quarta-feira, 8 de abril de 2015

Café Gelado Cremoso (Paleo, Whole30-Approved, Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan)




Quando era pequena tinha como costume tomar leite com cereais ao pequeno-almoço, como já falei por aqui (por ser um grande marco na minha vida, claro), e normalmente esse leite era sempre tomado com café e adoçante. 
Não sou particularmente fã de café, apesar de a minha família mais próxima morrer por um semi-frio de café ou uma meia de leite espumosa, e quando deixei de tomar leite não insisti em mantê-lo na minha alimentação, portanto o hábito perdeu-se (de qualquer maneira não me quero tornar dependente :P). 
Continuo a gostar do sabor nalgumas coisas, mas como não uso frequentemente tenho algum "medo" de, se tomar, não coneguir dormir... e por isso esta maravilhosa receita, aparentemente inofensiva, acabou por se tornar num enorme problema.
Estes "cafés gelados" (versão industrial) tornaram-se numa espécie de moda no ano passado, e estão por todos os cafés - a tentar enganar as pessoas dizendo "0 (graus)" e esperando que leiam "0 calorias". Pormenores à parte, estava à espera de uma coisa refrescante e deliciosa, nem que fosse só pela promissora embalagem adorável e sabores que soam bem como caramelo (tenho um fascínio por café com caramelo, e curiosamente nunca provei nenhum de jeito. #queremosmaisStarbucksemPortugal), mas foi uma desilusão - era granuloso e não cremoso, e o sabor também não era nada de mais. 
Como sobreviver a tal desgosto? Fazendo uma versão mil vezes melhor e mais saudável, que foi obviamente o que eu fiz logo a seguir e não um ano depois. 
E agora estou oficialmente viciada neste café gelado - tanto que acabei por o beber ao jantar, 2 ou 3 horas antes de ir para a cama. Consegui dormir à mesma, e acho que fui bem sucedida em não me tornar viciada em cafeína - em contrapartida, acho que estou viciada neste café gelado incrivelmente cremoso e saboroso. Mas acho que não vou desintoxicar tão cedo...







Café Gelado Cremoso
Para 1 copo

Ingredientes:
[  1 banana grande congelada (100g)
[  50g (2 colheres de sopa) de quark/iogurte ou 50ml (5 colheres de sopa) de creme de coco 
[  Café (a gosto) (cerca de 50ml)

Preparação:
| Num recipiente fundo, com a varinha mágica, numa liquidificadora ou num processador de alimentos, triturar a banana congelada com o quark/creme de coco até ficar bem cremoso.
| Adicionar aos poucos o café (frio), triturando continuamente até ficar novamente homogéneo.



Gosto. Imenso. Disto. Fica extremamente cremoso, espesso, a textura é perfeita... Levemente espumoso e muito suave. Sabe a café, basicamente, com um toque de banana (dependendo da quantidade de café que colocarem). Com os ingredientes também não podia ser mau... O coco não se nota.
Congelo a banana às rodelas, num recipiente de plástico que cubro posteriormente com película aderente ou um saco de plástico (para não ficar com gelo). Triturar com a varinha mágica é um bocado chato ao início, mas mesmo assim é rápido (e indolor).
A quantidade de café depende do quão forte ele é, e vai influenciar também a consistência, obviamente. Também vai variar conforme o gosto, eu gosto do sabor a café.
Eu vi a ideia na página de Facebook «Receitas da Gi» e pela espuma soube que tinha de fazer algo parecido :P tive de adaptar por os ingredientes estarem de fora para mim, acho que a consistência é bastante diferente, mas a essência está lá.
...Resumindo: é muito bom!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 220g, um copo)
Energia: 115kcal
Proteínas: 5.7g
Hidratos de Carbono: 24.7g
-       Dos quais açúcares: 14.0g
Lípidos: 0.4g
-      Dos quais hidrogenados: 0g
-      Dos quais saturados: 0g
Fibra: 2.6g
Sódio: 2 mg
     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 220g, 1 copo ou a totalidade da receita). Foi calculada com quark e não creme de coco. Para que o produto seja paleo e whole30-approved deverá ser feito com creme de coco. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

17 comentários:

  1. Fiquei curiosa quanto ao sabor desse café gelado! Mas pela cremosidade deve saber lindamente!

    ResponderEliminar
  2. Ummm que delicia¡¡¡ me lo apunto ahora mismo¡¡, besos

    ResponderEliminar
  3. A consistência dele é fantástica! Dá muita vontade de experimentar. E só pode ser bom realmente. Eu deixei de beber café, mesmo café, porque não me fazia nada bem. Mas gosto destas coisas com sabor a café. Nada de exageros. Desse por exemplo gostei e muito!!! É uma boa opção =)

    ResponderEliminar
  4. Creme de coco não é o mesmo que leite de coco pois não? Tenho de experimentar! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o creme é mais espesso... Diz mesmo «creme» na embalagem. É muito cremoso e mesmo bom :D
      (Admito que gosto de comer à colher :P)

      Eliminar
    2. Onde se vende o creme de coco?

