sexta-feira, 30 de março de 2018

Produtos #47 - Skyr da San Tonelli

Há uns meses a San Tonelli enviou-me algumas embalagens de quark e skyr para experimentar. Entretanto já provei todos os sabores, e portanto venho como sempre partilhar a minha opinião com vocês (bem como algumas informações sobre os produtos)! Hoje vou falar sobre o skyr, brevemente faço um post sobre o quark também :)


Podem comprar o skyr da San Tonelli no Continente, no Jumbo, no El Corte Inglés e no E. Leclerc. Cada embalagem individual (130g) costuma custar 0,89€. Acho que cheguei a ver umas embalagens maiores, mas não tenho visto e também não sei o preço!

Quanto aos ingredientes e à informação nutricional, vou deixar fotografias abaixo. Nenhuma das versões tem açúcar, são todas adoçadas com sucralose.

Em termos de sabor e textura são bastante diferentes dos restantes skyr: não são tão espessos (nesse aspeto assemelham-se a um iogurte 'normal') e não têm calda, são homogéneos. Se não gostam dos skyr do costume por serem demasiado densos (acho que é relativamente comum) ou mesmo por não serem fãs de iogurtes com calda, é boa ideia dar uma oportunidade a estes! 

O natural também tem a particularidade de ser adoçado. De resto, são muito cremosos e ligeiramente ácidos :)

Agora como sempre vou partilhar mais informação sobre cada um dos sabores (incluindo os rótulos), por ordem de preferência!

1º - Aveia



Por alguma razão, esqueci-me de tirar uma fotografia à tabela nutricional deste, mas podem vê-la por exemplo aqui

Este é o meu preferido dos três, porque acho que a textura da aveia pelo meio do iogurte fica muito agradável!


2º - Frutos Vermelhos




Numa pequena nota, acho um bocado estranha a tabela nutricional destes iogurtes. Parecem ter uma quantidade desproporcional de proteína, e os macronutrientes parecem não bater certo com as calorias - no caso acima, por exemplo, 9g de HC e 14g de proteína deveriam corresponder a 92kcal :P Não sei se me está a escapar alguma coisa, ou se houve algum erro na impressão.

Mas continuando, também achei este agradável. Não tem um sabor muito acentuado a frutos vermelhos (mas tem pedacinhos), nem é demasiado doce! É bastante leve e cremoso, e algo ácido, como já mencionei acima. 


3º - Natural




E por último, os naturais. Normalmente são os que ficam em primeiro nos meus rankings, porque gosto do sabor ligeiramente azedo e porque regra geral têm uma lista de ingredientes melhor, mas estes como são adoçados isso não se aplica. São bons, mas face aos outros dois sabores este acaba por sair prejudicado :P


Com xarope de morango da EU Nutrition
O iogurte é doce, não é necessário juntar mais nada para adoçar, mas eu tinha recebido há pouco os novos xaropes da EU Nutrition e quis logo experimentar nalguma coisa, por isso o iogurte serviu de cobaia :P

Pronto, são estes os sabores de skyr desta marca. Espero que tenham gostado do post! Sintam-se livres para partilhar a vossa opinião :)

quarta-feira, 28 de março de 2018

Ofertas na EU Nutrition - Panquecas Proteicas, Aveia de Bolacha Maria e Molho Barbecue



Vim só partilhar rapidamente mais uma campanha de ofertas na EU Nutrition :)

Como sempre, para usufruir dela apenas precisam de fazer uma encomenda no site e usar o cupão euavela15, que vos dá 15% de desconto em qualquer compra. As ofertas são, como sugere a imagem:

- 1kg de aveia de bolacha maria e 1 molho barbecue, para encomendas acima de 35€;
- 1 preparado para panquecas proteicas de batatado doce, 1kg de aveia de bolacha maria e 1 molho barbecue, para encomendas acima de 50€.

As condições da campanha estão na imagem acima.



