Avançar para o conteúdo principal

Papas de Aveia com Claras, As Papas de Aveia Perfeitas (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)


Já falei de papas de aveia por aqui, mas falar de papas de aveia nunca é demais.
Quando faço papas de aveia, uso flocos bastante grandes porque é mesmo como gosto mais (há muita gente que prefere flocos muito finos, e até que passa com varinha mágica depois de os cozer, é uma questão de preferência).
Faço com leite suficiente, pois gosto que os flocos fiquem brilhantes, mas nunca demais, porque também não gosto que estejam a boiar num monte de leite (acredito que haja gente que prefira assim, mas eu gosto mais dos flocos mais soltinhos) e porque fica ridiculamente cremoso.
Tapo a malga com um pano enquanto arrefece para que o calor fique mais uniformemente distribuído.
Apenas uso leite (de soja ou não) e flocos de aveia, porque o sabor da aveia é mesmo bom e, se acrescentar alguma coisa, estraga o seu sabor natural que é mesmo agradável.
Se acrescento claras, deixo arrefecer bastante antes de as juntar, porque se não o fizer as claras cozem e não fica a delícia espumosa que é suposto ficar.
Deixo sempre algum leite por absorver antes de deitar as claras, porque dessa maneira não fica seco e as claras misturam-se melhor.
Não bato as claras demasiado, para que fique parecido com espuma, nem de menos, para que não fique pegajoso e estranho.
Uso sempre pelo menos uma razão de 1 para 2, quando faço no fogão, onde a aveia absorve imenso, ou de 1 para 3/2, no microondas, onde absorve menos.
Se faço no microondas, utilizo uma potência muito baixa, para cozinhar devagar, e só retiro a malga depois de estar no microondas desligado uns minutos, para que não seja uma enorme alteração de temperatura.
E vale completamente a pena.

(A título de curiosidade, uma das minhas ideias geniais para nome de blog era «A-veia do meu coração»)





Papas de aveia com claras
Para 1 dose

Ingredientes:
[  50g de aveia em flocos (prefiro os grossos, costumo usar do Lidl; poderá ser certificada sem glúten)
[  300ml de leite de vaca magro ou vegetal (para ficar sem lactose; aconselho um que não tenha um sabor tão forte como o de soja: de arroz ou amêndoa, por exemplo)
[  1 a 3 claras de ovo 
[ Toppings/Adições a gosto (fruta fresca, fruta desidratada, frutos secos, cacau, coco ralado, chocolate,...) (opcional)

Preparação:
| Ferver o leite numa panela. 
| Adicionar a aveia e baixar o lume. Deixar absorver bem, mexendo.
| Bater as claras com a batedeira elétrica ou com um garfo (sendo que este último demora bastante mais tempo) até ficarem brancas, espumosas e aumentarem de volume (mas muito longe de estarem em castelo; bastam cerca de 20 segundos na velocidade máxima da batedeira).
| Quando a aveia estiver já cremosa e com pouco leite, mas não sem nenhum, retirar do lume e deixar arrefecer um pouco, mexendo sempre. 
| Envolver as claras rapidamente.
| Levar a lume brando, sem deixar de mexer, durante pouco tempo, até as claras cozinharem suficientemente e a aveia absorver um pouco as claras e ficar mais cremosa, com a consistência desejada.
| Cobrir com toppings, se desejado.



As fotografias não lhe fazem justiça de todo... A textura é perfeita, parece uma nuvem, o sabor é leve, o cheiro é delicioso... Apenas tem aveia, leite e claras, é muito simples, equilibrado e delicioso... É das minhas coisas preferidas, só para dar uma ideia cheguei a levantar-me todos os dias meia hora mais cedo para as fazer! É muito simples, mas tive de fazer várias tentativas até chegar a este resultado perfeito com a proporção ideal de aveia, leite e claras (com demasiadas claras sabe mal e o que acontece com os outros é óbvio), com o leite tão cremoso que apetece lamber o tacho, com claras que não estejam cozidas e aos bocados (já me aconteceu antes disto), com a aveia bem cozida, mas não demais, com a textura ideal, sem um sabor estranho, sem que as claras dêem um resultado seco e com as claras batidas apenas na medida certa. 
Já fiz isto mais vezes do que qualquer outra receita!
A sério, experimentem, é delicioso! (Agora que estive a rever a experiência estou a ponderar seriamente fazê-las hoje para o lanche...)

