sexta-feira, 1 de maio de 2015

Bolo de Cacau com Banana no Microondas (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada)


Depois de fazer o Whole30 vi-me um bocado com um dilema. 
Gostei muito da parte do programa que insiste em comer comida verdadeira e não andar a tomar gato por lebre (fazendo batidos, bolinhos, etc). Acho que ajuda a construir uma certa «relação» com os alimentos e a apreciar as coisas como elas são e que as peças de fruta, por exemplo, são muito boas na sua forma natural - e que as pessoas que lhe têm algum rancor só o têm por serem saudáveis (se bem que isto é tudo relativo), o que deveria ser revertido.
No entanto, também não acho mal reinventar com os ingredientes e fazer bolinhos ou outras coisas saudáveis, até porque quando uma coisa do género corre bem é muito satisfatório e geralmente as pessoas gostam imenso dessas receitas - a título de exemplo, nunca tive tanto feedback como quando postei os soufflés de chocolate negro saudáveis (e eu sou uma esponja de feedback, adoro recebê-lo :P).
Acho que no fim o que prevalece é uma espécie de equilíbrio de ambas as partes - mantenho a estrutura das refeições, mantenho a essência do programa e faço umas invenções/experiências saudáveis de vez em quando. ´
Quando recebi uma adorável forminha da Ana Filipa Silva, tomei-o como um sinal do Universo para apoiar a decisão. Eu não a conheço, mas através do Facebook tenho sempre a oportunidade de ver os seus pratos perfeitos - sendo este bolo um excelente exemplo. Portanto tenho de fazer aqui um agradecimento - sem ti nunca teria comido o melhor bolinho de microondas de sempre. Fiquei muito feliz por receber a prenda :D A sério, muito obrigada!
(Isto já para não falar da quantidade de fotos deste bolinho, panquecas ou outras invenções maravilhosas da sua autoria que embelezam a secção de comentários da minha página! :D)
Entretanto, e no meio de bolinhos para dar o merecido uso à minha bela mini forma, vou tentando esforçar-me por não rebentar com o equilíbrio com esta maravilha :P




Bolo de Cacau no Microondas (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado da receita da «Ana Filipa Silva», no facebook
Para 1 bolinho

Ingredientes:
[  1 banana média
[  1 ovo 
[  2 colheres de sopa mal cheias de flocos de aveia (cerca de 10g)
[  1 colher de chá de cacau 
[  1 pitada de canela (opcional)
[  1 pitada de fermento

Preparação:
| Aquecer a banana aos pedaços no microondas durante 1 minuto.
| Num processador, liquidificadora ou com a varinha mágica, triturar bem todos os ingredientes (banana aquecida, ovo, aveia, cacau, canela e fermento).
| Colocar numa forminha (preferencialmente adorável) ou malga e levar ao microondas durante cerca de 1 minuto e 30 segundos.



(O bolinho das fotos foi feito com esta receita, mas sem o cacau. Com o cacau fica mais escurinho - e melhor, aconselho ;))
Este bolo é mesmo muito bom! Em primeiro lugar, a massa fica muito cremosa e fácil de passar e suja-se pouca loiça. Em segundo, o bolo despega-se da forma com muita facilidade. Em terceiro, ohmeudeus O SABOR. Tem um sabor muito agradável a cacau com um toque ligeiro a banana (mas não acho que saiba muito a banana, não é o clássico bolo que sabe a banana quente) e canela.
A textura também é muito boa, fofinha e agradável. Normalmente os bolos de microondas são secos e nojentos, mas este não - é o melhor que já fiz, absolutamente fantástico! O sabor é impressionante :) nunca pensei que pudesse ser assim TÃO bom. 
Eu sei o que é que estão a pensar - como é que não tínhamos acesso a esta maravilhosa receita antes de neste feriado (maravilhoso, feriado maravilhoso) a Avelã decidir praticar a sua boa ação mensal (não julguem, sou uma pessoa ocupada). 
#MovimentoAnaFilipaSilvaCriaUmaPaginadeFacebookePartilhaEssasDeliciasConnoscoFTW  
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 140g, 1 bolinho ou a totalidade da receita)
Energia: 176kcal
Proteínas: 8.1g
Hidratos de Carbono: 26.4g
-       Dos quais açúcares: 10.2g
Lípidos: 5.5g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 1.7g
Fibra: 3.6g
Sódio: 63mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 140g, 1 dose, 1 bolinho ou a totalidade da receita). Para o bolinho não conter glúten os produtos, principalmente a aveia, deverão ser certificados sem glúten. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

