Avançar para o conteúdo principal

Fluff de Claras (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Os pacotes de um litro de claras têm, supostamente, 24h de validade depois de abertos.
Quando há uns tempos os comprava, o momento em que o abria era como o início de uma maratona (desfile, se preferirem) de ovos mexidos, bolos saudáveis, panquecas, papas de aveia, gelatina com claras, scones, pão de microondas, entre outras coisas. E ainda ficava um restinho que explica os cubos de claras congelados que ainda hoje passeiam alegremente no congelador.
(Esperemos que nunca tenha havido confusão, já que estão congelados em cuvetes de gelo)
E ainda é importante referir que quando me esquecia desta última parte, ficava o pacote de claras no frigorífico durante semanas dias até eu me decidir a deitá-lo fora.
Depois de ver um pacote de outra marca que dizia que depois de aberto se devia consumir em 72h, ler imensas teorias de conspiração sobre a indústria e ler fóruns sobre gente que bebe claras e deixa o pacote aberto durante 3 dias mas não nota nada, comecei a alargar o prazo também, e nunca tive problemas.
Estas horas extensivas de pesquisa vieram a revelar-se infrutíferas, já que encontrei uma receita com a qual é perfeitamente possível emborcar facilmente 1kg  de claras em 24h ou menos, ainda que partilhe.
E uns 3 pacotes por semana.
Mas isto num campo hipotético.
Claro ;)











Fluff de Claras (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 1 dose

Ingredientes:

[  100ml de claras de ovo (preferencialmente pasteurizadas)
[  1/3 de colher de chá de goma xantana 
[  1/2 colher de chá de stevia ou outro adoçante (opcional)
[  2/3 de colher de chá de um xarope doce* (ou a gosto)
[  50ml de água com gás fria, ou a gosto

Procedimento:

| Num recipiente grande, colocar as claras e a goma xantana. Bater com a batedeira elétrica.
| Quando a textura ficar espessa e cremosa, parar de bater e juntar o adoçante e xarope.
| Bater novamente até a mistura ficar homogénea. 
| Com a batedeira ligada, juntar aos poucos a água com gás.
| Verificar se a textura está perfeita. Se estiver demasiado espessa, acrescentar mais água com gás; se estiver demasiado líquida, acrescentar um pouco de goma xantana e bater novamente.

*Qualquer líquido que dê sabor serve: costumo usar xaropes de caramelo, morango, chocolate,etc , mas também fica bem com café, por exemplo.





Eu acho que esta é capaz de ser das minhas receitas preferidas... A textura é simplesmente deliciosa, muito cremosa e leve, e o sabor é subtil e maravilho(oo)so! Não é nada enjoativo - também não ponho muito xarope/adoçanto porque prefiro que não tenha um sabor muito intenso - e come-se perfeitamente durante um mês e meio todos os dias (and counting!).
A goma xantana não pode ser omitida, porque sem ela isto é basicamente claras batidas e não é lá muito comestível - tem uma textura areada, estranhamente sólida e desagradável. A goma é um espessante mágico que basicamente faz com que as coisas fiquem cremosas.
Como se incorpora muito ar nas claras fica muito volumoso e enche bastante.
Normalmente por cima ponho banana, às vezes granola, mas se vos apetecer algo mais pecaminoso podem juntar barras de chocolate aos pedaços, pepitas de chocolate, chocolate semi-derretido, mais xarope, bolachas aos pedacinhos, cereais de criança ou coisas do género e têm uma sobremesa normal (eufemismo) com um extra de proteína ;) Também gostava de experimentar com snickers versão saudável ou ursinhos com chocolate
Quanto a ingredientes, a goma xantana compro no Celeiro, os pacotes são uns cilindros. Custa à volta de 5 euros por 100g, mas como podem ver usa-se muito pouco de cada vez. Também se pode encomendar pela internet (myprotein, por exemplo).
As claras também compro lá ou na Makro, que estimo que por minha conta já tenha vendido uns 15kg de claras (eu avisei que estava viciada!).
Um truque que eu uso para saber quando juntar adoçante e xarope é ver quando as claras começam a subir pela batedeira e sujar tudo, mas se calhar é só a minha batedeira que é especial.
A receita já é relativamente popular, especialmente no Instagram. E eu sei que se chama «fluffy», mas faz-me impressão ser «fluffy» e não «fluff» (prefiro «fluff» :P), portanto continuo teimosamente a chamar-lhe assim à mesma.
Juro-vos que não há nada melhor depois de 10h fora de casa do que uma grande taça de fluff de morango (o meu preferido) :D
(Já experimentei com capuccino, com cerelac e com xarope de morango, chocolate, Bounty e  caramelo - os favoritos são o de morango e o de caramelo, por esta ordem. Por testar está o xarope de Mars, o de frutos vermelhos e o de framboesa.)

