quinta-feira, 26 de abril de 2018

Panquecas de Batata-Doce e Chocolate (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Quando recebi o puré instantâneo de batata-doce da EU Nutrition comecei logo a pensar nas receitas que ia fazer com ele. Claro que primeiro fiz puré normal, para experimentar - e gostei, mas não consegui deixar de pensar no potencial do produto. Normalmente as receitas feitas com batata-doce ficam ótimas - adoro por exemplo o pão de batata-doce e milho e o bolo de batata-doce e amêndoa -, mas tenho sempre preguiça de fazer o puré. Como podem imaginar, o preparado facilita imenso essa parte!
Por isso aproveitei a desculpa para fazer uma coisa que já tinha na minha to do list há imenso tempo: panquecas de batata-doce (e chocolate, neste caso). A experiência correu muito bem: não há nada mais fácil de fazer (é só misturar tudo) e as panquecas ficaram perfeitas - altas, fofinhas e saborosas. 
Assim sendo, partilho a receita convosco para que possam também experimentá-las :)






Panquecas de Batata-Doce e Chocolate (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado da embalagem do puré de batata-doce
Para 12 panquecas

Ingredientes:
[  3 ovos
[  30g (3 colheres de sopa) de puré de batata-doce em pó (podem comprar no site da EU Nutrition com 15% de desconto se usarem o cupão euavela15)
[  30g (3 colheres de sopa) de farinha de aveia com sabor a chocolate (podem usar outro sabor à vossa escolha; também é da EU Nutrition, por isso podem igualmente usar o cupão)
[  100ml de leite (pode ser magro, vegetal, sem lactose - para a versão sem lactose,...)
[  1/4 de colher de chá de fermento
[  1 pitada de canela (opcional)

Preparação:
| Colocar todos os ingredientes - ovos, puré de batata-doce em pó, farinha de aveia, leite, fermento e canela - no copo de uma varinha mágica e triturar bem (em alternativa, podem colocar num processador/liquidificadora ou bater à mão).
| Colocar uma frigideira anti-aderente no fogão, a lume baixo, e deixar aquecer.
| Colocar cerca de uma colher de sopa da massa na frigideira.
| Assim que a parte de baixo estiver cozinhada, virar a panqueca com uma espátula. Deixar cozinhar do outro lado e retirar do lume.
| Repetir o procedimento até esgotar a massa.



Para além de simples, estas panquecas ficaram divinais. Têm um sabor delicioso a chocolate, e são muito fofinhas! Acho que a farinha de batata doce combina lindamente com a aveia de sabor: assim o sabor desta última não fica demasiado intenso, e juntas fazem com que a consistência seja perfeita. Experimentem ;)
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Informação Nutricional (por 1 panqueca)
Energia: 36kcal
Proteínas: 2.1g
Hidratos de Carbono: 3.7g 
-       Dos quais açúcares: 0.8g
Lípidos: 1.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.4g
Fibra:  0.5g
Sódio:  21mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca ou 1/12 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ofertas na EU Nutrition (Whey + Barras Proteicas)


Venho aqui partilhar mais uma oferta na EU Nutrition. Até amanhã o cupão euavela15 dá-vos, para além dos 15% de desconto do costume:

- 2 barras proteicas e 1 amostra de whey isolada para encomendas >30€;
- 4 barras proteicas e 2 amostras de whey isolada para encomendas >45€.

Aproveitem! Eu adoro estas barras, então agora neste tempo mais quente acho-as ótimas para snacks. Ficam muito fofas e molinhas por casa do calor, mas como não têm cobertura nem nada não derretem nem sujam tudo! :)

As amostras de whey são uma boa opção para quem tem receio de não gostar de um sabor - não é muito agradável comprar 1kg ou mais de whey e depois perceber que não se gosta ou que é enjoativo :P Assim sempre dá para experimentar. :)

domingo, 22 de abril de 2018

Nova Aveia Choco Creme de Avelãs + Passatempo


Na sexta-feira recebi o mais recente produto da EU Nutrition: aveia com sabor a chocolate e creme de avelãs, ou seja, Nutella :P

Como podem imaginar pelo nome do blog, é basicamente a minha aveia de sonho :D

Entretanto já fiz duas experiências com ela:

Bolinho de Microondas

Iogurte misturado com a aveia (+ avelãs e banana)
Estou mesmo fã - sabe a chocolate mas tem um sabor forte a avelãs também! Às vezes fico desiludida com os produtos deste género por saberem só a chocolate, mas nesta aveia sente-se bem o sabor das avelãs, o que é ótimo :)

Como sempre, podem comprar a aveia no site da EU Nutrition e o cupão EUAVELA15 dá-vos 15% de desconto.