      Eliminar
    3. Existe em praticamente todas as superfícies comerciais - pelo menos sei que há no continente, pingo doce e E. Leclerc. Existe em latas ou em pacotinhos de cartão, parecidos aos do leite achocolatado... Há várias marcas: kara, jerónimos, koala, marcas brancas... Em alternativa, se deixares o leite de coco (gordo e em lata) repousar no frigorífico sem tampa, o creme de coco acumula-se na parte de cima :)

      Eliminar
  5. eu adoro sabor a café :D e essa bebida parece me muito bem vou ter que experimentar vou vou.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Confesso que gosto muito muito de café e fico louca quando não bebo qualquer coisa com café todos os dias, mas esta sugestão parece-me deliciosa :) tem mesmo bom aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que tem um aspecto fabuloso, lá isso tem ... que delicia! O café assim fez-me lembrar, ainda que a consistência pouco tenha de semelhante, o refresco de café que os Verões faziam querer!
    Obrigada pela sugestão partilhada, adorei! E vou experimentar! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. E desta também não gosto, pois não gosto de nada que tenha café. Nem que seja só um bocadito =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá avelã...

    Pela junção dos ingredientes confesso que fiquei mesmo desejosa de saber a que sabe... A que sabe na realidade :-)
    Não se sente o sabor a banana? E o porquê de a banana ser congelada? Para se tornar frio? Não posso fazer com banana normal e depois meter no frigorífico depois de estar feito... Deve dar ao mesmo não? (podes já ter experimentado...)
    A sugestão com iogurte também me agrada... E agora vou-te perguntar uma coisinha (não leves a mal...) Excluir lacticínios da tua alimentação não te trará problemas? Não consomes todo e qualquer tipo de lacticinios sempre ou apenas enquanto estás nisto do whole 30? Só pergunto isto porque agora fiquei na dúvida com a tua afirmação... Os lacticinios estão na roda dos alimentos, fornecem-nos cálcio entre outras coisas que supostamente só os lacticinios nos poderão dar (digo eu - que percebo menos que tu)... Eu sou apologista de de ter moderação em relação aos lacticinios mas a sua erradicação deixa-me confusa sinceramente a nível nutricional...
    Quanto a esta sugestão, é mais uma para experimentar! Como todas as tuas receitas... Tenho um rol delas em espera que nem é bom!!!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :D
      É difícil de descrever o sabor do café, mas eu não diria que sabe muito a banana... O sabor principal é o do café, e apesar de o doce da banana estar lá não se sente concretamente :)
      Eu não faria com banana «normal... A banana (congelada) ganha volume (ar) e fica muito cremosa, semelhante a gelado. Por isso este café acaba por ser uma espécie de gelado mais líquido :) Fazer com a banana normal não é a mesma coisa, nunca experimentei mas tenho quase a certeza... A composição é diferente, a banana congelada é triturada e fica logo cremosa e a não-congelada fica tipo puré, depois ao ser refrigerada não «recupera» a cremosidade. Também dá, mas o resultado não será o mesmo :)
      Eu antes consumia alguns lacticínios, mas não muitos (queijo fresco batido, essencialmente). Leite já não bebia e iogurtes também quase nunca. O programa tem algum apoio «científico» e baseia-se em alguns pontos para a exclusão de lacticínios... até porque é suposto «descobrir» e identificar alergias ou intolerâncias, e o leite normalmente causa bastantes.
      Mais recentemente tem-se vindo a pensar que os lacticínios não fazem tão bem quanto se pensava, e a organização mundial de saúde até reduziu a dose recomendada. Está relacionado com o facto de não ser muito natural beber leite depois da infância (por esta razão também há muitos adultos intolerantes à lactose) e até a revelações (não definitavente certas ou absolutas, claro) segundo as quais os lacticínios provocavam osteoporose, em vez de a prevenirem (ainda há quem defenda o contrário, claro).
      De qualquer maneira, o cálcio não é exclusivo do leite - está também presente em vegetais de folha folha verde – os espinafres, por exemplo, têm bastante cálcio – ou noutras fontes (as sardinhas têm muito cálcio também! :)).
      A roda dos alimentos é sobrevalorizada :P

      Eliminar
    2. Obrigada pela explicação avelã :-)

      Nalgumas coisas concordo, noutra ainda tenho as minhas dúvidas, mas acho que é sempre assim!

      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  10. #queremosmaisStarbucksemPortugal xD Passo mal contigo!

    Olha esses ingredientes! Mas é claro que isso vai ficar bom! E olha como é cremoso... ♥.♥

    Nunca tomei café gelado. Ou cremoso. Também não sou tão fã de café (quanto acento nas últimas palavras! o.o), mas uso bastante em aulas chatas, quando quero acordar :P Mas não acho que influencie tanto a ponto de me manter sem sono a noite. Gosto muito de café com leite, bem doce (como tudo na minha vida :P).

    :*

    ResponderEliminar
  11. Adoro sabor a café. Parece-me que vou experimentar! :D

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Tão cremoso!!! ;)
    Adoro aroma a café.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...