Avançar para o conteúdo principal

Farinha de Coco e Leite ou Creme de Coco (Com 2 Ingredientes) (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose)



Raras vezes como alimentos com sabor a coco. Iogurtes sólidos / líquidos, barras, sumos,... Não só porque, no geral, não uso produtos aromatizados artificialmente, mas também porque acho que, principalmente em iogurtes adoçados, o coco fica com um sabor estranho e não gosto muito (isso inclui coco ralado). No entanto, acho que a minha família traz nos genes uma certa adoração por coco, isto porque há muita gente que adora. Apesar de gostar do sabor do leite de coco e do coco ralado em alguns doces, por exemplo, achava que essa adoração hereditária pelo sabor puro do coco tinha saltado uma geração. Até esta semana. 
O coco fresco tem um sabor óptimo e é muito saudável, apesar de uma experiência de infância traumática em que demorei meia hora a mastigá-lo. É incomparavelmente melhor do que coco ralado!
A indiscutivelmente melhor parte desta receita é partir o coco à martelada. A sério, é incrivelmente divertido. Bem mais do que deveria ser.
E, claro, ficar com 100g de farinha de coco e 400ml de leite de coco por 80 cêntimos, quando dizer que a farinha de coco é cara é um eufemismo, não é muito mau. 

Mas continuo a preferir a parte de partir o coco à machadada.

 Leite de coco




Farinha de coco:



Creme de Coco (já muito espesso):


Farinha de Coco e Leite ou Creme de Coco
Adaptado daqui
Para aproximadamente 100g de farinha de coco e 400ml de leite de coco ou 100g de farinha de coco e 100ml de creme de coco

Ingredientes:
[  1 coco
[  420ml de água (pode-se substituir parte pela água do coco)

Preparação:

| Partir o coco com um martelo (bater-lhe com um martelo e ir rodando até partir a meio).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos (isto é para retirar a casca mais dura).
| Deixar arrefecer ligeiramente e retirar a casca. 
| Com um descascador de batatas ou uma faca, retirar a pele do coco (castanha, mais fina).
| Partir o miolo aos bocados e, num copo medidor, juntar a água (se necessário, processar metade de cada vez). Passar com a varinha mágica ou liquidificadora.
| Passar muito bem até ficar um líquido branco com alguns «flocos» finos.
| Embrulhar a mistura num pano fino (para coar) e espremer muito bem para um recipiente.
| Levar a polpa que fica no pano (espremida, com pouca água), bem espalhada num tabuleiro com papel vegetal, ao forno pré-aquecido a 90 graus durante 2 a 3 horas. Isto é a farinha de coco. Tem de secar bem, senão fica húmida.
| Colocar o líquido que sobrou num recipiente. É o leite de coco. Tal como os de lata, passado algum tempo o soro separar-se-á do resto (à temperatura ambiente, de preferência). Nessa altura pode-se misturar, ficando novamente com leite de coco, ou retirar o creme de coco que se forma à superfície e descartar o soro.




Gostei imenso da experiência e vou repetir. Uma liquidificadora tornaria o trabalho bastante mais fácil, mas a varinha mágica também resulta bem. A receita pode ser duplicada, mas dá mais trabalho, especialmente se for feita com a varinha mágica.
O leite de coco é muito melhor que o de compra. Não gosto do sabor do de compra (em si) e acho impensável bebê-lo, mas este tem um sabor muito bom e é agradável, mesmo sem nada! O creme de coco é mais concentrado e muito saboroso, com um travo amargo delicioso. A farinha de coco é o meu produto preferido destes, porque dispenso ter de comprá-la e funciona muito bem. Já fiz uma experiência com ela e correu maravilhosamente bem, agora tenho de fazer mais para outras receitas...
Não posso calcular a informação nutricional porque é-me impossível saber que partes ficam em cada subproduto. Os valores da farinha devem ser semelhantes aos usuais, mas o leite é menos diluído e portanto deve ser mais rico, especialmente em gorduras, e ter uma maior densidade energética (assim como o creme). 


Comentários

  1. Muito interessante! Esse leite é para beber? Eu costumo é utilizar no caril...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, pode-se beber... Tem um sabor muito natural a coco, eu pelo menos gostei! Mas também dá para outras coisas, como por exemplo substituir o leite de coco de venda nas receitas de bolos, cremes, tartes,... ou caril, como dizes :)

      Eliminar
  2. Aprende-se sempre muito contigo.
    Nunca provei, mas fiquei curiosa