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional 
Energia: 299 kcal (não é uma estratégia de marketing, deu-me mesmo isto!)
Proteínas: 17.2g
Hidratos de Carbono: 71.9g
-       Dos quais açúcares: 15,6g
Lípidos: 7.7g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
Fibra: 9.5g
Sódio: 50.1mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde à totalidade da receita, o que é uma dose bastante generosa, sem ingredientes opcionais e com 1 clara). Inclui leite de vaca magro. Para não ter glúten a aveia deverá ser certificada como tal. A informação está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Nunca gostei deste tipo de papas, mas reconheço que parecem bem apetitosas!

    ResponderEliminar
  2. Ah, as ricas papas de aveia ♥
    nem acredito que ainda não experimentei com as claras é que pelas fotos a textura fica bem mais cremosa que as que faço! Tenho mesmo de fazer, ainda por cima agora com a receita aqui é só seguir os teus passos e não tenho de inventar nada :p
    Infelizmente acho que ainda não vai ser esta semana porque hoje fui às compras e as claras de ovo em pacote estão esgotadas no jumbo e celeiro aqui por Coimbra :(

    ResponderEliminar
  3. Em tempos foram o meu pequeno-almoço, depois troquei por tapioca e agora que o tempo é menos já não é nenhuma destas sugestões.
    Nunca coloquei claras mas parece-me uma boa ideia, ficaram cremosas tal como eu gosto e com muito bom aspecto, uma delicia e tão reconfortante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Avelã

    Ficou com excelente aspeto. Tenho consciência que são muito saudáveis... mas fazem-se de muito em muito tempo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro papas de aveia, mas gosto de lhes colocar baunilha, canela ou outras especiarias.
    E fruta, muita fruta!!
    Com claras nunca provei, mas deve ser como uma nuvem de tão fofa :)
    Gosto muito de A-veia do meu coração.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi, mas gostei do aspecto cremoso, e deve ser uma forma saudável de começar o dia cheio de energia!

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Nunca comi papas de aveia e não sei porquê mas também não me seduzem ;-) acho que tem mesmo a ver por serem papas e eu não vou lá muito com papas nenhumas ehehhe
    No entanto gostei muito da ideia do creme de tâmaras, fico á espera de mais recitas para utilizar o creme
    Beijokas

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Já vi receitas em revistas e blogues de papas e aveia, várias versões, mas não sei porquê nunca me dediquei a isso... E eu gosto de papas, mas já agora... Isso acompanha com quê? Sozinho? Com fruta? Como é que é para ser servido?

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Com alguma parcialidade por ser fã assumida de papas de aveia, aqui vai a resposta...
      Eu gosto mais de comer as papas de aveia sem nada (só aveia e leite), porque gosto do sabor, mas assim não é doce nem tem um sabor muito forte; no entanto, acho que a maior parte das pessoas gosta mais das papas de aveia com sabores. Podes juntar basicamente tudo o que quiseres; fruta, sementes, manteiga de amendoim, chocolate, cacau, coco, pepitas,... praticamente tudo. Até podes usar, por exemplo, metade leite e metade sumo de laranja :) Todos estes ingredientes podem ser adicionados no fim, como toppings, ou antes, enquanto ainda está no fogão. Às vezes até ponho algum cerelac antes de deitar a aveia, quando o leite está a ferver!
      Geralmente, se não se adicionar nada, é melhor usar flocos maiores, para não ficar a parecer uma papa desenxabida, mas há muita gente que gosta de flocos mais finos e que até passa com a varinha mágica no fim de estar cozido :)
      Podes também usar flocos de centeio ou trigo e fazer papas de centeio/trigo, a marca de flocos de aveia que gosto mais de usar é a cimarron. Em vez de leite podes usar água (mas nunca experimentei, julgo que será melhor com leite).
      Há até gente que serve com leite ou natas por cima, por exemplo :)
      Espero ter ajudado :)

      Eliminar
  9. Olá Avelã!
    Há muito tempo que ando para experimentar papas de aveias com claras...e amanhã, que o Domingo promete ser mais calmo porque 2ª não trabalho e estou a tentar ser MUITO saudável outra vez, será o dia :) Vou seguir a tua receita...e depois conto como correu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Avelã!
    Gosto muito de mingau de aveia, mas somente ele e o leite com canela em cima... huummmm...
    Já com as claras acho que não gostaria do gosto, embora a textura pareça maravilhosa.
    Abraços e feliz semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t