Avançar para o conteúdo principal

Produtos #21 - Iogurtes Skyr (do Lidl)

O Lidl é de longe o supermercado com mais 'produtos da moda'. O quark, a aveia, o iogurte grego, os cremes e os croissants, por exemplo, são produtos-celebridade: há pouca gente que os não conheça, e a frequência com que se fala deles é surpreendente para uns meros produtos de supermercado.

A novidade mais recente são os Skyr, uns iogurtes* que são o que o que os Danios não conseguiram ser: ricos em proteína e baixos em hidratos de carbono e açúcar (esta parte é importante - toma nota, Danone) e ainda em gordura. De qualquer modo isto não é propriamente uma competição, porque os potenciais concorrentes desapareceram de repente dos supermercados e nunca mais os vi (alguém sabe o que lhes aconteceu?).

Vêm em embalagens individuais de 150g (bem grandinhos, portanto) e custam 0,69€, com exceção do natural, que custa 0,59€. Não são propriamente baratos - embora o teor em proteína justifique em parte o preço, o quark, por exemplo, também tem um bom perfil e é consideravelmente mais barato.

* Definição liberal, há quem diga que é mais queijo (como quark/fromage frais). Mas para todos os efeitos é como iogurte, podendo ser consumido como tal e tendo ainda outros usos interessantes (aposto que pensaram que o link ia conduzir a uma receita :P).

Esqueci-me de mencionar que as embalagens são mesmo giras, mas vamos sempre a tempo
Já que o iogurte grego está tão associado a um país (e qualquer um que tenha iogurtes tão bons merece reconhecimento) - sabem qual é o de origem deste alimento?

Islândia. É a Islândia :P
Existem em 5 versões: uma natural (minha preferida, mas lá chegaremos) e quatro com sabor a fruta (morango, mirtilo, pêssego e maracujá e framboesa).

Agora empilhados, porque uma foto de iogurtes empilhados melhora qualquer post
Todos os de sabor têm uma espécie de calda no fundo. Digo isto porque na embalagem não diz nada e assim já sabem ao que vão - lamento se estraguei a surpresa. ;)

No geral, têm uma textura muito cremosa e densa. O natural não é adoçado de todo, e mesmo os restantes, que têm adoçante, não são exageradamente doces. A parte do iogurte destes é semelhante à do normal, embora tenha o toque doce da fruta (não sei se é só por estar junto da calda ou se é um pouco diferente). Isto acaba por ser bom porque o sabor não se torna demasiado enjoativo e a calda contrasta mais com o resto - eu pelo menos gostei bastante do resultado, mesmo não sendo fã de iogurtes não-naturais no geral.

Abaixo vou deixar a lista de ingredientes e informação nutricional de cada um dos sabores. Os perfis são todos muito bons, mas podem vê-los por vocês abaixo. Apenas tenho a referir que os adoçantes  (e outros aditivos) incluídos nas versões com fruta não são os melhores, e embora não seja uma das pessoas que acham que os adoçantes são o maior mal de todo o sempre prefiro e recomendo evitar um consumo regular.

Porque o post já está a ficar demasiado cansativo pesado longo (haha, esperem até ao fim do exagero de fotos que ainda tem)...

...Bónus ainda não mencionado: uma casinha adorável na embalagem
Ia dizer que parece uma lua cheia, mas tem uma superfície bem lisinha :P
A calda, a espreitar e chamar uma pessoa com o seu canto de sereia :P

Agora a emergir por completo e a pavonear-se em todo o seu esplendor ;)
Espero ter-me redimido. ;)

Como sei que vocês deliram com os meus rankings, vou deixar os iogurtes por ordem de preferência - não sem antes referir que não tenho nenhuma parceria com o Lidl, porque fui reler o texto e soa bastante bajulador.

1º - Natural

Gosto especialmente da sugestão de apresentação, que é... Uma casa? :P

Ingredientes ótimos

Cada pote tem uns surpreendentes 17.7g de proteína!
Esta é a minha versão preferida por vários motivos. Costumo ser fã de iogurtes naturais no geral, porque gosto do sabor ácido/amargo deles e porque são bem mais saudáveis. Embora a informação nutricional dos iogurtes adoçados neste caso não seja assim tão diferente, basta comparar as listas de ingredientes para perceber que o natural ganha facilmente a qualquer outro.