42 comentários:

  1. Muito bom e o facto de ser saudável ainda melhor! Agrada-me a ideia de sujar pouca louça!

    ResponderEliminar
  2. Uau, que especto delicioso! A receita é optima. Não é fácil encontrar um bolo de microondas de jeito ;D

    ResponderEliminar
  3. Olá! O que é o creme branco que colocou por cima? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iogurte! E foi o novo da Alpro, de coco. Por acaso foi a primeira vez que experimentei, estava cheia de curiosidade :P é muito bom!

      Eliminar
  4. Bolos assim grandes no micro-ondas nunca fiz , só de caneca.
    Este ficou lindo e com um interior delicioso
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não é grande, a forma é assim em feitio mas o tamanho é pequeno... cabia numa caneca :)

      Eliminar
  5. Que óptimo aspecto Avelã!!!! Vou confessar-te porque é que hoje não fiz este bolinho: em casa dos pais, não há microondas! Ah pois e como vim passar cá o fds prolongado não posso fazer. Mas vai ficar na "to-do-list" :p Beijinho

    ResponderEliminar
  6. "Normalmente os bolos de microondas são secos e nojentos" HAHAHA sim, infelizmente. Tô ansiosa pra provar! Se VOCÊ diz que é bom e que a textura é boa, quero mesmo ver. Qualquer dia faço. E, claro! :P, te mando foto :D

    Beijoooooo. ♥

    ResponderEliminar
  7. super fácil...e é um bolinho...que bom aspeto é ótimo mesmo para o lanche :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  8. Bom quando das experiências percebemos e encontramos o que em nós faz sentido e o fazer continuando caminho (re) criando de acordo com o que sentimos fazer melhor!
    Adoro como escreve, já o disse ... uma vez mais adorei ler a partilha.
    Este bolo indiscutivelmente adorei, tentador ... fotogénico e a mestra uma especialista.
    Quanto ao feedback, como compreendo e partilho a opinião, muito bom o receber.
    Faz um excelente trabalho e tão bem que o partilha.
    Muito grata e cá continuarei ... até porque os textos são contagiantes!

    ResponderEliminar
  9. Olá avelã,

    Adoro este bolo, porque é saudável e tem um aspecto delicioso!!! E essa cobertura é de??? Tenho de ir espreitar ao teu facebook, ando um pouquinho alheada daqui...
    Por acaso é engraçado, porque já experimentei vários bolos de caneca no microondas e até que ficam bons, mas a parte pior é o desprender-se da caneca... Normalmente tenho de comer directo da caneca porque não desprende com facilidade e até é giro tirá-lo para ser diferente e parece que este teu não tem esse problema!!!
    Seriamente a experimentar... Mais uma receita tua para a lista 'a experimentar' :-)

    Beijinhos grandes e boa semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É iogurte! O novo de coco da Alpro :) estou farto de o ver, estava muito curiosa :P é muito bom! É pena ter soja. E um monte de outras coisas. D:
      Eu já fiz vários (incluindo um que repeti à exaustão quando era mais pequena), mas normalmente ficam muito secos e estranhos, embora tenha encontrado algumas excepções que até estão aqui no blog :) e uma que não está e é bem capaz de ser UMA DAS MELHORES COISAS DE SEMPRE :P
      A sério? Eu nunca tive dificuldade em desenformar... Este é capaz de ter sido ajudado porque a forma é própria. E nem costumo untar nem nada... Costumas fazer isso? Pode ser que assim (se puseres um bocado de manteiga e farinha) dê... Também depende muito da massa, claro, esta é mais para o húmida e densa (e deliciosa!). E eu gosto de usar, mais do que uma caneca, um ramequim ou malguinha pequena, dá mais jeito e acho que fica mais giro :)
      Experimenta, vale a pena :D

      Eliminar
  10. Aiiii eu juro que deixo de cá vir!
    Deve ser excelente mesmo ai Deus

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Que aspeto delicioso!!! Comia já um belo bocado :P Ainda por cima, hoje não tive nenhuma sobremesa doce...
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Acabei de fazer pela primeira e devorei tudo num instante. Foi até o meu pré treino! ADOREI!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom :D Ainda bem que gostaste, fico contente por saber :D e o treino, correu bem com o combustível novo? ;)

      Eliminar
  13. Acabei de experimentar a receita! AMEI :D
    Obrigada por partilhares connosco, receitas tão deliciosas ;)

    ResponderEliminar
  14. Acabei de experimentar a receita! AMEI :D
    Obrigada por partilhares connosco, receitas tão deliciosas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelo comentário tão simpático! Ainda bem que gostaste :D

      Eliminar
  15. Fiz e gostei muito!
    O que mais eu poderia usar de cobertura?

