Avançar para o conteúdo principal

Batata-Doce Grelhada (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten ou Lactose, Vegan, Paleo)


Quando era pequena o meu disfarce para o Carnaval e dia das bruxas foi durante vários anos aquele com que qualquer criança que se preze sonha: uma vaca. 
Assim, tirando ocasionais devaneios como aquele que me despertou o desejo de vestir de ninja (fiquei em 2º lugar no desfile de fatos da minha primária, conquistas de uma vida), passei sempre os dois dias preferidos dos miúdos da minha idade vestida de uma coisa que, juntamente com batatas fritas, constituía o prato preferido dos miúdos da minha idade.
Eventualmente cresci e o fato ganhou lugar permanente no armário. Mais tarde ainda tentei impingi-lo ao meu irmão mais novo, mas ele achou que seria melhor ideia usar uma camisola rasgada e suja de terra (papel representado pelo meu cacau puro, já agora) e dizer que era um zombie (pobre, um zombie pobre). Claro que rapidamente se juntaram ao conjunto uma foice, dentes de morcego e uma gravata com sangue falso, resultando na figura de uma morte simultaneamente zombie, vampira e formal, como se o Neil Patrick Harris e os indecisos criadores do American Horror Story se tivessem juntado para dirigir um filme de terror - mas isso é outra história.
Tudo isto contribuiu para feridas que ainda não cicatrizaram. Nunca cheguei a vestir-me de múmia, um dos mais adoráveis disfarces de sempre.
Se puderem e realmente estimarem as vossas batatas-doces, poupem-lhes essa dor. Mumifiquem-nas com com papel de cozinha, levem-nas ao microondas e no fim tostem-nas ainda. Garanto-vos que não se arrependem...





Batata-Doce Grelhada (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten ou Lactose, Vegan, Paleo)
Para 1 pessoa 

Ingredientes:
[  1 batata-doce

Preparação:
| Lavar bem a batata-doce. Sem descascar, enrolar em papel de cozinha e humedecê-lo com as mãos molhadas.
| Colocar num prato e levar ao microondas na potência máxima entre 5 e 10 minutos, dependendo da grossura e tamanho da batata.
| Se desejado*, cortar a batata em rodelas com cerca de 1cm de grossura e colocar no fogão em lume médio num grelhador ou frigideira antiaderente.
| Quando estiverem tostadas, virar e deixar tostar do outro lado.

*Se preferirem e/ou não tiverem muito tempo podem não levar a tostar e comer simplesmente saída do microondas.



Há uns tempos que tenho visto fotos de batata-doce feita de uma forma semelhante nas redes sociais, mas pensei que fosse mais complicado... Não é. Em pouco mais de 10 minutos tem-se um acompanhamento saudável e muito (MUITO) bom. Muito mais rápido do que arroz, massa ou coisas do género.
Eu sempre usei batata-doce em tortilhas e chips, mas de forma simples achava um bocado estranha - tinha provado cozida e odiado. Mas é simplesmente impossível não gostar dela feita assim! Já saída do microondas fica com uma textura e cheiro (que lembra imenso castanhas) muito agradáveis, mas grelhar, embora seja opcional, dá sempre aquele toque tostadinho e bom. Aconselho a quem gostar mais de coisas molinhas que não toste :) 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 103kcal
Proteínas: 2.3g
Hidratos de Carbono: 23.6g
-       Dos quais açúcares: 7.4g
Lípidos: 0.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 3.8g
Sódio: 41mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 115g, 1 dose ou a totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________





Comentários

  1. Fiquei curiosa com a cor da tua batata doce, a que compro aqui é sempre laranja por dentro!
    Nunca provei assim, mas ja fiz no forno e gostei, mas esta tua sugestão parece-me bem mais simples!! :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto , á muito que não compro
    Essas ficaram bem ao meu gosto

    ResponderEliminar
  3. Agora fiquei com a pulga atras da orelha por causa dessa batata doce no microondas! Eu de vez em quando faço batata normal no microondas, mas a batata doce nunca me ocorreu! Que bela ideia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Rindo muito com seu texto e suas fantasias ehehehe
    Eu simplesmente adoro batata doce!