Editado: o xarope de mars não presta; o de frutos vermelhos é enjoativo; o de framboesa não experimentei; café ou uma meia de leite fazem O MELHOR FLUFF DE SEMPRE.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose média, o que em linguagem de fluff quer dizer gigante)
Energia: 42kcal 
Proteínas: 8.3g
Hidratos de Carbono: 0.8g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 0.0g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 0.8g
Sódio: 151mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, aproximadamente 175g ou a totalidade da receita). Refere-se a uma porção de receita feita com stevia e café (que por acaso até fica delicioso no fluff). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. Para que o produto não contenha glúten o xarope usado também não o pode conter.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Que receita maravilhosa! Estava a interrogar-me onde se compraria. ;)
    Com tantas claras, ainda me lembrei de pavlova, bolo de claras, torta de claras.

    ResponderEliminar
  2. Que sugestão legal!!! Uma forma mais saudável do que cair na tentação do pudim de claras, cheeeeio de açúcar!!! rsrs
    Beijos e um lindo final de semana pra você! =)

    ResponderEliminar
  3. Bem: falas do meu "vício" pela loja americana,mas aqui estás tu a fazer-me inveja,pois cá não há lojas Celeiro e nunca tinha ouvido sequer falar em xantana ( o que aprendemos por aqui!!!). Adorei o aspeto destes "fluff" , fazem-me lembrar pavlova ( que nunca me dá certo,rsrs).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Olá Avelã,

    obrigada pelas palavras no blog, acho que nunca me ri tanto com um comentário como o teu, obrigada:)
    Que boa sugestão, sabes nunca usei este tipo de claras, já vi no hiper à venda, inclusive existe um armazém com venda ao público de gemas, claras e ovos em "pacote" mas nunca me decidi comprar, ando curiosa com esta tua sugestão.
    Ficaram suaves e fofas e com um aspecto guloso e saudável claro que a segunda imagem já me atiçou a gula, adoro!!


    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Meu deus, estou a ver que fazes isso de todas as formas e feitios :p isso já está a muito na minha lista para fazer, e por acaso até encontrei cá no porto um lugar que vende a goma ao kg, o que me pareceu pois podia comprar muito pouco para experimentar xD
    Isso dos pacotes de claras, faço o mesmo..deixo aberto uns 3-4 dias e nunca me aconteceu nada haha xD em 24h consumir aquilo tudo é tipo uau! xD

    ResponderEliminar
  6. Acho que esta é a receita perfeita! Para além de que os macros assentam que nem uma luva! Esses xaropes compras onde? Que não tenham muito açúcar e aquelas tralhas todas!
    Aiii vou já às compras lol
    Eu comprava sempre os pacotes pequenos de claras e deixava aberto 48h. Como nunca aconteceu nada, agora compro os grandes e vou aumentando o prazo. Nunca notei que se estraguassem nem nunca fiquei com nenhuma gastroenterite por isso... ;)

    ResponderEliminar
  7. É uma boa forma, deliciosa e saudável, por sinal, de aproveitar as claras. Eu também costumo congelar e mantenho-as congeladas durante meses. Na hora de usar estão sempre boas. ;)
    Gostei desta sugestão. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Isto parece mesmo suspiros! Mas depois mexido fica a parecer farófias... e gosto tanto de uma coisa como de outra :P
    Nunca tinha ouvido falar disto, parece-me comida de astronauta ou pelo menos vinda de outro planeta :P Mas ainda assim, perigosamente tentadora!
    Ai se eu agora fico viciada nestas coisas também? :P Lá vou eu juntar-me a ti e fundamos uma associação dos consumidores compulsivos de claras. E olha que para isso nem precisavam de provar e gostar do fluff, chegava a minha paixão pelas farófias :P

    ResponderEliminar
  9. Adorei a sugestão, nunca comprei as claras em pacote.