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas preferidas são: iogurte/quark, chocolate negro derretido e beltsander brownie versão mais líquida (tenho a receita no blog). Mas também podes juntar fruta, mel e nozes e compota, por exemplo! :)
      Obrigada pelo comentário e ainda bem que gostaste ;)

      Eliminar
  16. Viva! alguma forma de substituir a banana nesta receita para uma alternativa mais low carb?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como a textura confia muito nesse ingrediente talvez o melhor fosse procurar uma receita inteiramente diferente... Dito isto, pode-se alterar de forma relativamente livre os ingredientes, o resultado final pode ser diferente mas delicioso na mesma! Tentaria com um pouco de manteiga de oleaginosa, puré de abóbora, até iogurte, com a consciência de que alterará significativamente a textura (mas soam todos bem!) e o sabor (talvez acrescentar algum tipo de adoçante nalgumas das opções fosse melhor) ;) e/ou (de de forma mais fiel ao 'original' no último caso), substituir a farinha por outra - de coco ou de frutos secos, por exemplo :)

      Eliminar
  17. qual o cacau que utiliza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do que tiver, já usei tanto puro da Valor como magro da marca do Continente, Espiga, etc. Qualquer um serve, basta ser cacau em pó :)

      Eliminar
    2. Obrigada :) E já agora adoro o blog e a partilha de receitas!!

      Eliminar
  18. O meu ficou 'tipo pudim' e já fiz duas vezes... tem alguma dica para dar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou demasiado mole ou a textura é que ficou assim estando o bolo consistente?
      Como o bolo é no microondas a textura é diferente da dos bolos de forno, menos fofa e mais húmida, quase tipo queijada... Mas talvez seja do tamanho dos ovos ou da banana. Uso ovos M e bananas não muito grandes, mudando o tamanho de um provavelmente altera-se a consistência.
      Aumentar a aveia até ao dobro também aproxima a textura à de um bolo normal! :)

      Eliminar
    2. O meu tb ficou meio enqueijado, não parece a textura do da foto :P tb já fiz 3 vezes e sai sempre igual... o sabor é bom, mas fica em textura de queijadinha... ;) talvez da próxima ponha mais aveia.

      Eliminar
    3. Como a medida (colheres de sopa) não é muito precisa talvez seja disso! De resto não sei, na vez da foto segui a receita certinha :P Pode ser de ter banana a mais, também, da forma ou do tempo no microondas :)

      Eliminar
  19. Amei o bolo! com certeza o melhor bolo de microondas que já fiz! Substitui a aveia por farinha de coco e deu super certo!
    coloquei um pouquinho de stévia para adoçar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Tenho de experimentar com farinha de coco, por acaso tenho-a e não é costume :)
      Obrigada pelo comentário :D

      Eliminar
  20. Eu hoje estou cheia da fome e acho que vou experimentar este bolo

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Experimentei a receita mas como não tinha cacau usei whey de chocolate. Muito bom!!
    Saboroso e saudável 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei com whey por ter receio de que ficasse seco, mas assim sendo acho que também vou experimentar! Obrigada pelo feedback :D

      Eliminar
  22. Também nao sou grande fan de bolos de microondas, fiz uma vez em casa. no restaurante fazemos uns excelentes mas usamos um siffon e só demora 40 segundos. Gostei da tua sugestão, bonita e equilibrada, e de certeza uma delicia!

    ResponderEliminar
  23. Muito bom aspeto..e a quantos graus no micro-ondas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo colocar na potência máxima. Não sei qual é exatamente, mas deve rondar os 900W ;)

      Eliminar
  24. Aprovadíssimo! Acabei de experimentar :)
    Tive de deixar estar mais tempo no microondas,mas ficou delicioso!
    Simples e prático! É assim que eu gosto :)
    Obrigada!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por saber! Também sou fã de coisas simples e práticas (vá-se lá saber porquê) :D

      Eu é que agradeço o comentário... E beijinhos :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...