Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake de Forno com Queijo Quark (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten, Sem Lactose)


Há uns tempos era raro haver quark 0% matéria gorda nos Lidls do Norte. Havia apenas a versão com 20% de gordura, com uma consistência, sabor e perfil nutricional bastante diferentes, e os já famosos 'baldes' de iogurte grego. Como não apreciava particularmente nenhum dos dois, raramente ia ao Lidl de todo (embora admita que houve uma breve fase em que me apaixonei pelo quark 20% m.g.). 
Lembro-me de ver imensa gente nas redes sociais a publicar fotos de misturas e receitas com quark e ter imensa vontade de experimentar, por isso fiquei mesmo contente quando fui de férias a Espanha e o vi à venda num supermercado Lidl. Será que o comi com fruta e sementes, como qualquer pessoa normal faz com um híbrido de queijo e iogurte (parece iogurte, sabe a iogurte, mas é queijo)? Não, claro - usei-o num bolo de microondas húmido e com um sabor estranho. 
Acho que devido à popularidade do quark as pessoas o endeusam e tendem a olhar para ele como algo mais que um queijo-iogurte. Não escapei a esta tendência, e escusado será dizer que não passei a ser a fã nº1 do quark.
Eventualmente o quark alastrou-se pelo país inteiro. Nesta altura passei a ir frequentemente ao Lidl, experimentei de novo o quark e gostei bastante. No entanto, o iogurte grego conquistou-me aos poucos, tanto que passados uns tempos o panorama mudou: se antes nem sequer ia ao Lidl porque não havia quark, passei a ir lá para comprar iogurte grego e deixar o quark na prateleira.
Agora a minha preferência em termos de sabor divide-se pelos dois, mas o iogurte grego marca pontos na área da confiança pela sua estabilidade (enquanto as crises e mudanças de nome/embalagem do quark davam uma novela brasileira), deixando o quark em desvantagem. Esta receita chegou mesmo a tempo de o quark se redimir aos meus olhos - um cheesecake saudável com a cremosidade inconfundível deste queijo. Acho que chegamos a um empate ;)






Cheesecake de Forno com Queijo Quark (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten, Sem Lactose)
Adaptado daqui

Ingredientes:

Para a base:
[  100g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 pitada de canela
[  1 colher de sopa de mel
[  2 colheres de sopa de azeite

Para a camada de queijo:
[  4 ovos
[  50g de mel
[  600g de queijo quark (ou queijo fresco batido) (podem usar um iogurte vegetal, desde que este seja bastante consistente)
[  2 colheres de sopa de polvilho doce (cerca de 30g)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação:

Para a base:
| Juntar todos os ingredientes e misturar bem.
| Colocar a mistura numa forma pequena, espalhá-la por todo o fundo desta e pressioná-la para que fique mais compacta (para facilitar podem humedecer as mãos ou usar papel vegetal, de modo a que a massa não se cole às mãos).
| Levar a base ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos.

Para a camada de queijo:
| Bater os ovos com o mel até que a mistura ganhe volume e fique fofa (deve demorar 2-3 minutos).
| Adicionar o queijo quark e continuar a bater.
| Juntar, por fim, o polvilho doce e o extrato de baunilha. Bater até que ambos estejam incorporados e transferir então o preparado para a forma com a base de aveia (não precisa de estar fria), levando-a novamente ao forno (ainda a 180 graus) durante cerca de 30 minutos.
| Retirar o cheesecake do forno, deixar arrefecer e guardá-lo no frigorífico. Na hora de o servir, cobri-lo com doce ou fruta a gosto (eu usei doce sem adição de açúcar) ou, em alternativa, servir a cobertura à parte.


Sempre adiei fazer um cheesecake saudável no forno, mas acho que já deu para ver que era estupidez minha. A consistência ficou óptima, muito refrescante e fofa e cremosa ao mesmo tempo. O sabor é leve e pouco doce, sendo que o contraste com a cobertura de frutos vermelhos é uma delícia e o resultado da combinação bem fiel ao original. A base é muito saborosa, o sabor a aveia tostadinha (que associo logo a granola) complementa na perfeição o resto! Para além disso, é surpreendentemente resistente: consegui desenformar o cheesecake para um prato e cortar fatias sem esmigalhar a 'bolacha', o que é uma proeza e tanto para uma base saudável! Recomendo vivamente :)
De mencionar que a receita foi adaptada do blog Cozinha 100 Segredos, que está cheio de coisas boas - façam uma visita, garanto que não se arrependem :D
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 147kcal
Proteínas: 10.5g
Hidratos de Carbono: 17.3g 
-       Dos quais açúcares: 7.8g
Lípidos: 4.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.0g
Fibra:  1.1g
Sódio: 26mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 100g, 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Uso muito o quark em cheesecakes ,acho que ficam perfeitos, também gosto dos gregos do Lidl além de sairem em conta são muito saborosos.
    Esse cheesecake ficou uma tentação.

