Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Maçã (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Tenho um iPad desde há meia dúzia de anos. Na altura ainda era aquela novidade tecnológica de que toda a gente falava, e eu andava muito entusiasmada com todas as aplicações (em minha defesa, nunca tive um iPhone nem nada do género, por isso para mim era mesmo uma novidade).
Entretanto criei bastantes hábitos em volta dele - é com ele que tiro as fotografias para a página de Facebook e conta de Instagram (já sabem o motivo pelo qual as fotos são tão más :P), enviando-as depois por e-mail para escolher e editar no computador a que vou para publicar por lá depois de fazer o download de todas (as não selecionadas vão para a reciclagem). Se as fotografias forem de uma experiência nova ficam ainda armazenadas no iPad até eu decidir publicar a receita aqui no blog (se me seguem nas redes sociais talvez já tenham reparado que é uma decisão que leva o seu tempo). Aí envio-as por e-mail novamente (desta vez mais) para escrever o post com as fotos no computador.
Com o tempo o iPad tem vindo a ficar mais lento e a 'congelar' o ecrã ocasionalmente. Da última vez que isso aconteceu demorou tanto tempo que experimentei desligá-lo para depois o ligar novamente, só para ele ficar ainda pior: bloqueou completamente e ficou preso no modo de recuperação. Li alguns tópicos sobre o assunto e parecia definitivo: tinha de fazer reset, o que resultaria na perda de todos os dados que lá tinha.
Qual é o problema? - perguntam vocês. De certeza que, como qualquer pessoa precavida, tinha feito um backup recente no iCloud para não perder tudo o que lá tinha num caso como este, certo? 
Não é sem vergonha que confesso aqui o ano em que fiz um backup pela última vez: 2012.
A minha reação inicial foi qualquer coisa do género de 'OHMEUDEUS não pode'. Depois comecei a racionalizar: guardo a maior parte das coisas importantes no computador, por isso no tablet não tinha muito mais que fotos. Como costumo publicar tudo o que faço no facebook/instagram antes de colocar a receita no blog, tinha e-mails apagados com várias fotos de coisas que pretendia publicar aqui, ainda que fossem menos do que as que pretendia. O gmail guarda 'lixo' até 1 mês, por isso tinha praticamente tudo seguro... Certo?
A resposta não chegou até um momento em que nem sequer estava a pensar no assunto: A tarte de maçã. Que tarte de maçã, perguntam vocês? Aquela que eu tinha feito no início do Verão e ainda não tinha publicado. Aquela que estava meses fora do período para recuperação de e-mails.
Nessa altura desesperei e tentei tudo: procurei formas de ir buscar e-mails apagados, tentei usar programas para recuperar imagens da reciclagem, ameacei o iPad (ao estilo da TMN, deita cá para fora)... E eventualmente abracei a dura realidade: tinha perdido as fotografias da tarte de maçã, exceto as duas únicas que publiquei no facebook e no instagram (uma de uma fatia e uma da tarte inteira). Repensei seriamente o tempo que tive a colocar as rodelas de maçã tão direitinhas, mas depois resignei-me: se foi a única coisa que perdi tive sorte (na verdade também fiquei sem as fotos de uma fatia de bolo rainha delicioso que fiz há pouco tempo. Snif).
E pronto: aqui está este post incompleto, com apenas duas fotografias. Por favor obriguem-me a lê-lo quando começar achar que dá demasiado trabalho fazer uma cópia de segurança do meu tablet com frequência... ;)
(Noutra nota, o iPad está bom de saúde e recomenda-se. Pelo menos há alguma coisa positiva nesta história.)


