Avançar para o conteúdo principal

Pudim de Café

Em determinado Natal a minha mãe decidiu fazer um bolo de bolacha. Eram lendários, os seus bolos de bolacha - segundo contam os rumores, incomparáveis a qualquer outra mera versão da sobremesa. Talvez por motivo de anos sem prática, o tal bolo levou uma quantidade exagerada de natas e eventualmente desabou, proporcionando nada elegantes ou sequer dignas colheradas retiradas sem misericórdia das pobres ruínas de um bolo semi-desmanchado. Que, diga-se a verdade, era bem bom.
Quem sabe por motivos inerciais, no ano seguinte deu-me para fazer cheesecake de mirtilo para o Natal. Toda a gente gostava de cheesecake, e assim sendo... Porque não? 'Porque depois tens de transportar o cheesecake de carro por zonas bastante acidentadas' (não passo o Natal em minha casa), poderá ter gritado alguma recôndita vozinha interior. Mas eu não prestei atenção.
Caso alguma vez pensem em fazer uma estupidez coisa destas, deixem-me ser a vossa recôndita vozinha interior - transportar um cheesecake de carro por zonas bastante acidentadas não é boa ideia. Especialmente se por alguma razão decidirem retirar os lados da forma de fundo amovível em que o fizeram e colocá-lo num prato escorregadio. Por muito estranho que pareça.
No ano seguinte (há dois anos) a coisa melhorou - fiz um pudim de café, bastante mais fácil de transportar. Ainda assim, é óbvio que não seria a mesma coisa se não aumentasse o nível de dificuldade, pelo que o desenformei antes de seguir viagem (em minha defesa, tinha de tirar fotografias porque pretendia publicar a receita em breve, coisa que pelos vistos não aconteceu). Entretanto já dominei a arte de reenformar pudins, bastante exigente em termos de competências mas por sinal útil para quem tem blogs de culinária. O pudim foi um sucesso, apesar das reticentes reações iniciais ('pudim de café? Isso é tipo... Um pudim que tem café?'), mas isso não o impediu de cair no esquecimento. 
A partir daí nunca mais o fiz. Embora repetisse regularmente a receita de pudim de ovos e bebesse café, não voltei a juntar os dois elementos tão cedo - até à passagem de ano do ano passado, quiçá entrando na vibe das reuniões devido a outras anunciadas (Guns n' Roses anyone?), quando os juntei novamente (sou o Steven Tyler dos pudins de café). E aqui está a prova.






Pudim de Café
Adaptado daqui

Ingredientes:

Para o caramelo:
[  200g de açúcar

Para o pudim:
[  625ml de leite
[  1 colher de sopa bem cheia de café solúvel
[  7 ovos
[  200g de açúcar
[  1 colher de sopa de farinha

Preparação:

Para o caramelo:
| Peneirar o açúcar para um tacho, fazendo uma camada uniforme.
| Levar a lume médio-baixo até que o açúcar nos cantos comece a derreter.
| Com uma colher de pau, ir puxando o caramelo dos cantos para o centro.
| Assim que esteja tudo líquido e no tom de caramelo desejado, colocar na forma (verter para a saliênca central) e rodá-la de forma a cobrir toda a superfície.

Para o pudim:
| Aquecer o leite. 
| Colocar o café em pó numa malga à parte e juntar um pouco do leite quente, mexendo bem para dissolver. Adicionar ao restante leite.
| Misturar o açúcar com a farinha num recipiente grande. Acrescentar os ovos e bater para incorporar.
| Juntar o leite, mexendo sempre. 
| Colocar na forma caramelizada e levar ao lume em banho maria (num tacho grande com água até cerca de  metade da altura) durante 50 minutos ou mais (até estar cozido).
| Deixar arrefecer completamente antes de desenformar. 



Já disse que foi um sucesso, não já? Fica uma óptima sobremesa - fresca, ideal para o Verão e muito agradável. A textura consistente e cremosa do pudim combina lindamente com o sabor a café, que fica sempre delicioso em doces. Além disso, é muito simples de preparar e pode ser feita com antecedência, tendo ainda eficácia garantida com o 'público' - típico de pudins. Este e o normal são já marcos por aqui ;) 

Comentários

  1. gosto muito de pudim de café! a minha avó fazia um delicioso mas já nao como há anos! um dia destes tenho de ver se peço a receita à minha mom e tentar fazer ;)
    beijinho!

