Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Abóbora (Saudável, Sem Glúten/Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)

.
Dirão os mais expertos nestas coisas que para cozinhar é conveniente ter uma base. Não digo isto no sentido mais literal, embora não lhe negue importância (pelo contrário, já pousei panelas e tabuleiros quentes na minha mesa envernizada vezes suficientes para valorizar as bases físicas) - refiro-me mesmo àquelas receitas que toda a gente deve saber fazer e ter feito alguma vez, por serem tão simples ou tão populares.
Eu sou uma nódoa neste aspeto. Não sou a maior entusiasta em relação a receitas salgadas nem exploro combinações inusitadas e artísticas (só mesmo as plebeias maçã e canela ou manteiga de amendoim e geleia). Nem sequer posso dizer que o blog foi uma maravilhosa porta de entrada para o mundo dos chefs e cozinheiros decentes, antes que me fez perceber que estava mesmo fora dele: desde que o criei já devo ter comentado em centenas de blogs (e imagino que várias vezes no mesmo - desculpem-me, pessoal) coisas como 'hm, que belo risotto! Nunca fiz nem provei esse prato', 'que farófias tão bonitas, não fazia ideia de que era assim que se preparavam' ou 'esse arroz doce está mesmo cremoso, nunca experimentei tal coisa na minha vida'. 
Penso que isto se deve também a tentar fazer versões saudáveis das receitas, o que não me permite apoiar-me na maior parte dos métodos de preparação tradicionais - não posso confiar em natas para chegar a determinada textura ou obter o ponto de fio com uma calda de açúcar quando estou a fazer doces que quero que sejam saudáveis (felizmente, porque sou horrível a obter determinados pontos com caldas e acabo sempre com uns belos pastéis).
Para compensar a falta de bases culinárias da pessoa que a fez, esta tarte tem uma base própria: uma base de aveia com um toque de canela mesmo viciante. E acreditem - compensa largamente...






Tarte de Abóbora (Saudável, Sem Glúten/Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)

Ingredientes:

Para a base*:
[  100g de aveia em farinha (sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 colher de sopa de mel
[  2 colheres de sopa de azeite
[  1 pitada de canela

Para o recheio:
[  3 ovos
[  50g de mel
[  300g de queijo quark (ou queijo fresco batido) (podem utilizar um iogurte vegetal bem consistente para a versão sem lactose)
[  150g de puré de abóbora (cozi abóbora em água com cravinho, noz moscada e canela e triturei; utilizei a variedade 'hokkaido')
[  2 colheres de sopa de polvilho doce (cerca de 30g)

Preparação:

Para a base:
| Colocar todos os ingredientes (aveia, mel, azeite e canela) num recipiente pequeno e misturar bem.
| Utilizar esta mistura para forrar uma tarteira (ou uma forma de bolos, se preferirem), pressionando para que fique bem compacta. Se a massa colar às mãos podem pressionar com papel vegetal, por exemplo.
| Levar a base ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos.

Para o recheio:
| Com uma batedeira elétrica, bater os ovos com o mel até que a mistura fique leve e com uma cor clara (cerca de 2-3 minutos).
| Sempre a bater, adicionar o queijo quark e o puré de abóbora.
| Juntar o polvilho doce e parar de bater assim que este esteja incorporado.
| Colocar este preparado sobre a base (não precisa de estar fria) e levar a tarte ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos.

*A tarte da figura foi feita com estas quantidades, mas a base ficou bem fina e demorei algum tempo a conseguir espalhá-la pela forma toda (até porque as massas com aveia não se trabalham facilmente). Se a vossa forma for grande ou não tiverem paciência para estar a racionar o preparado, talvez seja melhor fazer 1.5 vezes a receita da base.