Podem também habilitar-se a ganhar uma embalagem ao participar no passatempo que lancei em parceria com a marca, para celebrar a coincidência entre o sabor da aveia e o nome do blog! :P


Podem participar no Facebook e/ou no Instagram (vejam as regras nas respetivas participações) - se participarem em ambas as redes sociais têm o dobro das possibilidades de ganhar :)

sábado, 14 de abril de 2018

Semifrio de Café

Eu gosto muito de café. Não sou daquelas pessoas dependentes que precisam de beber um a cada par de horas para sobreviver, mas tomo um todas as manhãs. Bebo sempre sem açúcar - sei que muita gente tem dificuldade a habituar-se, mas eu nunca coloquei, por isso nunca cheguei a estranhar.
Já a minha avó odeia, mas está entre as pessoas algo dependentes, por isso vejo-a muitas vezes a engoli-lo de uma vez enquanto resmunga e diz que é 'azedo como rabo de gato'. No entanto, adora praticamente qualquer sobremesa que tenha café - vá-se lá perceber.
Lembro-me de que quando era pequena (= ainda não fazia bolos e portanto não monopolizava a confeção de bolos nas festas) se comprava muitas vezes um semifrio de café quando era ocasião de celebrar um aniversário, porque toda a gente gostava muito.
Entretanto deixou-se de comprar sobremesas para os aniversários (ver parêntesis acima acerca de monopolização de pastelaria), por isso ninguém comia semifrio de café há já imenso tempo. Um dia destes lembrei-me de que podia experimentar fazer em casa, visto que devia ser relativamente fácil e um throwback para a infância é sempre bem-vindo - especialmente quando vem sob a forma de um semifrio.
Então fiz um há pouco, para o meu aniversário, o que acabou por se revelar uma ótima ideia: foi tão simples de fazer quanto previsto, e toda a gente adorou. 
Fãs de café ou não, sugiro que experimentem e me digam se não é maravilhoso :)





Semifrio de Café
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  8 folhas de gelatina
[  300ml de café forte (frio)*
[  200g de biscoitos de champanhe
[  400ml de natas (frias)
[  1 lata de leite condensado
[  4 colheres de sopa de caramelo líquido
[  Praliné de avelã e amêndoa (a gosto, opcional)
[  Granulado de chocolate (a gosto, opcional)

Preparação:
| Demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 10 minutos.
| Entretanto, colocar 250ml do café num recipiente pequeno de fundo liso. Mergulhar nele cada um dos biscoitos de champanhe e dispô-los na base uma forma amovível, formando uma camada apenas.
| Espremer as folhas de gelatina de modo a retirar-lhes o máximo de água possível. Aquecer os restantes 50ml de café e juntar-lhes a gelatina, mexendo até que se dissolva (se necessário, podem aquecer um pouco a mistura).
| Bater as natas em chantilly; adicionar, batendo sempre, o leite condensado, o caramelo e a gelatina dissolvida no café.
| Colocar o creme resultante na forma, sobre os biscoitos demolhados.
| À parte, misturar o praliné de avelã e amêndoa com o granulado de chocolate e utilizar a mistura para decorar o semifrio (este passo é opcional; podem não colocar ou nada ou colocar coco ralado, raspas de chocolate, frutos secos,...).
| Levar ao frigorífico até que solidifique.

*Utilizei 3 pacotes individuais de café da Nescafé dissolvidos em 300ml de água quente.



As sobremesas com café tendem a ser menos enjoativas, e esta não é exceção. O café corta um pouco o doce, e como o semifrio é fresquinho torna-se muito agradável! A textura também é ótima, entre o fofo e o cremoso, parece uma nuvem :P
Eu fi-lo em Março, mas ainda é melhor opção para o Verão, quando tudo o que se quer é uma sobremesa fresca. 
Não mencionei acima, mas ficou realmente muito parecido àqueles de que eu me lembro, que compravam quando eu era pequena!