Se não são fãs do sabor dos iogurtes naturais, podem optar por adoçá-los de forma caseira, evitando assim o consumo dos outros, que têm mais ingredientes desnecessários. Basta juntar fruta em puré ou pedaços, um pouco de mel, doce ou maple syrup ou aveia com sabor/whey (tendo em conta, claro, que estes contêm adoçantes também) para tornar o iogurte mais ao vosso gosto.

St. Dalfour parece-me uma boa escolha - desde que não seja o de laranja amarga, porque o de laranja amarga é h-o-r-r-í-v-e-l

É quase como se tivesse uma calda :P

As nuvens só podem ter esta consistência :D
O Skyr natural chegou numa boa altura, porque adoro potinhos deste género e o Danio natural, como todos os seus amigos Danios, desapareceu de vista e nunca mais o comprei (a sério, se alguém quiser explicar agradeço, não estou nada a par desta nova novela dos lacticínios).

2º - Mirtilo

Cor adorável na embalagem
Ingredientes menos ótimos

Informação nutricional já bem melhor
(Não têm direito a fotos do interior, porque usei as deste no início :P)
Este é um segundo lugar um pouco distante, porque já sei que os que vou consumir mais são de longe os primeiros. No entanto, o de mirtilo consegue ser muito agradável - o sabor da calda é forte (noutros sabores consegue ser um bocado underwhelming) e até bem próximo a mirtilo. 

3º - Pêssego e Maracujá




Parece um bocadinho um pote de farófias com ovos moles, se fecharem um dos olhos e semicerrarem o outro
Este tem um sabor menos forte que o de mirtilo, mas não é por isso que a calda deixa de ter um sabor agradável. Acho os iogurtes de pêssego no geral menos enjoativos, e este não é exceção (nem podia ser, porque tem o bónus de ter maracujá e maracujá é delicioso). É também uma lufada de ar fresco num mundo de 'Skyrs' de frutos vermelhos :P

4º - Framboesa





Estava à espera de um sabor mais acentuado a framboesa, por isso este desiludiu-me um bocadinho. Ainda assim, e embora a calda deixe um pouco a desejar, um iogurte de framboesa é um iogurte de framboesa - não tem como ser mau ;)

5º - Morango





Não odiei o de morango, mas os rankings tem destas coisas - quando todos os produtos avaliados são bons o que está em último fica a parecer pior do que é. Assim como o de framboesa, pareceu-me um bocado pobre no sabor a fruta - a calda tem uma cor e sabor menos intensos (ia escrever deslavados, mas soa exageradamente pejorativo para o caso) do que a dos restantes sabores. Mesmo assim não é desagradável, especialmente se gostarem de iogurtes de morango.

E pronto, esta é a minha opinião. Infelizmente termina aqui, porque cá ainda não há o de baunilha como noutros países (nem a versão dos potes com 350g - esperemos que ambos cheguem em breve). Como é óbvio, é um ranking muito pessoal e é inútil para vocês é de esperar que o vosso seja diferente. Se quiserem partilhá-lo comigo deixem um comentário! :)

Comentários

  1. Ainda não conhecia o produto mas a casinha no lacre já tem o meu amor =) Também gosto imenso do sabor ácido dos iogurtes naturais. Agora, tenho de experimentar para saber se a minha intolerãncia à lactose aceita estes iogurtes, aceita apenas alguns.

    Quanto à manteiga de amêndoas, tem um toque de coco que favorece o sabor.

