Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Amêndoa Caramelizada (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Como já mencionei por aqui, eu e o mel temos as nossas desavenças. Para além do óbvio motivo que constitui a sua origem (eu sei que as abelhas são úteis e necessárias, mas não parecem tão úteis e necessárias quando se pavoneiam demasiado perto de nós), nunca fui particularmente fã do sabor.
Primeiro houve o clássico desgosto de uma criança que prova mel com expectativas altas. Era por aquilo que o Winnie de Pooh entrava em parafuso? Ainda tenho cicatrizes de tal revelação, para além dos problemas de confiança com ursos - nunca mais consegui aproximar-me de uma loja Natura.
(Estou a brincar, como é óbvio. Os ursos das lojas Natura são a melhor coisa de sempre, toda a gente sabe disso.)
Depois eu e o mel seguimos os nossos cursos distantes. Raramente o comprava ou provava, convencida de que não era fã. Eventualmente, como não sou apologista do uso de adoçantes artificiais, comecei a adotá-lo nas receitas de bolos saudáveis, prática que se tornou frequente. Dado o preço absurdo do famoso maple syrup, comecei também a usá-lo para decorar panquecas e crepes - e pouco a pouco comecei a habituar-me ao e até, surpresa, gostar do sabor. 
Quase por reflexo e hábito, sempre que comentava alguma publicação no facebook ou falava com alguém sobre mel (quê? É um tema interessante :P) dizia que não era a maior fã. Há pouco tempo, pensando bem, cheguei à pergunta que todos fazemos a nós próprios quando, em determinado ponto da vida, estamos prontos para responder: não seria eu fã de mel?
Caso restassem dúvidas, esta tarte surgiu e esbofeteou-mas da cara. Agora, eu, a pessoa que há um ano e meio iniciou uma publicação com a frase 'Eu não gosto nada de mel', estou pronta:
Sim, sou fã de mel.
(Mas continuo a não gostar de abelhas. Don't push it ;))




Se o Angus Young fosse uma fatia de tarte
Tarte de Amêndoa Caramelizada (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)

Ingredientes:
Para a base:
[  2 ovos
[  30g mel
[  100g iogurte (sem lactose para a versão sem lactose)
[  100g farinha de aveia (sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 colher de chá de fermento

Para a cobertura:
[  130g mel
[  60g manteiga de amendoim (ou de outro fruto seco)
[  4 colheres de sopa de leite (pode ser magro, vegetal, sem lactose,...)
[  120g amêndoa palitada (ou laminada)

Preparação:
Para a base:
| Bater os ovos até ficarem com uma cor clara (demora 1 ou 2 minutos). Sem parar de bater, juntar o mel e posteriormente o iogurte.
| Envolvendo com uma espátula, adicionar a farinha de aveia e o fermento.
| Colocar numa forma antiaderente pequena e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos (ou até estar cozida). Retirar a base do forno e aumentar a temperatura para 220ºC. Durante os últimos minutos em que a base está no forno, fazer a cobertura.

Para a cobertura
| Colocar o mel num tacho pequeno e levá-lo a lume médio. Deixar fervilhar ligeiramente durante dois minutos. 
| Retirar o tacho do fogão e adicionar a manteiga de amendoim, mexendo bem.
| Devolver ao lume durante mais 2 minutos. Retirar, adicionar o leite e mexer muito bem. Juntar as amêndoas, mexer até que a mistura fique homogénea e cobrir o bolo com ela. Levar novamente ao forno até tostar, cerca de 10 minutos.



Estava com medo que a cobertura ficasse mole ou dura demais, mas ficou mesmo perfeita! Com uma textura 'sticky' muito agradável, ligeiramente tostada e com o sabor fantástico das amêndoas. Achei esta versão bem melhor do que algumas não saudáveis que já provei! A base, além de ser muito simples de fazer, é também fofa e húmida, pelo que não podia combinar melhor com a outra camada. Esta receita ficou mais do que aprovada por toda a gente que a experimentou :)
Como é óbvio, apesar de ter ingredientes 'limpos', a tarte deve ser consumida como uma sobremesa, já que tem algum mel (logo açúcar). Este tipo de tartes tem necessariamente de ser doce, não seria tarte de amêndoa se fizesse um caramelo sem saber a tal. É, no entanto, muito saudável, uma alternativa mesmo boa à versão tradicional; não tem manteiga nem açúcar ou farinha refinados, mantendo o sabor e a textura. A sério, confiem em mim - precisam desta tarte nas vossas vidas :D
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 202kcal
Proteínas: 8.0g
Hidratos de Carbono: 25.3g
-       Dos quais açúcares: 13.4g
Lípidos: 8.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.2g
Fibra:  2.5g
Sódio: 41mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 70g, 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Hummm, torta com amêndoas só pode ter ficado mesmo deliciosa!
    Adoro!
    Bjsssssss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  2. Já está na lista "a experimentar" :) Sei de alguém que ia gostar muito dela, sobretudo conseguisse que ficasse assim a lembrar os AC/DC. Mas para isso imagino que já seja preciso muita técnica;) Se ficar boa de sabor e textura já ficaria contente. Muito contente :P