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Produtos #48 - Compotas Sem Açúcar Adicionado da Quinta de Jugais



Estes doces foram-me também enviados há alguns meses e ainda não tinha falado de forma mais completa sobre eles aqui no blog. Constituem a gama sem açúcar adicionado da Quinta de Jugais,  e estão disponíveis nos sabores abóbora com noz, maçã com beterraba, frutos vermelhos, pêssego e morango.

Penso que estão à venda nos supermercados o costume: eu vejo-os sempre no E. Leclerc, julgo que no Continente, Jumbo e etc. também deve haver. O preço de cada frasco costuma andar entre os 2,5 e 3€ (cada um tem 300g).

Não têm adoçante para substituir o açúcar, mas antes sumo de fruta concentrado (para além, claro, da própria fruta). Vou deixar um exemplo de um dos rótulos (o do de pêssego) abaixo, para quem estiver interessado - eu tinha tirado fotos a todos, mas usei o meu iPad antigo e a qualidade é tão má que quase não dá para ver :P Já só o de pêssego sobrevivia quando me lembrei de tirar fotos com o novo. De qualquer forma, os ingredientes e tabelas nutricionais acabam por ser bastante semelhantes. Se ainda assim quiserem consultar os outros, podem fazê-lo no site da marca.


Normalmente quando partilho fotos de doces deste género, adoçados com sumo de fruta concentrado, gera-se um debate quanto à diferença entre usar açúcar normal (refinado) e usar um concentrado de sumo de fruta. É verdade que, apesar de ser/parecer um pouco mais natural, o açúcar ainda está lá. Em geral estas compotas acabam por ter um pouco menos de açúcar do que as 'normais', mas a diferença também não é muito significativa.

Sinceramente, penso que a ingestão dos doces ser ou não 'saudável' é uma questão de contexto. Claro que se ingerirem 100g de um destes vão acabar por ingerir bastante açúcar, e é capaz de ser exagerado independentemente de este ser ou não proveniente da fruta - em contraste, talvez se comerem uma dose moderada de um doce com açúcar branco adicionado isso não vos torne menos saudáveis.

De qualquer forma, achei os doces muito bons, que é o que importa :P Agora vou partilhar convosco um pouco mais sobre o que achei acerca de cada um deles, e mostrar alguns bolos ou lanches em que utilizei cada um!

1º - Pêssego 


Eu sei que, tendo em conta as outras opções, pêssego parece ser um primeiro lugar ligeiramente aborrecido, mas gostei imenso deste doce! Sabe mesmo a pêssego, e é docinho sem ser enjoativo. Talvez seja o meu recém-descoberto amor por pêssegos e nectarinas a falar :P

Usei-o para rechear a torta de laranja saudável cuja receita já partilhei convosco, e resultou muito bem :)



2º - Abóbora e Noz


Doces de abóbora nunca falham, principalmente se tiverem nozes. Acho que quase toda a gente adora, eu incluída - costumam ser sempre os meus preferidos. Neste caso ficou em segundo lugar, mas só porque a concorrência era forte. ;)

Não tenho nenhuma foto com ele para mostrar, o que de certa forma se deve ao facto de ser delicioso.

(a isso e a ter gasto metade do frasco numa outra tentativa de torta cujo aspeto não ficou propriamente apresentável, mas principalmente a parte de ser delicioso :P)

3º - Maçã e Beterraba


Tinha uma mistura de expectativas estranha em relação a este - por um lado parecia-me ser um sabor adorável e diferente, por outro costumo odiar tudo o que tenha beterraba. Este receio mostrou-se infundado, porque não achei que a compota soubesse a beterraba, só mesmo a maçã! A textura e o sabor lembram aqueles potinhos de fruta para bebés :P

Ficou maravilhoso com iogurte!
4º - Frutos Vermelhos


Doce de frutos vermelhos é outro clássico que não costuma desiludir. Em particular, fica delicioso com manteiga de amendoim! Achei que tinha a textura perfeita para uma bela dupla pb & j :)

Marinheiras com manteiga de amendoim e o doce de frutos vermelhos, e uma fatia de queijada

Crepiocas recheadas com doce de frutos vermelhos (ou de morango, sinceramente já não sei bem qual usei aqui :P) e cobertas com manteiga de amendoim e canela
5º - Morango


Este sabor não era mau de todo, mas eu normalmente não sou a maior fã de coisas com sabor a morango (exceto morangos), por isso os outros acabaram por 'ganhar'. Dito isto, também é ótimo para comer com manteiga de amendoim (sinto que esta afirmação é válida para quase tudo :P).