    ResponderEliminar
  2. Aqui é que não chegam coisinhas dessas! No que toca aos produtos da moda estamos a evoluir muito devagarinho! Mas também já estivemos piores! De qualquer modo, não se pode ter tudo! Pelo menos é o que tento pensar quando não encontro alguma coisa diferente que preciso! O Lidl devia mudar-se para cá! Eu gosto muito de iogurte, mas sou como tu, prefiro os naturais. Acho que os outros têm sempre um sabor muito artificial! Por isso quando quero iogurtes com sabores faço em casa. Mas até gostava de experimentar esses! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ah ah ah, adoro quando adornas as tuas fotos e as legendas também são um máximo! :p Por acaso não sou muito dada a iogurtes e os naturais só se lhes adicionar muita coisa para disfarçar o sabor. Como com granola e agora com a aveia que sabe a bolacha maria! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Que engraçado, adorei a tua opinião =)

    Mas acho que nunca vi isso à venda aqui ao pé de casa.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Os potinhos são bem bonitos e adorei a ideia das cores corresponderem aos sabores. Infelizmente cá, não temos o Lidl.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Só coisinhas boas que mostras aqui!!! :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  7. Avelã é fantástica a descrição. Como te disse, tenho de experimentar, parecem-me bastante bons.
    Obrigada.
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  8. Adoro iogurtes.
    Não conhecia. Belo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/pato-assado-com-citrinos.html

    ResponderEliminar
  9. Na proxima vez que for ao Lidl vou ver ser tem, devem ser tão bons!!!

    ResponderEliminar
  10. Hummm, seu eu morasse perto ia querer todos! kkkk
    Bjssss amiga e um 2017 maravilhoso p/vcs é o que desejo

    ResponderEliminar
  11. Pois! P'ra já o Lidl deveria pagar-te - forretas!
    Depois, obrigadíssima! Gostei mesmo da informação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. mais uma vez fico chateada por não haver um lidl aqui por estas bandas... mas porque que eles não querem investir nas ilhas?? :(
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. fiquei bem curiosa com eles ;)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adorei ler o post! E eu que até sou fã do Lidl e não conheço estes iogurtes. tenho que ir investigar amanhã!Nem que seja só pelo post ou para confirmar os rankings!!!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Nunca vi estes iogurtes por lá. A procurar com atenção!

    ResponderEliminar
  16. Hoje de manhã fui ao Lidl, aqui na Figueira da Foz, mas não tinham. Será que não se vendem em todos os Lidl?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é um produto talvez ainda estejam a distribuir pelas lojas, mas penso que vai haver em todas (ou quase todas!). É possível também que tenham acabado, têm sido um sucesso enorme e já muita gente me disse que estavam esgotados em várias lojas :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  17. Bom dia, Avelã!
    Abençoado 2017!

    A consistência e cremosidade parecem perfeitas e assim como você, gosto dos naturais, pois sempre podemos acrescentar ou não outras coisinhas como granola, aveia, frutas...
    O mirtilo é adorável e com certeza, seria uma das minhas opções também! Amo essa frutinha!

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
  18. Eu também adoro o lidl e ajuda muito ter um na minha rua.
    Estes ainda não provei, mas na minha próxima ida lá vou trazer um para experimentar.

    ResponderEliminar
  19. É por essas razões que adoro o Lidl,....adorei esses iogurtes e fiquei curiosa com o sabor!
    Feliz dia dos Reis,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  20. Confesso que fiquei cheia de vontade de experimentar. No fim de semana vou comprar =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Avelã, vou escrever este comentário a correr porque vou a correr para o lidl. Pena estar fechado.
    Obrigado por me dares a conhecer estas maravilhas. Como assim 17,7 de proteína. É desta que fico saudável. Acredita em mim!
    Beijinho
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  22. Adoro o natural, com umas sementes de abobora delicio-me ;)
    Beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Olá Avelã e Feliz 2017!!! Quando li este post, adicionei logo estes iogurtes à minha lista de compras. Por acaso, hoje fui ao Lidl e estava na expectativa, visto que muitas pessoas aqui disseram que não tinham encontrado este produto. E eis que lá estava, com o rótulo de "Novidade" e tudo! Comprei um de cada (tinha exactamente os mesmos sabores que falaste). Hoje provei o de framboesa e posso dizer que gostei imenso, foi uma boa sugestão, como sempre, aliás :) Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os iogurtes tornaram-se uma raridade, estou para ver quando vou conseguir encontrá-los outra vez :P
      Ainda bem que gostaste da sugestão!
      Beijinhos e um bom ano :)