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Avelã, avelã:)

    estou agora curiosa com esta tua sugestão, isto porque quero fazer umas cookies em que na receita pede óleo de coco sólido que fica com a consistência do teu creme de coco, em casa tenho óleo de coco e colocando no frio ele fica sólido mas não me chega a quantidade que tenho e não vou ter oportunidade durante a semana de ir comprar, achas que substitui?
    Adorei, adorei, e a primeira vez que parti um coco quase que martelava um dedo:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      Infelizmente não é bem a mesma coisa. O óleo de coco é puro, enquanto que este creme não é constituído apenas por óleo (apesar de a percentagem ser muito elevada). Eu também tenho óleo de coco (pena não te poder mandar um bocadinho por e-mail :P) e não é lá muito parecido, porque o óleo é bastante mais rígido e denso.
      Maas dependendo da receita até pode ser que funcione. Eu às vezes substituo óleo (até de coco) por creme ou iogurte e resulta. Mas não me quero pôr a adivinhar :P
      Por acaso estou em fase de experimentação com o óleo, posso dizer como o estou a tentar fazer e pode ser que dê certo para ti :) Simplesmente deixei o leite durante mais tempo à temperatura ambiente. Supostamente formam-se bolhas e o óleo começa a separar-se, após o que se pode pôr no frigorífico para endurecer e tirar. Eu não consegui por este processo (nalguns sites que consultei li que era suposto demorar até 2 dias), agora estou a ver se o soro vai saindo aos poucos (está a ficar cada vez mais denso, portanto cada vez tem mais hipóteses de funcionar para a tua receita), e para "apressar" vou tentar pôr o frasco numa panela com água quente, a ver se acontece alguma coisa.
      Se finalmente der óleo (estou confiante que sim!) não vai ser muuito, mas também não estava à espera de encher um frasco e nem que desse 10ml (estou a exagerar, claro que também não é assim tão pouco) era lucrativo à mesma :P Só estou a dizer porque pode não ser suficiente para o que queres.
      Espero ter ajudado! Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Olá Avelã,

      obrigada pelo esclarecimento, pois também pensei que não funcionasse mas como a textura é muito parecida fiquei curiosa e sempre era mais em conta pois eu pago por 350 ml de óleo de coco 15,00 euros, imagina quanto não poupava:)
      Mas vou experimentar substituir por iogurte grego que é bem mais cremoso ou então por Crisco.
      Obrigada, depois digo te como correu a experiência.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Espectáculo! Hei-de experimentar :)

    Especialmente, pela parte de dar marretadas no coco eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro côco, gosto imenso de bolos e sobremesas com côco! Mas acho que só como côco fresco uma vez!
    Tenho que comprar e fazer esta experiência!! Gostei da explicação toda :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. woooww adorei o teu post!! és bué corajosa :P já tive para comprar côco imensas vezes, mas fico com medo de não dar conta do recado, acho que depois deste post tenho mesmo de experimentar :P Olha e digo-te mais, vai espreitar o meu blogue porque começámos a semana super em sintonia ;) beijinhos avelã!! aahhh e que tal de batata doce?? já a provaste?

    ResponderEliminar
  7. woooww adorei o teu post!! és bué corajosa :P já tive para comprar côco imensas vezes, mas fico com medo de não dar conta do recado, acho que depois deste post tenho mesmo de experimentar :P Olha e digo-te mais, vai espreitar o meu blogue amanhã porque começámos a semana super em sintonia ;) beijinhos avelã!! aahhh e que tal de batata doce?? já a provaste?

    ResponderEliminar
  8. Achei imensa graça ao post, eu adoro usar coco ralado, elite de coco, etc nas receitas mas iogurtes e assim só se forem caseiros.
    E excelente dica, porque realmente a farinha de coco é caríssima e assim é muito mais em conta!

    ResponderEliminar
  9. Que giro o teu post, adoro a parte da martelada!
    E sim, é divertido fazer leite de coco em casa e muito melhor que o de compra.
    Eu adoro coco, sou mesmo viciada naquelas raspinhas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. O meu gosto por côco é também recente... e muito medido! :)
    Achei esta sugestão mesmo muito interessante, pois normalmente tudo o que leva côco é demasiado gordo e com muito do que não nos interessa ingerir!
    Eu nunca parti um côco, mas aposto que volto a ser criança no dia em que o fizer!!! :)

    ResponderEliminar
  11. confesso que era daquelas pessoas que detestava coco(só gostava dos iogurtes de coco) :o
    e por loucura, ao ano passado voltei a experimentar e devo dizer que adorei! Contudo o leite de coco ainda não me chama a atenção, porque também ao ano passado experimentei um caril de coco e não me agradou :(

    ResponderEliminar
  12. Que post tão interessante, adorei e vou levar a receita pois vou aproveitar uns dias que vou estar de ferias e vou experimentar
    Beijokas

    ResponderEliminar
  13. Não sei se gosto de de coco! Depende muito das coisas! Odeio iogurtes de coco, por exemplo! Mas polvilhado por cima gosto. Aquele coco ralado que se compra tem açúcar?
    Andar à marretada ao coco não deve ser tarefa fácil mas parece-me muito divertido ahahah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o coco ralado de compra não costuma ter açúcar. Só mesmo coco. Mas sei que nos EUA, por exemplo, têm muitos adoçados. Aqui acho que nem há...
      Sim, é mesmo giro :) (e fiquei super orgulhosa porque o meu pai costumava fazer um espalhafato enorme... sou mesmo talentosa ;)

      Eliminar
  14. O sabor do leite de coco em casa e mil vezes melhor!!! Adoroo. Antes fazia c alguma frequencia. Adorei os teus fraquinhos :)

    ResponderEliminar
  15. Que belo aspecto :)

    Vem participar no meu passatempo http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/2014/04/parceria-passatempo-beartes.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t