quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Bolo de Cenoura Saudável (Vídeo)

Ontem publiquei um novo vídeo no blog, com a receita do bolo de cenoura saudável - vão lá espreitar :D

Como podem ter reparado, já há dois meses que não publicava no canal. Os vídeos dão algum trabalho e parece-me que não despertam muito interesse - pelo menos não tanto quanto as receitas novas aqui no blog. Tendo em conta tudo isto e a minha preguiça, provavelmente não irão aparecer muitos novos nos próximos tempos - aproveitem este :P


Aproveito para deixar as fotos das primeiras participações no desafio de Natal:
Crinkles do Diário da Inês

Bacalhau com broa e espinafres da Casinha das Bolachas

Rabanadas da Petiscana
Visitem os blogs para conhecerem as receitas! :)

sábado, 25 de novembro de 2017

Produtos #42 - Skyr Adágio


Hoje o post é sobre mais uma marca de Skyr, desta vez a Adágio. Já provei todas as variedades disponíveis (a natural e duas de sabores) e decidi deixar aqui a minha opinião, bem como os rótulos, para quem estiver interessado :)

Podem comprar os iogurtes nas superfícies comerciais do costume (Continente, Jumbo, E. Leclerc,...), e o preço ronda os 1,99€ por pacote (sendo que cada pacote tem dois iogurtes). 

Como de costume, os naturais não são adoçados, mas os de sabores têm açúcar - deixo fotos de todas as tabelas nutricionais e listas de ingredientes abaixo, se quiserem ver com mais detalhe. Os sabores estão ordenados por ordem de preferência (minha, só para deixar claro) :P

1º - Natural





Achei a textura do natural bastante diferente da dos 'skyrs' naturais que já provei até agora - é muito cremosa e não é tão espessa nem 'enrola na boca' como no caso dos do Lidl (sei que há quem não goste disso). 
O sabor também é algo diferente, mais leve e menos ácido. Sinceramente prefiro skyr como o do Lidl, mais denso e com um sabor mais forte, mas mesmo assim até gostei deste!


2º - Quinoa, Avelã e Sementes





As versões de sabor também têm algumas particularidades, em especial o facto de a calda não ser só de fruta e não ser líquida - é consistente e tem bastante mais textura do que é costume. Este aspeto meteu-me alguma impressão (tanto neste sabor como no outro): a calda não liga bem com o iogurte e fica um bocado 'papa', não fiquei muito fã :P
O sabor não é mau, até é agradável, e eu gosto bastante dos frutos secos que fazem parte do iogurte, mas a textura da calda ofusca um bocado o resto.


3º - Romã, Goji e Aveia




Sim, o meu frigorífico é um campo de minas
Em termos de textura o comentário é o mesmo. De resto é um pouco mais doce, por a calda ser de fruta - e também gostei do sabor, mesmo não sendo fã de goji (não achei que soubesse às bagas).
Mesmo assim, o resultado geral não me agradou muito, novamente por causa da calda.


Resumo: os de sabores estão entre os skyr de que menos gostei (mas não são os piores, o último lugar está reservado para os do Continente :P), mas achei o natural bastante bom.
E vocês? Provaram? Se sim, gostaram ou nem por isso? :)

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

A Preparar o Natal


À semelhança do ano passado, a Ana do blog Casinha das Bolachas (este ano com a ajuda da Cláudia do O Prazer da Cozinha) criou um desafio de Natal, que contará com a participação de vários blogs - incluindo, adivinhem, o meu :P 

Acho que o nome da própria rubrica é bastante auto-explicativo: contará com várias sugestões e dicas natalícias, o que nesta altura do ano dá sempre jeito. Para mais detalhes espreitem o blog da Ana :)

E é isto - depois vou partilhando as sugestões aqui no blog e pelas redes sociais, fiquem atentos!

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Panquecas de Coco (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Quando há uns anos estava numa demanda pelos muffins perfeitos, com um domed top como deve ser, uma das dicas que encontrava mais frequentemente era a de que a massa deveria ter bastante farinha, porque se fosse demasiado líquida os bolos não iam crescer tanto. Tentei ainda algumas vezes aumentar ligeiramente a quantidade de farinha das receitas, mas não fiquei muito fã do resultado - os queques ficavam mais densos e menos fofos em consequência deste aumento.
A mesma dica é normalmente dada em tutoriais para fazer panquecas perfeitas (aliás, panquecas e muffins costumam ter procedimentos muito semelhantes). De forma a obter panquecas ao estilo americano, altas e fofas, é claro que a massa não pode ser muito líquida - quanto mais líquida for a massa mais baixinhas serão as panquecas.
Eu até costumo fazer as panquecas mais finas, até porque, assim como nos muffins, uma massa com mais farinha normalmente resulta em panquecas menos fofas. As que vos deixo hoje combinam o melhor dos dois mundos: como podem ver pelas fotos ficaram bastante gordinhas, mas ao mesmo tempo estavam fofas e leves (vão ter de acreditar em mim - ou fazer as panquecas, que é capaz de ser uma tarefa mais agradável do que acreditar em mim :P). E levaram apenas 20g de farinha, contrariando todas as leis universais.
Dito de outra forma, foi com estas panquecas que percebi todo o fascínio que existe em volta de panquecas feitas com farinha de coco. Esta farinha tem imensa fibra, e por isso absorve uma quantidade incrível de líquido, o que faz com que a massa não fique demasiado pesada (porque tem pouca farinha) mas tenha uma textura espessa na mesma (porque a farinha que tem parece uma esponja).
Se têm os mesmos dramas culinários que eu estas panquecas são a solução para todos os vossos problemas. ;)