Esta receita foi atabalhoadamente adaptada do cheesecake saudável com o intuito de recriar o clássico outonal que lhe dá nome (eu sei, não era nada óbvio), e correu bastante bem. A cor ficou adorável (usei abóbora hokkaido, que comprei no Lidl: é óptima para sobremesas, de tão doce que é, embora possam usar as "normais"), a textura superficial é altamente aprazível e parece seda & o sabor é delicioso. Esta base surpreendeu-me positivamente pela segunda vez, e ainda não acredito que consegui desenformar uma tarte com base sem glúten ou manteiga e deixá-la intacta :D
Participo (finalmente!) com esta receita no desafio proposto mensalmente pela Márcia do blog Intrusa na Cozinha, que nos desafiou desta vez a fazer receitas com abóbora. :)
____________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 153kcal
Proteínas: 7.8g
Hidratos de Carbono: 22.5g 
-       Dos quais açúcares: 9.1g
Lípidos: 4.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.9g
Fibra:  1.3g
Sódio: 39mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 100g, 1 fatia ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Eu sou completamente fã dessa base! E na tarte de abóbora deve ficar fantástica! Essa tua tarte até se pode chamar cheesecake de abóbora! Tenho mesmo de arranjar alguém que mande vir quark para eu poder usar! Vou guardar a receita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já eu acho que tens muitas bases e talento natural, pois se eu sou capaz de fazer pratos salgados sem receita, os doces não consigo inventar. Tenho que ter receita e pronto! Essa tarte está óptima, é mais uma a ir para a minha lista de doces a fazer! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Bela tarte e ainda para mais saudável.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/macarrao-de-abobora-e-grao.html

    ResponderEliminar
  4. Tem bom aspeto, mas eu não gosto de abóbora!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Que maravilhosa sugestão outonal! ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Olá Avelã!
    Antes de mais, o que seria do mundo se todos gostássemos de amarelo...ou se todos só tivéssemos talento para sermos carpinteiros...deixa-me que te diga que quem me dera a mim ter metade da tua capacidade para recriar receitas "tradicionais" em versões mais saudáveis e sem perder a capacidade de nos deixar satisfeitos e plenas de sabor. Deixa-me que te diga que não conheço muitas pessoas assim. E mais, com a capacidade e a honestidade de evidenciar todos os pontos fortes e fracos de cada receita apresentada.
    Todos somos diferentes e ainda bem que os somos! bolas... era uma verdadeira seca se todos gostássemos só de banana, e de comer banana fatiada. Consegues compreender o que quero dizer?... todos temos a nossa identidade gastronómica, e isso não nos torna nem melhores nem piores que o vizinho do lado, que pode ser um chef com 5 estrelas michelin. So what?!... ele gosta de caviar e eu gosto de atum de lata ;)
    Deixa-me dizer-te que é um prazer e uma honra ter (finalmente!) a tua companhia na mesa de outubro, e por trazeres uma receita saudável e deliciosa, com a tão maravilhosa abóbora!
    Mil beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Acabo de aprender uma receita ótima - esta! é para experimentar agora, já, no apogeu das ab´boras!
    Obrigada.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Desculpa, não tens bases??!! Então fazes coisas super boas, mesmo!!! E muitas delas bem difíceis... os quindins (nunca fiz!) e os 'pikarons' (nunca mais me hei-de- esquecer deles :P)... uma vez tentei fazer macarons... tentei, só! Porque a coisa correu mesmo muito mal! Mas ainda vou voltar a tentar :P
    Quanto a esta tarte... ai, fiquei mesmo com vontade de ir já recriar a receita :D

    ResponderEliminar
  9. Adoro o facto de pensar sempre numa maneira de tornar tudo um bocado mais saudável.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Aspeto fantastico!
    Dá para substituir o polvilho doce por outro ingrediente? É que por aqui na irlanda não se encontra polvilho :(
    Parabens pelas receitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Pode substituir por amido de milho ou fécula de batata, por exemplo :)

      Eliminar
  11. Espectáculo de receita!!! Que sugeres para substituir os ovos??
    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me muito difícil substituir os ovos, porque são o ingrediente que mais contribui para a textura da receita :/ Quanto muito talvez fosse possível omitir o polvilho e fazer uma versão crua com gelatina! Mas possivelmente é mais fácil usar uma receita já vegan (penso que será esse o objetivo) do que adaptar esta :)
      Beijinhos :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t