Skyr com doce de morango & manteiga de amendoim
E pronto, é isto! Espero que tenham achado o post interessante :)

sábado, 7 de abril de 2018

Aveia de Maçã e Canela + Campanha na EU Nutrition

Mais uma vez, venho partilhar uma campanha de ofertas na EU Nutrition, que desta vez inclui um novo produto - aveia de maçã e canela :)


Deve ser ótima, já estou a imaginar umas panquecas ou bolinhos feitos com ela :P

A campanha é a seguinte:


Como sempre, para usufruir dela apenas precisam de aplicar o cupão euavela15 ao carrinho. Para além dos 15% de desconto habituais, recebem 1kg da nova aveia e 1 barra proteica de maçã se o valor da encomenda superar os 35€!

Como sempre, o valor considerado é aquele que fica depois de ser aplicado o desconto. A campanha termina amanhã, por isso se quiserem aproveitar não percam tempo :)

terça-feira, 3 de abril de 2018

Bolo de Chocolate com Courgette no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Já fiz vários bolos com vegetais com sucesso - por exemplo, o bolo de chocolate com courgette e o bolo de abóbora -, mas continuo a ter algum receio de cada vez que faço um utilizando uma nova receita, por achar que o sabor vai ficar estranho. Talvez seja por isso que nunca me aventurei a fazer caulioats ou zoats (papas de aveia com couve-flor e com courgette respetivamente): chamem-me antiquada, mas prefiro as minhas papas de aveia sem vegetais.
Assim sendo, não é de estranhar que a minha reação quando vi vários bolinhos de microondas com courgette na conta de Instagram da Inês (sigam-na se ainda não o fizeram!) não tenha sido ir para a cozinha a correr experimentar. Para além de ter courgette, tinham uma quantidade surpreendente de courgette - quase 100g por um bolinho individual.
Mas depois continuei a ver os bolinhos, cada um com melhor aspeto do que o outro, e decidi experimentar (para não morrer burra, como diz a minha avó :P). E mais uma vez, os meus receios mostraram-se infundados: não só o bolo não sabia a courgette como ficou com uma textura e sabor maravilhosos.
Se têm o mesmo 'medo' que eu experimentem - prometo que não se vão arrepender :)




Bolo de Chocolate com Courgette no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado da conta de instagram @ines_fitandfash

Ingredientes:
[  1 ovo
[  25g de aveia com claras com sabor a EU Cookies (podem comprar na EU Nutrition com 15% de desconto se usarem o cupão euavela15. Podem usar outros sabores de aveia, inclusivamente da versão 'normal', sem claras)
[  100g de courgette descascada

Preparação:
| Num processador/liquidificadora ou utilizando uma varinha mágica, triturar todos os ingredientes (ovo, aveia e courgette).
| Colocar o preparado num recipiente apropriado e colocá-lo no microondas a potência máxima durante cerca de 2 minutos (é melhor ir vendo se está cozinhado, visto que a potência máxima varia de microondas para microondas).


Como disse, o bolo surpreendeu - ficou com uma textura mesmo boa, entre o bolo e a queijada, e um sabor ótimo a chocolate. Escusado será dizer que com manteiga de amendoim por cima ficou simplesmente perfeito!
Além disso é mesmo simples de preparar, por isso é perfeito para um lanche diferente quando não há muito tempo :)
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Informação Nutricional (pelo bolinho inteiro)
Energia: 168kcal
Proteínas: 14.3g
Hidratos de Carbono: 14.3g 
-       Dos quais açúcares: 2.5g
Lípidos: 6.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.8g
Fibra:  3.6g
Sódio:  165mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolinho individual ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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