - e confesso que surpreendeu, em textura é muito parecido ao açúcar e não tem um sabor artificial. Talvez tenha direito a mais algumas receitas daqui para a frente :)







Bagels Rápidos (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)
Para 8 bagels
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  120g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados; certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  80g de farinha de trigo sarraceno
[  1 colher de chá de fermento 
[  2 ovos
[  120g de quark (usei da San Tonelli; podem substituir por um iogurte sem lactose ou vegetal para a versão sem lactose)
[  100ml de leite (sem lactose ou vegetal para a versão sem lactose)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
[  2 colheres de sopa de Sweetlift*

Preparação:
| Num recipiente grande, misturar as farinhas (de aveia e de trigo sarraceno) com o fermento.
| À parte, bater os ovos com um garfo e adicionar o quark, o leite, o extrato de baunilha e o adoçante (Sweetlift), batendo bem.
| Adicionar esta mistura ao preparado anterior e mexer até obter uma massa homogénea.
| Distribuir o preparado por formas de donuts (vejam abaixo como podem adquirir; também podem usar outras, se não tiverem) e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 15 minutos, ou até que estejam cozidos (podem fazer o teste do palito).

*Sweetlift é um adoçante que podem encomendar ou comprar na Primebody; podem substituir por outro adoçante, açúcar mascavado, mel ou etc., embora vá alterar ligeiramente o resultado final.



A forma que usei para os donuts foi a da Tupperware, de que já falei aqui - se quiserem comprar falem com a Miss Tupperware, que ma ofereceu.
Os bagels não costumam ser feitos desta forma (normalmente levedam e são cozidos antes de assarem), mas o nome parece-me adequado - não são muito doces, são fofinhos e crescem bastante. São bons sem nada, mas também podem rechear - tostados com queijo, por exemplo, ficam deliciosos! Ficaram um bocadinho toscos, mas ótimos.
Quanto ao adoçante, sei que há muita gente que prefere não usar. Eu não tenho problemas em consumir com moderação - por um lado, o sweetlift é feito de adoçantes que, para a categoria, até não têm má reputação. Por outro, penso que o fazer bem ou mal acaba sempre por depender das quantidades em que os alimentos são consumidos :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um bagel)
Energia: 121kcal
Proteínas: 6.8g
Hidratos de Carbono: 18.7g 
-       Dos quais açúcares: 1.7g
Lípidos: 2.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.6g
Fibra:  2.6g
Sódio:  36mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bagel ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Já tinha saudades das tuas receitas e ainda por cima hoje trazes bagels que eu tanto gosto! :) Ainda há pouco tive a fazer uma receita tua, as panquecas de coco! Adorei. :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz nem nunca comi. Mas têm um excelente aspecto! =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que belissima e saudável receita.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já dava uma trinca num, e ainda por cima são saudáveis :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa com o sabor,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t