Avançar para o conteúdo principal

Panquecas de Aveia e Centeio (Integral, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose, Saudável)


Quando era pequena pedi panquecas ao meu pai, e ele fez/descongelou algumas panquecas e partiu aos pedaços.
Com a minha fantástica cultura americana baseada em desenhos animados do momento, eu disse que tinha de ser com o molho vermelho que eles punham nos desenhos animados, que era obviamente maple syrup, o xarope que escorre de todos os montes de panquecas (ou pelo menos devia).
No entanto, eu era obviamente um génio incompreendido, e houve pelo meio uma qualquer falha de comunicação (que não foi de todo culpa minha, já que «Molho vermelho! Aquele molho vermelho! Dos desenhos animados!» não podia claramente ser mais explícito) que levou uma nova confusão (digo nova porque também há a história das nêsperas e dióspiros, mas essa fica para outro dia).
Agora peço-vos que por favor tentem adivinhar o que é que o meu pai se lembrou de deitar nas panquecas. A sério, tentem.
KETCHUP.




Detectem o girino escala panquecas




Panquecas de Aveia e Centeio com Mel (Integral, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose, Saudável)
Adaptado daqui
Para cerca de 12 panquecas

Ingredientes:

[  100g de farinha de aveia
[  130g de farinha de centeio (se preferirem podem substituir por mais farinha de aveia)
[  2 colheres de chá de fermento em pó
[  300ml de leite (vegetal ou outro)
[  2 colheres de sopa de mel
[  2 ovos L

Preparação:

| Juntar os ovos, o mel e o fermento e bater bem com uma vara de arames.
| Juntar alternadamente o leite e a farinha em 3 adições, peneirando a farinha.
| Aquecer uma frigideira anti-aderente e deitar nela, com uma concha, uma pequena porção de massa, rodando a frigideira para que fique com formato circular de panqueca.
| Quando estiver cozinhada por baixo e borbulhar em cima, virar e deixar cozinhar um pouco do outro lado.
| Retirar da frigideira.
| Repetir com a massa restante.




Adoro esta receita! Cheguei a fazê-las todos os dias, acordava mais cedo de propósito para as fazer para o pequeno-almoço (já que tenho um historial de me levantar mais cedo para fazer papas de aveia/waffles/panquecas/scones/crepioca)... São tãão boas e fofinhas!
São a minha receita básica de panquecas: simples, deliciosas e saem sempre bem. Têm um cheiro e um sabor característico que já me é familiar - é a versão actual dos sinais de fumo que todos os índios usavam para comunicar a chegada do fim-de-semana :P
É muito fácil virar e descolam bem da frigideira, ao contrário de outras receitas que experimentei só para ter o prazer de raspar massa da frigideira para a sanita. É a esta receita que devo não ter feito um desastre na minha primeira tentativa de panquecas, o que em ética de panquecas quer dizer que lhe devo a minha vida.
Com chocolate negro e maple syrup ficam muito boas, embora eu ache que até prefiro sem nada. Mel também é uma opção, mas não gosto muito. Cheguei a transportá-las como lanche e ficam tão boas como quando são acabadas de fazer, mesmo frias.
São também uma óptima alternativa aos bolos para atirar à cara de pessoas. Pela minha experiência de agitar panquecas ao vento para arrefecerem sem o prato ficar húmido posso dizer QUE pancake slap ainda vai ser uma tendência.
Já fiz só com farinha integral, metade integral e metade de centeio e desta maneira, e ficam sempre deliciosas. Curiosamente, acho que o sabor varia um bocado. O mel também vai alterando o sabor de forma subtil, usei vários e dá resultados ligeiramente diferentes em termos de sabor. Eu até dizia «mas são sempre deliciosas», mas acho que estou a insistir demais!
Mas são sempre deliciosas.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 panqueca)
Energia: 106kcal 
Proteínas: 4.1g
Hidratos de Carbono: 18.7g
-       Dos quais açúcares: 4.0g
Lípidos: 1.6g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 2.3g
Sódio: 26mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, aproximadamente 70g ou 1/12 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Adoro panquecas, as tuas ficaram tão altas e fofas!
    Adorei a história com o teu pai, o que me ri... homens!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com uma cor linda e tão perfeitinhas. Eu adoro panquecas, só tenho pena de não ter mais tempo para prepará-las ao pequeno almoço que é quando elas me sabem melhor.
    Ketchup nas panquecas?! Oh God, só provando mesmo, mas o teu pai até foi criativo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. IEI :D Desculpa, fico sempre contente quando experimentam receitas minhas, especialmente quando ficam com esse aspecto :D Parecem tão boas e fofinhas :D

    Pôr ketchup nas panquecas parece algo que o meu pai faria de facto :P Mas faz sentido: é americano e é vermelho :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. LOOOOL morri a rir! "Ai queres molho vermelho? Toma lá!" :P não podes censurar, tudo para te ver feliz eheheh

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto de panquecas ao pequeno-almoço!