Tarte de Maçã (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  200g de farinha de aveia (sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 pitada de sal
[  1/2 colher de chá de canela
[  50ml de azeite ou óleo de coco
[  1 colher de chá de mel ou maple syrup (para a versão vegan usem este último) + a gosto (para pincelar)
[  3 colheres de sopa de água (ou mais, se necessário)
[  200g de puré de maçã (usei de compra, mas podem fazer em casa)
[  3 maçãs pequenas fatiadas

Preparação:
| Misturar num recipiente a farinha, o sal e a canela. Adicionar o azeite e o mel (ou maple syrup) e misturar até que o preparado fique areado.
| Adicionar a água e mexer. A mistura resultante deve ficar com uma consistência maleável mas não pegajosa, de forma a ser fácil de moldar.
| Colocar a massa numa forma para tartes. Pressioná-la de forma a que fique compacta e revista a forma.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 12 minutos.
| Retirar do forno e baixar a temperatura deste para os 180 graus. Colocar o puré de maçã e espalhar uniformemente por toda a base. Cobrir com as fatias de maçã e levar novamente ao forno durante 30 minutos.
| Voltar a retirar do forno, pincelar a superfície com mel (ou maple syrup) e devolver ao forno durante 5 minutos (opcional; podem seguir este passo para lhe dar mais brilho).


Tinha receio de que a base não funcionasse por não ter glúten/manteiga, mas ficou consistente e com um sabor agradável a bolachas digestivas que combinou na perfeição com o recheio! Claro que sendo uma base saudável é um pouco mais frágil do que a 'normal', mas as fatias aguentam-se bem. :)
Já costumo associar maçã assada a tarte, por isso imaginem o que achei de maçã fatiada inserida num banho de puré de maçã por sua vez suportado por uma base com sabor a bolachas... :P
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 157kcal
Proteínas: 2.7g
Hidratos de Carbono: 23.5g 
-       Dos quais açúcares: 7.6g
Lípidos: 6.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.0g
Fibra:  3.7g
Sódio: 16mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 100g, 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Hmmm que bom aspecto! Tarte de maçã é perfeito para este tempo assim. Adoro com uma bolinha de gelado xD

    Beijinho♥
    the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro, adoro, adoro! Estes dias também fiz uma e é tão boa! Eu adoro mesmo todo o tipo de sobremesas com maçã! Eu tento precaver-me no que diz respeito a fotos e afins! Um hábito que mantenho desde sempre pois quando me casei apanhei um valente susto! Fomos de lua-de-mel e como é óbvio levámos a máquina fotográfica! Tirámos imensas fotografias e certo dia, sem como nem porquê, o meu marido estava a ver as fotos e de repente quase todas desapareceram! Fiquei assustada pois não teríamos fotos da lua-de-mel para mais tarde recordar! Dirigimos-nos a um fotógrafo que tentou fazer uma recuperação ao cartão de memória! Felizmente conseguiu recuperar quase todas embora algumas tivessem ficado com defeito (meio foto/meio cinza). Eu tento sempre ver a parte positiva das situações menos boas, juro que tento, e desta situação a parte positiva foi que o fotógrafo nos ensinou que não só o cartão de memória tem um botãozinho para "trancar" as fotos, como a própria da máquina também tem uma opção para proteger fotos. Provavelmente se aquela situação não tivesse acontecido eu estaria ainda hoje na ignorância! Ainda nãe era eu casada, também tive uma situação com o meu computador em que numa sexta-feira santa (a minha mãe sempre me avisou que na sexta-feira santa não se trabalha...) eu tive de usar o computador para fazer umas impressões e ele avariou! Como é óbvio não tinha nada guardado noutros sítios e foi tudo ao ar. Ainda por cima o que precisava de imprimir tive de passar tudo à mão!! Por isso agora tenho sempre um monte de pens e discos externos para guardar tudo não vá o diabo tecê-las! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro tartes de maçã, acho-as sempre super saborosas e na sua grande maioria lindas. A tua versão sendo saudável ainda é melhor e continua a ter um aspecto igualmente bom! :)
    Aproveito para te deixar aqui o link para um pequeno miminho que te deixei no meu blogue e sobre o qual ainda não te tinha avisado:
    http://odaines.blogspot.ro/2016/11/tag-premio-dardos-bloggers.html
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Mas que bom aspecto que tê, ;)
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Que aspeto delicioso e que ingredientes tãos bons! Esta é para fazer, definitivamente :)))

