sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

5 Receitas de Doces de Natal Tornados Saudáveis

Embora não seja apologista da ideia de fazer unicamente doces saudáveis para o Natal (não vamos morrer burros, como diz a minha avó), decidi fazer este post para que não vos faltem sugestões se quiserem fazer uma ou duas receitas de Natal mais leves para equilibrar a mesa tradicionalmente rica em gemas, manteiga e açúcar (e fritos, muitos fritos). :)

Começo por uma receita que ainda estará fresca nas vossas memórias se são uns seguidores decentes e viram o penúltimo post do blog:

Bolo Rainha 

Não me quero gabar, mas ficou *bastante* majestoso ;)
Nunca pensei que fosse possível fazer uma versão saudável de bolo rainha, mas parece que estava enganada. É presença indispensável na mesa de Natal (pelo menos na daqueles que não gostam de frutas cristalizadas, mas estou a tentar provar uma minha teoria segundo a qual ninguém gosta de frutas cristalizadas), pelo que não será má ideia fazer uma versão sem açúcar, farinhas refinadas ou manteiga! Podem ver a receita aqui.

Arroz Doce


Como sabem, o arroz doce não é propriamente um prato com histórico de marcar presença na minha mesa de Natal. No entanto, sei que é a sobremesa preferida de muita gente e por isso, enquanto boa pessoa que sou, decidi fazer uma versão fit (que ainda por cima é simples e rápida de fazer e tem bastante proteína, mesmo não incluindo whey). A receita é esta :)

Pão de Ló de Amêndoa


Admito que dar este nome ao bolo possa parecer um bocado batota, porque na verdade não é mais que o bolo de amêndoa. No entanto, de cada vez que o faço reparo que a massa parece imenso a do pão de Ló, e o resultado final também se assemelha muito a este! Fica um bolo fofinho e ligeiramente húmido. Se o fizerem numa forma de pão de Ló garanto-vos que vai ficar muito semelhante (nota-se a amêndoa, mas isso só o torna melhor) :D

Broas Castelares

Ok, parecem um bocadinho seixos, mas garanto que são deliciosas :P
Nunca provei broas doces (excluindo estas, que já fiz algumas vezes), mas tenho a certeza de que iria gostar muito porque estas são a coisa mais viciante de sempre. O sabor da batata-doce resulta muito bem em bolinhos assim, especialmente quando combinado com a canela! Podem consultar a receita aqui.

Bolo de Batata-Doce e Amêndoa

Digam lá que não tem cara de doce conventual!
Talvez não seja a escolha mais óbvia, mas associo imenso estes sabores (canela, batata-doce, mel e amêndoa) ao Natal e por isso este bolo tinha de marcar presença aqui. É muito rico, fofo e agradável, por isso mesmo não sendo propriamente tradição não será de certeza mal recebido por quem o provar .:) A receita anda perdida pelos arquivos do blog, mas podem desenterrá-la por uns momentos consultando-a aqui.

Espero que tenham gostado e aproveito para desejar a todos um feliz Natal :D

14 comentários:

  1. Tirando as broas, acho que comia tudinho =D
    Weee, não fui esquisita desta vez :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Hummm que delicia!!! Feliz Natal Amiga!!! Muita Paz e Muita Luz para você e toda sua familia!!! Que o amor de Cristo possa estar sempre presente em sua vida!!!! Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  3. Vim só desejar um feliz natal, cheio de coisas boas, beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Uma excelente compilação de receitas de Natal saudáveis! :) Feliz Natal! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com vontade de provar :) feliz natal
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sugestões perfeitas amiga, belas receitas!

    Feliz Natal junto a sua família!
    Bjos no seu ♥

    ResponderEliminar
  7. Fazes-me sempre rir com os teus posts cheios de humor.
    Desejo-te um Feliz natal.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Avelã, nem mesmo as saudáveis me são permitidas. Vou entrar em retiro alimentar - sopa e mais sopa!
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Olá! Tenho andado desaparecida, mas vim cá espreitar e aproveito para desejar uma continuação de Boas Festas :-) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Qual delas a melhor... Só ótimas sugestões para a mesa de Natal!!

    Feliz 2017 =)

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  11. Mas que bela seleção de receitas! Eu fico já com o pão de lé de amêndoa :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Adorei as sugestões! Gostei muito do bolo de batata doce e amêndoa, me chamou muito à atenção. O sabor deve ser incrível! :)

    ResponderEliminar
  13. Adorei as dicas, e do bolo de batata doce! Vou fazer em breve! Obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...