    ResponderEliminar
  3. OMG! Tarte de amêndoa saudável?! Realy?! Sou fã de mel e uso imenso nas minhas receitas como já se deve ter percebido lá no blog! Para além de gostar, uso porque não gosto dos adoçantes artificiais e cá não encontro adoçantes naturais. Portanto não tenho nada melhor que mel! A tarte vou experimentar e depois digo de minha justiça! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro tarte de amêndoas e não como há séculos porque acho-a sempre tão mázinha... adoro a tua versão, principalmente a base. Muito inteligente o uso de iogurte em vez de manteiga!
    Experimenta mel de várias plantas diferentes, o sabor varia. Adoro o de acácia, é caro, mas é muito suave e o índice glicémico mais baixo que os outros :D
    Beijinhos
    Sara

    ResponderEliminar
  5. Como me identifiquei com este relato. E a tua mãe não te chegava a dar uma colher de mel para as dores de garganta ou constipação. Ainda hoje me arrepio de pensar...Mas tal como tu comecei a usar mel em várias receitas e admito que combina bem :-)

    ResponderEliminar
  6. O meu marido adoro tarte de amêndoa!!! Vou ter de lhe fazer esta versão ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Uma das minhas artes favoritas :) Eu aprendi a gostar mais de mel, e há tantas variedades!! Acredito em tu que deve ser deliciosa !
    Olha, disseram-me que no norte há alho selvagem, não o encontrarás na tua zona?
    beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi, mas vou ver se ando com mais atenção :)
      Igualmente :D

      Eliminar
  8. Se o gosto corresponde ao aspeto só pode ser uma delícia! Adoro tarte de amêndoa e esta versão mais saudável conquistou-me.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Mas que maravilha!!!!!! A minha relação com o mel é muito recente também, foi daquelas coias que aprendi a gostar e a usar já bastante crescidinha! Fiquei mesmo contente com esta receita! Adorei, está mais do que guardada!

    ResponderEliminar
  10. Super apetitosa. Posso-me servir de uma fatia?? ;)
    Humm... Que delicia!!
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. O mel é um alimento polémico, embora inquestionavelmente doce, mas - lá vou eu outra vez ... - delicioso mesmo é o teu texto!
    Gosto de mel especialmente com os assados ... de carne. Já experimentaste? Ficam com um ar exótico muito apetecível.
    Essa tarte parece-me bem, aliás, parece-me mesmo muito , mas muito bem. Vou experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. O aspecto está super apetitoso e nem aparenta ser nada saudável (lá está, as aparências enganam). E, tal como, nunca fui fã de mel e estou agora a começar a gostar (mas tem de ser pouquinho de cada vez). Vou guardar a receita para quando começar a gostar mais do dito :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  13. "Era por aquilo que o Winnie de Pooh entrava em parafuso?"
    Avelã, tu não existes :)
    Bem vinda ao fã clube dos amantes do mel! Quem sabe daqui a um ano estarás a escrever que afinal as abelhas até são porreiras :p
    Adorei estas tarte, essa fatia podia muito bem ser o meu pequeno almoço.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  14. Com certeza deve ter ficado muito saborosa, amo mel e as abelhas também.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  15. Vou ter que experimentar a receita :D
    Beijinhos,
    O meu reino da noitefacebookBloglovin'

    ResponderEliminar
  16. Ficou linda a tua tarte e imagino-a deliciosa. Vou precisar mesmo de a fazer...e comer!

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  17. Olá Avelã,
    Cá estou e já vejo que vou voltar... :)))
    Adoro mel, mas também não foi sempre assim, mas acho que com o passar dos anos, o palato apura-se e fica mais receptivo a sabores que antes não nos convenciam.
    Adoro o aspecto da tarte e vou ter de reproduzi-la um dia destes, pois tarte de amêndoa é das minhas favoritas, mas com mel, nunca fiz nem provei.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  18. Bom dia!
    Eu curto mel, então as receitas que o incorporam sempre são atrativas.
    Parece delicioso!

    Obrigada pelo carinho com os balões.
    Lindo dia, abração.

    ResponderEliminar
  19. Adoro tarte de amendoa mas evito comer por ser hipercalórica.
    levo esta comigo. :-) Já comia uma fatia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/arroz-de-alheira-de-bacalhau.html

    ResponderEliminar
  20. Olá avelã... Cá em casa somos todos fãs de mel, até o pequeno adora uma colherzinha de mel :-) Só ainda não o consigo pôr na minha cevada no meu pequeno-almoço em detrimento do açúcar mascavado (próximo passo). Já das abelhas, detesto-as um pouquinho mais (muitoooooooooo) já tive muitas desavenças com elas :-( Mas abelhas à parte, a tua tarte saudável parece-me ser deliciosa... Tenho que experimentar! OMG mais uma receita para experimentar... Acho que precisava de um ano inteirinho para pôr em dia tudo o que quero experimentar e o tempo é-me sempre tão curto... Mas lá chegaremos... Venham mais receitas deste género, adoro avelã :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que linda que esta a tua tarte, deve estar tao boa :) beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Adoro tartes de amêndoa e não pensava possível fazer uma versão saudável, és mesmo genial! :p
    Ah, também adoro mel e água-mel e não tenho nada contra abelhas desde que a uma distância respeitosa. :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  23. Adorei esta receita. Sou doida por tarde de amêndoa ... mas é sempre uma bomba calórica pelo que a mantenho longe de mim! Vou experimentar esta versão!!! Levei a receita :D

    ResponderEliminar
  24. Ando para fazer umas destas à que tempos, porque a minha mãe adora.. =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  25. Acabei de fazer!!! Ansiosa para provar!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t