Panquecas de Coco (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui
Para 8 panquecas

Ingredientes:
[  3 ovos
[  1 colher de sopa de óleo de coco
[  120ml de leite (pode ser vegetal ou sem lactose para a versão sem lactose)*
[  1 colher de chá de mel
[  20g de farinha de coco (usei a do site Faz Bem - à Tua Vida - podem ter 15% de desconto em todo o site ao usar o cupão EUAVELA15)
[  1/4 de colher chá fermento
[  1 pitada de sal

Ingredientes:
| Colocar num recipiente os ovos, o óleo de coco derretido, o leite e o mel e bater bem.
| Juntar a farinha, o fermento e sal e misturar até o preparado estar homogéneo.
| Numa frigideira antiaderente pré-aquecida a lume baixo, colocar pequenas porções da massa (cerca de uma colher de sopa por panqueca).
| Virar as panquecas quando estas estiverem cozinhadas por baixo (ou seja, quando as bordas começarem a apresentar um aspeto sólido e conseguirem descolar as panquecas da frigideira e virá-las sem as desfazer).
| Repetir o procedimento até terminar a massa.

*Comecem por pôr menos, uns 50ml, e adicionem no fim um pouco mais até a massa ter consistência de massa de panquecas. Eu usei 120ml, mas depende por exemplo do tamanho dos ovos e da farinha utilizada, e ainda de como preferem as panquecas - se gostam delas mais finas usem mais, se gostam delas mais altas usem menos.



As panquecas ficaram extraordinariamente fofas, como acho que as fotos deixam transparecer. Apesar de o único adoçante ser uma colher de chá de mel, achei-as suficientemente doces. Acompanhei com chips de coco e um fio de mel, mas com chocolate negro devem ficar ainda mais deliciosas!
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Informação Nutricional (por uma panqueca)
Energia: 57kcal
Proteínas: 2.9g
Hidratos de Carbono: 3.4g 
-       Dos quais açúcares: 1.6g
Lípidos: 3.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.2g
Fibra:  1.1g
Sódio: 51mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Papas de Aveia (com Aveia Proteica) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Visto que muita gente me tem perguntado como preparo papas com as novas farinhas de aveia da EU Nutrition (com claras) decidi fazer um post rápido com a receita - espero que gostem! Se quiserem adquirir a aveia podem ter 15% de desconto na compra e ainda receber ofertas, vejam os pormenores da campanha no fim do post :)



Papas de Aveia (com Aveia Proteica) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  40g de farinha de aveia com claras (o meu sabor favorito é o de bolacha maria, mas oreo também é maravilhoso; podem comprar aqui com 15% de desconto ao usar o cupão euavela15)
[  100ml de leite (pode ser vegetal)*
[  200 a 300ml de água (depende do gosto - com 200ml ficam mais espessas e mais doces, com 300ml ficam mais leve. As papas das fotos foram feitas com 300ml.)*

Preparação:
| Colocara a aveia num tacho pequeno. Juntar parte do leite e mexer até a farinha estar bem dissolvida. Aos poucos, adicionar o restante leite e a água, misturando.
| Levar a mistura ao fogão, em lume baixo.
| Deixar engrossar, mexendo sempre até obter a textura desejada.

*Claro que podem usar mais leite e menos água ou vice-versa; eu prefiro esta proporção, mas desde que usem 300 a 400ml de líquido no total resultará bem.



Como sabem, eu sempre gostei de adicionar claras às papas de aveia, por isso estas novas aveias da EU Nutrition são basicamente o meu ideal de perfeição para papas. A textura fica um bocadinho diferente de quando uso aveia com sabor normal + claras líquidas (não sei explicar :P) mas é muito boa também! O sabor já achei muito parecido ao das aveias normais (dos mesmos sabores).
Aproveito para mencionar que até segunda-feira podem (em adição aos 15% de desconto) receber algumas ofertas ao fazer encomendas na EU Nutrition. Como sempre, é só usar o meu cupão, euavela15. Vejam quais são as ofertas nas imagens abaixo :)

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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 174kcal
Proteínas: 15.4g
Hidratos de Carbono: 22.6g 
-       Dos quais açúcares: 5.4g
Lípidos: 2.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.5g
Fibra:  3.6g
Sódio: 430mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou a totalidade da receita). O leite considerado foi leite de vaca magro. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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