      Eliminar
  24. Comprei hoje os de mirtilo, amanhã já vou pôr à prova estes iogurtes ;)

    ResponderEliminar
  25. Bem que eu queria provar, mas estão sempre esgotados aqui na zona ( Mafra e arredores), acho que tenho de ir madrugar para a porta do lidl :-)

    ResponderEliminar
  26. Devem ser bons o pior é que não chegam para as encomendas esgotam logo que a loja abre ao público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou colaboradora do Lidl e chego às vezes a repor 6 caixas e logo vem uma pessoa que só ela leva 4 caixas inteiras (sendo que cada caixa traz 12 iogurtes), têm sido elevadamente procurados!

      Eliminar
  27. Continuo sem conseguir comprar os de sabores, mas sem stress! Tenho o stock de naturais bem cheio e de vez em quando junto doce igual ao que colocaste (amo esse doce porque não tem açúcar e é óptimo) ou doce que eu mesma faça e sei exactamente o açúcar que coloco: frutose. E sim, tens razão o de laranja é HORRÍVEL. Em compensação, o de frutos vermelhos é DELICIOSO e combina super bem com o Skyr! :)
    ESTOU VICIADA À TUA PALA!!!

    ResponderEliminar
  28. O Lidl é o meu super preferido,fica perto de minha casa.Gosto do Lidl Pela variedade de produtos e pelos óptimos preços.Já experimentei os iogurtes e são óptimos.

    ResponderEliminar
  29. Eu *suponho** que o Danio tenha desaparecido por ter poucas vendas. Realmente era rico em proteína, mas acho que era doce (já nem me lembro bem). Eu gostava mas era caríssimo e deixei de comprar.

    Como o Skyr parece estar sempre esgotado :P o que fiz foi comprar iogurte grego magro e misturar quark. Enfim, não é a mesma coisa mas sempre fico com uma boa dose de proteína com pouco esforço.

    ResponderEliminar
  30. Olá Avelã
    Diz-me uma coisa, como são iogurtes com algum teor de proteína não são mais indicados para pessoas que façam desporto regularmente? Como não é o meu caso não sei se será uma boa opção
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Os iogurtes já são naturalmente ricos em proteína. É verdade que estes têm uma dose generosa dela, mas mesmo assim não se afastam tanto de outros iogurtes ou quark, por exemplo, neste aspeto... Não sou nutricionista por isso não sou a melhor pessoa para dar opiniões, mas para um lanche não me parecem ser nada de mais, desde que o resto da alimentação seja equilibrada :)
      Ainda assim, se preferir pode só comer meio iogurte de cada vez, por exemplo, e nesse caso a dose de proteína que ingere aproxima-se da contida num iogurte 'normal'!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  31. prefiro iogurte grego normal ou light.. ou quark com sabor de batido de proteinas... de chocolate... etc etc.. :) e se fizer bem as contas ate fica mais em conta :) tendo em mente a informaçao nutricional

    https://pt.myprotein.com/sports-nutrition/impact-whey-protein/10530943.html?affil=zanox&zanpid=1985010723705050112&utm_source=Zanox_2144265&utm_medium=affiliate&utm_campaign=Zanox

    ResponderEliminar
  32. Olá a todos,

    Comprei no Jumbo de Alfragide o Skyr da San Tonelli com aveia !!!

    É muito bom!!!! e é Portugues !!!!!

    Já viram outros sabores???

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Peço desculpa por demorar tanto a responder...

      Depois de ver este comentário e algumas pessoas a sugerir esse Skyr comprei para experimentar, por isso tenho de agradecer a informação (ainda não provei mas tenho a certeza de que vou gostar) :D

      Quanto a haver outros sabores, penso que não, pelo menos onde comprei (Continente) não havia...

      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Posso comprovar muito bons, já provei todos os sabores fiquei fã do mertilios.o problema é quando vão para a estante esgota num abrir e fechar de olhos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t