    ResponderEliminar
  10. Avela, nao sejas maldosa!!! Depois desta chuva de imagens provocadoras vou mesmo fazer!!!!!!!! :D :D :D JESUS!!! iihihihi ja tinha lido o post no movel, mas aqui no portatil é outro niveeel! :D

    ResponderEliminar
  11. Achei esta receita espectacular, muito versátil! Nunca comprei claras em pacote, nunca vi à venda mas agora vou procurar :)
    Beijinhos e uma boa semana para ti :)
    Vanda

    ResponderEliminar
  12. Parecem nuvens de tão fofas :) nunca usei este tipo de claras.
    Em casa é só ovinhos caseirinhos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá avelã,

    Só pelas imagens e pelas variadas versões que mostras, esse fluff de claras parece divinal, parece ser assim uma coisa fofinha, fofinha que se derrete na boca :-)

    Nunca tinha ouvido falar no ingrediente goma xantana... Isto aqui neste estaminé aprende-se cada coisa :-)
    Muito bem avelã, isso abre mesmo o apetite!

    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
  14. ai que delicia! as tuas receitas são sempre de babar!!

    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Avelãããa não imaginas as saudades que tinha! Voltei finalmente :)
    Adorei este post, super divertido de se ler e claro... aspecto delicioso!!!
    Não sei se te lembras mas eu vim para Itália este ano, por isso agora não há cá batedeira, ralador de legumes, NEM FORNO!!!! Por isso a minha alimentação anda um bocado monótona (esse foi também um dos motivos que me fez parar de escrever!

    Mas aqui estou, cheia de vontade de me voltar a ctualizar aqui na blogosfera

    Beijinhos,
    Di

    ResponderEliminar
  16. Ahah tão eu! Tinha que fazer uma lista de receitas que queria fazer com as claras para não se estragarem..ainda que acabasse por fazer sempre as mesmas coisas..omeletes, panquecas, bolinhos e quiches, tudo em tamanho XL
    Quando descobri que podiam estar abertas mais tempo foi uma enorme alegria :p mas ainda não fui capaz de deixar mais de 2 dias aberto, penso sempre que se podem estragar e fico a chorar o dinheiro :p
    Tenho MUITA pena de não conseguir comprar pacotes de claras, viver no fim do mundo não é engraçado :p Tenho mesmo de recorrer aos ovos normais e quase deixar a minha família com colesterol com tanta gema que lhes deixo para comer ahah

    Anda tudo louco com esses fluffs, já estou mesmo a ver o celeiro a esgotar essa goma xantana daqui a uns tempos, tal como quando se descobriu que havia lá os pacotes de claras :p
    E já estou mesmo a ver que esse esgotamento vai sobrar para mim, só vou ao celeiro daqui a uns meses, com muita pena minha, ando mortinha para experimentar isto :/
    Esses toppings estão qualquer coisa de brutal, dá vontade de comer todos :D

    ResponderEliminar
  17. Num campo verdadeiramente hipotético (ou não!) isso marchava tudo num instante!

    ResponderEliminar
  18. Olá! Nomeei-te para uma brincadeirinha! :) Desculpa mas foste logo a primeira pessoa em quem pensei! :) Podes ver tudo aqui: http://saboresexperienciaseaventuras.blogspot.pt/2014/10/liebster-award.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. quando comprava claras também andava sempre nessa correria! mas realmente também me apercebia que muitas pessoas não ligavam a isso :/ ainda não experimentei o fluff mas vou guardar nos favoritos a tua versão para testar quando tiver a goma xantana ;) *

    ResponderEliminar
  20. Sabes o que fica maravilhos com essas claras??? Whey de sabor que prefiras misturado com iogurte natural/soja/grego! Eu desde que descobri isto não quero mais nada!!!

    Filipa Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já experimentei fazer com whey uma vez, mas assim sendo qualquer dia dou outra oportunidade à mistura :D

      Eliminar
  21. Ahaha cá por casa é tal e qual com os pacotes de claras... ficava em brasa até o gastar . Agora já os deixo viver mais uns dias no frigorífico. Fiquei curiosa com esta receita. Mais uma para a lista!

    ResponderEliminar
  22. Olá :)
    Obrigada pela partilha. Tenho uma questão, a agua com gás serve para quê? Tem que ser com gás?
    Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      A água com gás serve para não deixar o fluff tão espesso, e o gás é importante porque ajuda na textura. No entanto, por vezes substituo por outras coisas - quando uso café, por exemplo, isso já chega para diluir suficientemente as claras - por isso não é imprescindível :)
      Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t