    the-not-so-girlygirl.blospot.com

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus! Morri e fui para o céu?! Esse pudim está maravilhoso! E eu que não posso comer uma fatia! Não posso por isso vou sem dúvida fazer um só para mim! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão, ficou com uma cor linda e seguramente bem delicioso.
    Bom feriado.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Boa! Pudim de ovos + café!!!
    Quando tiver um ataque de fome de pudim testarei!
    Melhor que o pudim só o texto!
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Tem muito bom aspeto...eu não gosto de pudim, mas a minha mãe adora. Tenho que lhe mostrar a receita!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Hum ...que delicia deve ter ficado! Pudim e café...tão bom!
    Obrigada pelas partilhas fantásticas! Gostei de cá vir!
    Nina
    www.facebook.com/cantinhodapartilha

    ResponderEliminar
  7. Não sou muito fã de pudim mas esse tem um aspecto para lá de bom =)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro pudins! Confesso!
    E esse não devia durar muito tempo :)
    Beijinho!
    Feliz Semana 🌷

    ResponderEliminar
  9. Oi amiga!
    Como boa brasileira sou fã de carteirinha de café kkkk
    Amei a sua receita e já salvei!
    Bjssss e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  10. Pudim é um dos meus doces favoritos. Este está ma-ra-vi-lho-so!! Ai se o apanhasse...
    Vou guardar esta receita, tenho mesmo de fazer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Avelã,
    Adoro seus textos e receitas!
    Esse pudim ficou maravilhoso, eu adoraria prová-lo!

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Duas coisas que não gosto. Pudim e café =P

    Mas tem bom aspecto! Perfeitinho =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Nunca fiz um pudim porque não aprecio mas o meu namorado e família adoram, acho que esta é uma boa receita para experimentar :p além disso, adoro café ;)

    ResponderEliminar
  14. Isso de transportar sobremesas é realmente uma grande aventura! Quanto a desenformar e voltar a enformar pudins, és agora a minha heroína! :p
    Pudim de café só pode ser perfeito, tenho que dar a receita à minha mãe que adora café: :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Que aspecto delicioso, pudim de café nunca comi mas já ficou marcado para ser o próximo :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  16. Uau... Que pudim apetitoso. Comia já, já uma fatia ;)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. O transporte de sobremesas é algo complicado... E sim, essa de levar pudins desenformados já experimentei e não correu nada bem, nunca mais arrisquei. Levo na forma e desenformo no próprio sítio e rezo a todos os santinhos para que aquilo saia bem em plena frente de todas as pessoas :-) Pudim de café é mesmooooo bom, ou não fosse eu uma verdadeiramente apreciadora de pudim. Tenho que experimentar esta versão... Parece-me mesmo bem :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã. Pudim experimentado e aprovado :-) Depois vês lá no sítio do costume como ficou. Beijinhos

      Eliminar
  18. Pois em nada me assustou o ingrediente "café". Amo!!! De paixão!!! Tudo que leva café tem lugar garantido no meu paladar e bolos, pudins, bolachas, cremes... hummm....
    rsrs agora fiquei imaginando o cheesecake (que aliás, deu água na boca) sendo transportado e a luta para mantê-lo inteiro rsrs. Acho que no seu lugar, além de desenformá-lo no local, ainda levaria minha câmera para fotografar lá mesmo rsrs.
    E por falar nisso, parabéns pelas fotos. Estão lindas e o pudim, irresistível (estou com vontade!!!).
    Abração esmagador e feliz semana.

    ResponderEliminar
  19. Adorei! Ficou com um aspecto de babar...
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Mas que belo pudim!!! Babei :P
    Está lindo :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Ahah!
    Imagino o transporte desse cheesecake! Já me fartei de rir aqui a imaginar a viagem! :)
    Mas apesar de todo desmanchado como o bolo de bolacha aposto que estava maravilhoso.
    O pudim parece ser óptimo! Para os amantes de café deve ser uma perdição :)
    E ficou tão direitinho!!!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  22. Que lindo!! E com certeza saboroso. Receitinha anotada.

    BJs

    Tânia Caamrgo

    ResponderEliminar
  23. Olá Avelã,
    Delicioso seu pudim! Adoro :P

    ResponderEliminar
  24. Isto não se faz. Estou cheia de fome e ver uma coisas destas! :D
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  25. O teu pudim de café está lindo e bem apetitoso. Bjs

    ResponderEliminar
  26. Aqui está algo que nunca experimentei. Deve ficar uma delícia!

    ResponderEliminar
  27. Olá Avelã! :D
    O pudim tem mesmo bom aspeto, acredito que tenha feito sucesso! :P
    Os jordan's são realmente um bocado caros, na loja dietética comprei uma embalagem de 500gr para experimentar e custou 7 euros. Depois no Jumbo de Aveiro custava 4 e tal, quando regressei à terrinha e fui ao continente já encontrei lá a 3 e tal... Mas são mesmo muito bom, a excelente alternativa para os cereais de chocolate que costumava comer antes e não eram nada saudáveis...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  28. Vou dar a receita à minha mãe, para experimentar!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t