Aproveito para mencionar que foram lançados recentemente pela marca novos sabores de whey isolada: chocolate e avelãs, gelado de baunilha e chocolate e coco. Se estiverem interessados aproveitem a campanha para encomendar! Esta whey isolada também dá direito aofertas até ao fim do mês, se quiserem mais informações espreitem o site :)

terça-feira, 27 de março de 2018

Receitas Testadas da Semana #44 a #49



Bem, desta vez juntei apenas 6 semanas neste post, já é qualquer coisa. Nesta 'edição' da rubrica, parece que as panquecas e as queijadas estão ao rubro! Mas temos também bolos, bolachas, madalenas, coquinhos e todos os doces que se possa imaginar :D São todos saudáveis, exceto a tarte de flan (que é sempre uma exceção deliciosa).
Há ainda - vejam só - uma receita salgada, as tortilhas de batata doce, que ficam meio sozinhas no meio de tanto bolo. Ainda assim, mantêm-se fortes e com um excelente aspeto!
Aqui vão as receitas, bem como as fotos e apreciações correspondentes:


















Crepiocas (outra versão aqui)






Panquecas de Coco: vejam a receita aqui, no blog da Inês! (A original é esta)






Queijada (versão com quark aqui, versão com whey aqui)








Espero que tenham gostado! Boa semana ;)

sábado, 24 de março de 2018

Broa de Centeio (Saudável, Sem Lactose)

A diversidade de pão em Portugal é imensa, como imagino que já tenham reparado. Pessoalmente, acho particularmente engraçada a predominância de pãezinhos individuais que não se vêem com frequência noutros países. Por cá encontra-se muito o 'bijou' (recuso-me a chamar-lhe carcaça, lamento :P), bem como outros tipos de pão pequenos, por isso achei muito estranho quando fui a um supermercado em Espanha só haver baguetes - uma variedade surpreendente de baguetes, mas independentemente disso só baguetes. 
Nos Estados Unidos, por exemplo, a diferença é ainda maior: predomina o pão em loaves, e com adição de açúcar e gordura ao ponto de parecer mais bolo do que pão (imagino o que custa aos emigrantes europeus que lá estão :P).
Outro tipo de pão predominante por cá é a broa. Pode haver quem não goste, mas há muita gente que adora - e é raro ver uma padaria que não tenha. 
Depois de várias experiências bem-sucedidas a fazer pão 'normal', decidi aventurar-me a fazer broa. Foi até bem simples de fazer e ficou ótima: é provavelmente uma das melhores que já provei. Mas façam e experimentem por vocês - mesmo se fazem parte do grupo de pessoas que não gostam, algo me diz que mudarão de ideias ao comer uma fatia de broa caseira acabada de sair do forno :)




Broa de Centeio (Saudável, Sem Lactose)
Adaptada daqui
Para 2 broas pequenas

Ingredientes:
[ 350ml (100ml + 250ml) de água
[ 4g de fermento de padeiro seco
[ 1 colher de chá de açúcar
[ 500g de farinha integral de centeio
[ 100g de farinha de trigo
[ 1 colher de sopa de azeite
[ 2 colheres de chá de sal

Preparação:
| Aquecer 100ml de água até que fique quente ao toque, mas sem queimar. Polvilhar sobre ela o fermento e o açúcar. Deixar atuar durante 10 minutos.
| À parte, juntar num recipiente grande as farinhas, o azeite e o sal. Adicionar a mistura do fermento. Por fim, acrescentar os restantes 250ml de água (fria).
| Envolver com uma colher até que forme uma massa coesa. Transferir para uma bancada e amassar durante cerca de 10 minutos. Findo esse tempo, colocar num recipiente limpo, cobrir com um pano e deixar levedar durante 2 horas.
| Formar 2 broas a partir da massa. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha de milho; polvilhar as próprias broas com a mesma farinha, e deixar levedar no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado durante 30 minutos.
| Retirar do forno e colocar na base deste um tabuleiro fundo com água quente (o vapor de água faz com que as broas fiquem com uma crosta crocante). Aumentar a temperatura para 220 graus. 
| Após 10 minutos, colocar o tabuleiro com as broas no forno (tenham cuidado ao abrir a porta, para não se queimarem com o vapor!). Deixar cozer durante aproximadamente 30 minutos.