    ResponderEliminar
  6. Adoro!!! E ficou tão lindaaaaaaaaaaaa :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que linda!
    E os olhos também comem ...
    Deve ser excelente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Pena que não gosto 😥
    As tecnologias às vezes pregam-nos partidas 💙

    ResponderEliminar
  9. Sou tão como tu...backup, para quê? E quando algo parece que vai correr mal fico gelada, branca até a coisa voltar ao normal! Estou solidária! :)
    Tinha ficado de olho nela quando a vi no Instagram, essa tua associação ao sabor das bolachas digestivas juntamente com a maçã faz-me ficar aqui a babar!

    ResponderEliminar
  10. Mas que bom aspeto tem esta tarte!!! Ainda por cima é bem saudável ;)
    Já toda a cena com o tablet não teve nada de bonito... imagino o stress!!!
    Sabes que faço o mesmo processo com as fotos ;)
    Antes também usava muito o tablet para as fotos e o probre 'bicho' andava (e ainda anda!) bem lento por isso mesmo.
    Depois tive de comprar um telémovel novo (o meu antigo decidiu morrer com apenas 1 ano de existência!) e, por sorte e sem esperar, acabei por comprar um aparelho com uma câmara fotográfica bem boa (abençoadas promoções!) e que tira fotos com alguma qualidade até... então o tablet passou para segundo plano eheheheheh
    Mas mesmo com o telefone notei que este estava a ficar muito lento (é normal!) e tive de comprar um cartão SD: assim sei que o telefone não fica tão lento e se decidir 'morrer' tenho quase tudo guardado no cartão... já pensaste em ter também um cartãozinho para este efeito? Pode ser que te salve de outra 'ameaça de morte' do tablet :P

    ResponderEliminar
  11. Parece-me muito bem! Gosto imenso de sobremesas com maçã, têm uma leveza que, regra geral, não é característica dos restantes doces.

    ResponderEliminar
  12. Que boa receita, adorei essa massa, tenho que a experimentar :)
    Nem me fales em perder fotos.... tive um stress semelhante enquanto fazia o livro... pff!!!!
    Beijinhos
    Sara

    ResponderEliminar
  13. Excelente aspecto =)
    Só tenho pena de adorar flocos de aveia, mas no que toca à farinha, não gostar de comer os bolos =/

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Ora bolas, quando a tecnologia falha é uma chatice, tenho pena que não tenhas conseguido recuperar algumas coisas..
    No entanto, esta tarte está com um aspecto divinal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. A tarte está soberba, linda e brilhante. Adoro bolos e tartes de maçã. Agora fiquei foi preocupada comigo mesma, pois não tenho cópias de segurança de nada e tenho as minhas fotos de à 10 anos para cá no portátil apenas. Acabou de me dar um tremelique só de pensar em perder isto tudo. Tenho que tratar disso urgentemente.

    ResponderEliminar
  16. A tarte está linda e agora fizeste bonita, tenho fome ...
    Em relação ao resto, fizeste-me lembrar que também não faço um backup há séculos, amanhã vou fazer e não adiar mais.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  17. Gosto imenso de tarte de maçã e esta, para além de ser uma versão saudável, ficou linda!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Eu adoro todo o tipo de bolos e sobremesas com maçã, esta tarte deve ser uma delícia.
    Beijos.
    Ana Silva.

    ResponderEliminar
  19. Adoro estas tuas sugestões. Que bom aspecto Avelã. Vou experimentar de certeza. Adoro!!!
    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  20. Uma tarte fantástica Avelã. Com toda a certeza será para experimentar. Que delícia!!! :)
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t