    ResponderEliminar
  2. Avelãzinha, que dizer?! Primeiro que estou felicíssima por teres experimentado esta delícia (obrigada)! Segundo também muito feliz por teres provado e aprovado! Pessoalmente acho a base fantástica e o cheesecake em si muito bom, aliás tu caracteriza-lo muito bem! É uma excelente alternativa ao original e atrevo-me a dizer que quase nem sentimos saudades do outro! Fico com pena que cá não haja quark à venda senão faria mais vezes! Se bem que se calhar até é melhor assim, caso contrário acho que faria cheesecake mais vezes do que devia! Sou loucamente apaixonada por esta sobremesa e bom bom era poder comer uma fatia do teu que ficou lindo e perfeitinho! Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha!!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto maravilhoso! A experimentar brevemente! Adoro os textos que escreves Creme de avelãs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso experimentes espero que gostes! Obrigada pelo comentário :D

      Eliminar
  5. Adoro o teu blog! É a minha inspiração!

    Queria perguntar como posso substituir o polvilho azedo!

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por saber que gostas do blog! :D
      Podes substituir por amido de milho ou fécula de batata, por exemplo :)

      Eliminar
  6. A Elisabete também é perita nestas receitas mais saudáveis! Está o máximo, estou com muita vontade de experimentar!

    Beijinho Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eu quando vejo posts que começam logo por falar do lidl perco a vontade de ler o resto. É que eu tenho uma adoração pela maioria dos produtos deles, no entanto o mais perto fica a mais de 10 kms de casa e completamente fora de mão. Claro que não faço 20 kms para ir às compras, muito menos tendo 2 Pingo Doce, 2 Minipreço e 1 Continente a menos de 500 m da porta, fora outro monte de pequenas lojas. O meu grande drama é mesmo não ter um lidl!
    Mas passando ao que interessa, adoro cheesecake e esse tem um ótimo aspeto, sem falar dos valores nutritivos também bastante simpáticos quando comparados com os habituais.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
  8. Olá minha linda,
    gosto imenso de cheesecakes, sendo que as versões de forno me seduzem mais, mas gosto de todos.
    Nunca fiz nenhum numa versão assim tão saudável :) mas devo dizer que está com um ótimo aspeto e com a clara mais-valia de ter tão poucas calorias por dose! Perfeito!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  9. Convencidíssima!
    Vou ao Lidl - amanhã que hoje ninguém me tira de casa, nem mesmo esse fabuloso cheesecake- e repetirei a tua receitinha.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. So posso fazer um mega like a isto, a serio, gosto mesmo!! Mas agora estou em dieta por isso retiro o like e vou apagar este post da minha memoria. Beijinho. 😘😘😘

    ResponderEliminar
  11. Humm que delícia de cheesecake.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/wbd-2016-fogaca-da-feira.html

    ResponderEliminar
  12. Adoro cheesecake e agora andava mesmo com vontade de fazer um de forno, primeiro porque gosto e segundo para participar num desafio, mas ainda não é para já que o vou fazer já que continuo à espera da grelha do forno... O teu está lindo e apetitoso, já tinha guardado a receita da Elisabete, agora guardo também a tua! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Eu comprei esse queijo à pouco tempo mas no Jumbo.
    Fiquei super admirada com a composição. Reduzidas calorias e hidratos? Excelente =)

    Bom aspecto.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Eu descobri o queijo quark recentemente e fiquei fã,...este cheesecake deve ter ficado delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  15. Hum, sendo fã incondicional de cheesecakes, tenho que experimentar esta receita obrigatoriamente :P

    ResponderEliminar
  16. que bela sobremesa! ando à procura de coisas sem gluten!

    obg

    ResponderEliminar
  17. Que bela receita! Quando o vi pela primeira vez no blogue da Elisabete fiquei logo rendido, mas este também me parece delicioso!

    É bom fazer um cheesecake mais saudável :P

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  18. Nunca fiz cheesecake mas esta tuda tem um bom aspeto que nem te conto :P
    Vou guardar a receita porque acho que em breve a vou experimentar :D

    ResponderEliminar
  19. Olá Avelã :)
    Achas que posso substituir a tapioca pela farinha maizena?

    ResponderEliminar
  20. Avelã, qual é o tamanho da forma? A quantidade de aveia para a base parece pouca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A forma que usei não era muito grande (tinha talvez uns 20cm de diâmetro), mas a quantidade de aveia parece-me razoável até para uma maior porque apenas a base da forma tem massa, os lados da ficam 'descobertos' :)
      Mesmo assim se preferires podes fazer a receita 1.5 vezes, fica uma base mais grossa! :)

      Eliminar
  21. Olá, fiz metade da receita, pois era só para mim. Fiquei fã! Trouxe para uma colega experimentar, adorou e pediu-me para lhe enviar link da receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente por saber :D
      Obrigada pelo comentário e beijinhos :)

      Eliminar
  22. Ola! Tem tudo para ficar perfeito ! Vou experimentar! Só não percebi se usaste o queijo quark 20%gd ou o queijo quark de queijo batido sem gordura!
    Obrigada beijinho!
    Nadia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Peço desculpa pela demora na resposta...
      Usei o quark 0%, mas o 20% também resulta :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  23. Olá :) Achas que resulta se usar grego 0% em vez de quark?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é um iogurte bastante espesso também é muito provável que resulte :)

      (sei que já respondi no facebook, mas assim fica a resposta para se alguém mais quiser saber :P)

      Eliminar
  24. Boa tarde...fiquei sem perceber se usa o quark 0% ou o de 20% matéria gorda? Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t