Como disse, esta broa não desiludiu. Ficou densa e ligeramente húmida, como uma broa deliciosa que se preze :D E depois é sempre positivo ter uma receita de broa caseira: adorando a totalidade da população portuguesa este pão, é um sucesso garantido com toda a gente. #estatísticas
Tem uma percentagem bastante elevada de farinha de centeio, o que também é bom. Acho que nunca se conseguiria fazer um pão tão 'integral' como este que fosse igualmente agradável - acreditem em mim, eu já tentei.
Enfim, experimentem por vocês ;)
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Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 178kcal
Proteínas: 6.8g
Hidratos de Carbono: 35.5g 
-       Dos quais açúcares: 0.8g
Lípidos: 2.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.3g
Fibra:  9.7g
Sódio:  388mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia, 1/12 da receita ou 1/6 de uma das broas pequenas). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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quinta-feira, 22 de março de 2018

Ofertas na EU Nutrition - Pepitas de Cacau, Manteiga de Amendoim e Panquecas de Batata-doce e Cacau


Passo por aqui só para partilhar mais uma campanha na EU Nutrition, que estará em vigor de amanhã até Domingo e durante a qual podem receber ofertas :)


Para resumir, além dos 15% de desconto, obtêm ao usar o cupão habitual (euavela15):

-Para encomendas >35€: 1 embalagem de pepitas de cacau biológicas;
-Para encomendas >50€: 1kg de manteiga de amendoim & preparado para panqueca proteica de batata-doce e cacau, o mais recente produto da marca :)

Como sempre, os valores mínimos mencionados são os valores já após o desconto ser aplicado.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Bolacha Húmida de Amendoim Proteica (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)


Bolachas são sempre relativamente fáceis de fazer, mas como já mencionei antes costumo ter um problema com elas: acabo por subestimar o quanto se espalham quando estão no tabuleiro, e por isso muitas vezes ficam coladas.
Acho que podem imaginar a relação que isto tem com as bolachas que partilho hoje: no caso, coloquei a massa em tacinhas (que fãs da Carte D'Or reconhecerão), o que eliminou por completo o problema - pelo menos no caso de a massa não transbordar, mas esta é de qualquer modo uma coisa que me acontece mais com papas de aveia do que propriamente com bolos/bolachas (ultimamente nem tanto, mas também já limpei microondas com aveia suficientes para a vida inteira).
Para ser sincera, nem sequer sei se posso chamar a estes doces bolachas: a massa não é muito sólida e a textura é mais de bolo do que de outra coisa. Além disso, são mesmo muito húmidas, caraterística não propriamente clássica em bolachas.
Mas são deliciosas, viciantes e não passíveis de se espalharem - por isso se não são bolachas acho que podemos encará-las uma versão melhorada destas.
De qualquer modo, acho que quando provarem não vão querer saber do nome para nada. :)







Bolacha Húmida de Amendoim Proteica (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)
Para 2 bolachas

Ingredientes:
[  1 barra proteica de amendoim (é da EU Nutrition, pelo que podem comprar com 15% de desconto se usarem o cupão euavela15)
[  1 colher de sopa de óleo de coco derretido
[  1 ovo
[ 1 scoop de whey (usei whey isolada de bolacha maria; é da EU Nutrition, também, pelo que o podem igualmente comprar com desconto)
[  1 colher de sopa de farinha de aveia
[  1 colher de sopa de aveia em flocos
[  1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
[  1 pitada de sal
[  Pepitas de chocolate negro (a gosto, opcional)

Preparação:
| Num processador ou liquidificadora, triturar a barra durante uns segundos para ficar em pedaços pequenos.
| Juntar o óleo de coco, o ovo e a whey e triturar novamente até a mistura ficar homogénea.
| Adicionar a farinha de aveia, a aveia em flocos, o bicarbonato de sódio, o sal e as pepitas de chocolate e misturar até estar tudo envolvido (sem triturar).
| Dividir a massa por duas formas pequenas e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 6 minutos (para ficarem mal cozidas - eu acho que resulta muito bem assim, mas se preferirem podem deixá-las mais uns minutos, de forma a cozinharem completamente).
| Servir as bolachas ainda mornas.



A consistência destas 'bolachas' lembrou-me de pão de ló de Ovar: são mais fofas por cima, e húmidas no interior.  Tendo em conta isto e os ingredientes envolvidos (sabor a amendoim da barra & sabor a bolacha maria da whey), acho que conseguem entender o quão deliciosas ficaram! E é uma receita super simples, com poucos ingredientes e um perfil nutricional interessante. Mas experimentem vocês e contem-me o que acham ;)
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Informação Nutricional (por uma bolacha)
Energia: 238kcal
Proteínas: 24.4g
Hidratos de Carbono: 9.4g 
-       Dos quais açúcares: 1.1g
Lípidos: 10.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 5.0g
Fibra:  8.4g
Sódio:  203mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolacha ou metade da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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