    ResponderEliminar
  5. Eu faço muito batata doce mas assada... grelhada acho que nunca fiz!! Adoro :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro batatas grelhadas!! bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. ahahah avelã, o que eu me ri com essas tuas fantasias carnavalescas :-) Essa tua sugestão de batata doce abriu-me o apetite e olha que eu não sou de comprar batatas doces, talvez pelo facto de ter batata caseira todo o ano... Mas o tom tostadinho com que elas estão nas fotos, abre o apetite, parece-me um bom acompanhamento. Gosto!!!

    ResponderEliminar
  8. Avelã, o teu texto é hilariante. Eu fui fada e vianesa - uma pirosa!

    Quanto às batatas doces, esclarece-me.
    Quanto tempo no micro ondas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de batata doce, mas normalmente como nos purés ou assada. A tua sugestão ficou linda. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que receita maravilhosa!tenho que fazer

    ResponderEliminar
  11. Adoro batata doce.
    Obrigada pela sugestão
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro batata doce . Feita desta maneira , torna-se uma receita bem prática.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Nunca me mascarei de vaca, o unico animal que serviu de inspiração para fato de carnaval foi mesmo o gato. mascarei-me uma carrada de anos seguidos a gato :D
    mas disfarçes de vacas são tão fofinhos :)
    adorei a tua conquista :D até dei uma gargalhada :P acho que nunca vi ninguém mascarada de ninja! mas devias de estar o máximo (comprova-se pelo prémio!). Quem é que ficou em primeiro? porque para ultrapassar uma ninja deve ter sido uma coisa extraordinária.
    O teu irmão também tem bom olho para disfarces :P por acaso houve um ano que me mascarei à zombie, mas era um zombie estranho… passo a explicar. eu e as minhas amigas decidimos que o nosso fato de carnaval ia ser à zombie, mass eram zombies acorrentados ihih dava um programa qualquer na tv em que as pessoas andavam acorrentadas, e nós decidimos que era o máximo fazermos isso. então andávamos 5 zombies presas umas às outras com correntes nos pés :P
    ahh mas espera o meu melhor disfarce queres saber qual foi? ihih foi à Emma das Spice Girls :DD As 5 tontas que foram à zombies decidiram que também podiam ser as Spice e pronto. :P
    Agora batatas :) (um disfarce giro também devia de ser à batata frita :P e não dava muito trabalho!)
    Adoro batatas, sou muito batateira :P desde há muitos anos que a minha mãe assa batata doce no forno e é tão bom. Só me faz lembrar o inverno. Batata doce assada e castanhas mham mham:)
    quando comecei a ver os benefícios todos da batata doce comecei a experimentar a dita cuja noutras coisas sem ser assada. então a minha mãe quando cozia batatas “normais" começou a cozer batatas doces também. mas vou ser sincera, não consigo acompanhar uma refeição com batata doce. não é a mesma coisa, não te sei explicar. comer batata doce sozinha sim, adoro, mas a acompanhar outra comida qualquer dispenso (também pode ser do hábito).
    agora tenho um problema com receitas de microondas, é que o meu microondas só aguenta dois minutos a funcionar :P passados dois minutos chapéu, desliga-se. e depois tenho de estar à espera outros 5 minutos que ele volte a ligar. mas eu sou teimosa e vou experimentar a fazer. nem que vá a casa da minha vizinha usar o microondas :P
    P.S.: Ainda estás a tempo de te mascarar de múmia, que é um disfarce daqueles mesmo bons também, e não dá muita despesa :P

    ResponderEliminar
  14. E não gosto nada de batata-doe. Aponta aí, mais uma para a lista =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t