    ResponderEliminar
  6. Estou contigo, panquecas remete logo para os desenhos animados! Aliás, os pequenos-almoços em geral sempre me deixaram intrigada, em piquena era nos desenhos animados e até aos 15 era nas novelas. Perguntava-me porque é que os outros tinham sempre mesas cheias de comidas deliciosas ao pequeno-almoço e eu, em minha casa limitava-me ao leite com cereais e sem ter a companhia da familia toda À mesa.
    Depois percebi que a minha realidade era a verdadeira realidade :p

    NÃO ACREDITO! KETCHUP? o teu pai é um máximo ahah
    Nunca provei maple syrup porque nunca me deu para comprar, já que por Portugal é um produto algo escasso. Optei mesmo por fazer os meus próprios molhos por falta de outros.
    Imagino o sabor das panquecas com o ketchup, é que por mais que eu gosto de ketchup não consigo acreditar que fique bom :p
    eu só provei panquecas lá para os 17 anos e feitas por mim! shame on me!

    Também já optei por levar panquecas para o lanche, é uma boa alternativa. E não tenho tanta gente a olhar para mim como quando levo alface e claras para comer ao lanche :p
    É uma receita tão simples que vou ter de fazer! ;)

    ResponderEliminar
  7. Avelã, avelã... O teu pai entrou para o top dos divertidos :-) Pôr ketchup nas panquecas é capaz de ser a versão mais hilariante que me deste a conhecer (não que queira experimentar, como é óbvio)!!!
    Essa tua receita parece-me muito boa... Tenho de comprar farinha de centeio e experimentar.
    As imagens estão como sempre... Apetitosas! E eu que cada vez mais gosto de panquecas... Só gosto é de lhes juntar fruta... Sempre com fruta!!!
    Quem me dera ter a tua força de vontade para me levantar e manhã para fazer uns pequenos-almoços deliciosos, mas a preguiça fala tão mais alto... Ui, ui!!!

    Beijinhos grandes avelã*** Continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Eu sou uma fã de panquecas assumida!! Sempre tive a sorte de o meu irmão mais velho adorar e sempre que estavamos sozinhos, saiam umas belas panquecas!! :)
    Adorei esta tua versão, mas sem ketchup obviamente!! :D

    ResponderEliminar
  9. Panquecas, de certeza? Não serão waffles disfarçados?


    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  10. Já me ri duas vezes!
    A primeira com o ketchup (eu ia dizer polpa de tomate! hehe) e a segunda com o pancake slap!
    Eu quero um slap desses :) mas abro bem a boca para ir lá parar!
    Muito boas e fofas, e nutritivas com essas farinhas, adoro panquecas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Rindo! (hahahahaha) ketchup! Genial seu pai! Eu estava esperando por molho de tomate mesmo. Ufa! hahaha

    Ai, panquecas são tão gostosas! Descobri recentemente e já tive que abandonar as danadas. Gostosas... não, deliciosas e saudáveis! Porém, gordas.

    E, sim, ótima alternativa aos bolos! Rapidinhas e deliciosas. Adorei sua ideia de agitar as panquecas pro prato não ficar úmido. Sempre fica.

    Já falei né? Adoro o detalhamento nutricional da porção que você bota no final! :)

    ResponderEliminar
  12. Adoro panquecas e as tuas estão com um aspeto de comer e chorar por mais. O toque do mel ficou perfeito.

    ResponderEliminar
  13. Ketchup!! Muito bom!! :)
    É a primeira vez que vi ao teu blog! Confesso que ainda não conhecia, mas gostei muito!!

    ResponderEliminar
  14. Pancake Slap....Adorei...Gulosa como sou não mei mportava nadinha... Vou experimentar esta receita :-)

    ResponderEliminar
  15. panquecas... perco-me por panquecas... e já estou a salivar!... ainda vou molhar o teclado com a baba!! hehehe :)

    ResponderEliminar
  16. Ficaram bem bonitas e perfeitinhas estas panquecas ;)
    Essa do ketchup nas panquecas... até deve ser bom, lol
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Olá Avelã! Vi agora este teu post sobre as panquecas já que, recentemente, publicaste fotografias no teu instagram.

    Gostava só de saber se há a possibilidade de triturar flocos de aveia e de centeio para substituir a farinha. Eu a de aveia consigo encontrar mas ainda não consegui encontrar de centeio, então gostava de saber se triturando bem os flocos até parecerem farinha dava para fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As farinhas de aveia e centeio são feitas precisamente dessa forma, triturando os cereais! Eu faço sempre em casa, até porque mesmo que se encontre já feita fica mais cara :) Também podes fazer as panquecas apenas com aveia, substituindo o centeio! Já fiz e resultou bem ;)

      Eliminar
  18. Avelã, algum substituto para a farinha de centeio? Tenho farinha de arroz, de milho, polvilho doce e azedo... Achas que dá alguma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alteração mais fiel à receita seria a utilização de mais farinha de aveia (ou seja, 230g no total), mas qualquer uma das outras farinhas que mencionaste resultam :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t