Avançar para o conteúdo principal

Trufas de Manteiga de Amendoim com Chocolate Negro (Vegan, Sem Lactose)


Eu adoro manteiga de amendoim.
Da primeira vez que comprei (influências americanas...) achei estranho. As minhas expectativas dos desenhos animados com sanduíches de manteiga de amendoim (e doce) foram defraudadas... estava à espera de uma coisa mais doce, mais cremosa e mais perfeita. 
Que inocência.
Fiz muffins de manteiga de amendoim que fizeram parte do desastre dos muffins.
Fiz manteiga de amendoim com a varinha mágica e enchi a casa de amendoim.
...
Quando voltei a comprar estava em Espanha. Quis porque tencionava fazer uma receita mas também porque havia manteiga de amendoim que tinha na capa um amendoim com olhos.
Um amendoim com olhos a jogar baseball.
Um amendoim com olhos a jogar baseball chamado Capitán Maní.
(Estão com inveja, eu sei.)
Para comprar a manteiga de amendoim, fui a 5 ou 6 sítios, incluindo supermercados e hipermercados. Fui ao Super Cor, onde pude fazer figura de idiota a perguntar por «manteca de cacachuete», «manteca de maní», «crema de cacachuete», «crema de maní» e por fim, no desespero, «manteiga de amendoim».
...Fui redireccionada para a Nutella.
Deve ser uma estratégia de marketing para agradar aos clientes que não encontram o que queriam... 
Acabei por encontrar :D
Não sei se da primeira vez que comprei ela estava estragada. Não sei se as minhas papilas gustativas eram antiquadas. Só sei que a manteiga de amendoim é uma das 7 maravilhas do mundo.

(Nas outras estão incluídos chocolate 99%, papas de aveia com claras, Snickers, entre outros).









Trufas de Manteiga de Amendoim e Chocolate Negro (Vegan, Sem Lactose)
Para 35 trufas*
Adaptado daqui

Ingredientes:

[ 250g de manteiga de amendoim cremosa natural (pode ser só cremosa ou low fat)
[ 60g de manteiga sem sal (pode ser um substituto vegan)
[ 1/4 de colher de chá de extrato de baunilha
[ 130g de açúcar em pó (ou mais, se necessário)
[ 140g de chocolate negro (pode ser usado chocolate vegan)

Preparação:

| Aquecer a manteiga de amendoim com a manteiga no microondas durante cerca de um minuto, mexendo de 15 em 15 segundos.
| Juntar o extrato de baunilha.
|  Mudar para um recipiente e juntar o açúcar em pó. Se necessário, juntar mais açúcar; a mistura tem de estar moldável.
|  Fazer bolinhas (não muito grandes) e pô-las num tabuleiro forrado com papel vegetal.
|  Levar ao frigorífico para endurecer (têm de estar bem duro, para não derreter; pelo menos 2 horas).
|  Derreter o chocolate em banho maria.
|  Mergulhar as bolinhas no chocolate e pôr no tabuleiro  de novo.
|  Levar ao frigorífico por pelo menos 2 horas.

*As da imagem são maiores porque fiz apenas 25, mas acho que ficavam muito melhores com estas quantidades, já que ficaram grandes demais. É suposto serem pequenas, dá mais jeito e ficam melhores. Acho que 35 é a quantidade ideal.



Eu gostei muito destas trufas, achei muito parecidas a peanut butter cups (quem tiver provado provavelmente gostará mais do sabor... Quem não gostar muito de manteiga de amendoim ou peanut butter cups pode achar estranho). A parte de dentro fica bastante doce, porque é preciso algum açúcar em pó para moldar, mas se forem pequenas não há problema. Fica um contraste agradável entre o chocolate negro e o doce do interior :)
Acho que ficaram giras; nas fotografias nem dá para reparar muito bem, mas gostei mesmo do aspeto final! Parecem bombocas (melhor nome de comida que existe a seguir a acepipes e sarrabulho...) :)

Não são a coisa mais saudável do mundo, mas têm amendoins, que têm gorduras consideradas saudáveis, chocolate negro, rico em antioxidantes e bom para a saúde em quantidades razoáveis, e menos de 2g de manteiga e 4g de açúcar por unidade. Por outro lado, mesmo que não seja saudável pode ser vegan e sem lactose. Como quem é vegan ou intolerante à lactose também tem direito e pode comer doces, acho que essas opções continuam a ser uma mais-valia.

Editado: tenho de acrescentar que são óptimos para a Páscoa, porque ao olhar para a foto da caixa de sugestões apercebi-me de que são extremamente parecidos com Farricocos!

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional 
Energia: 78 kcal
Proteínas: 1.6g
Hidratos de Carbono: 7.7g
-       Dos quais açúcares: 2.7g
Lípidos: 4.6g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
Fibra: 0.5g
Sódio: 39mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma trufa). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Caramba, acabei de gastar o restinho da minha manteiga de amendoim a fazer no-bake energy balls (uma espécie de trufas feitas com manteiga de amendoim, aveia, coco, linhaça, mel e pepitas de chocolate)! :( Estas trufas parecem tão boas...

    Não saíras de casa para comprar manteiga de amendoim Joana,
    Não saíras de casa para comprar manteiga de amendoim Joana,
    Não saíras de casa para comprar manteiga de amendoim Joana,
    Não saíras de casa para comprar manteiga de amendoim Joana,
    Não saíras de casa para comprar manteiga de amendoim Joana,
    Não saíras de casa para comprar manteiga de amendoim Joana :)

    Eu costumo comprar no Continente ou no Celeiro, mas no Celeiro é tão caro... E a do Continente acaba por não ser a ideal, mas pronto, é o que se arranja ;) Em casa nunca fiz, até porque a minha varinha mágica é muito temperamental e não tenho liquidificador ;)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz umas bolinhas de aveia, manteiga de amendoim, amendoim e pepitas de chocolate no bake :) estou curiosa para ver a tua receita, com o mel deve ficar melhor (mais húmido) :)
      A Skippy é boa, só não gosto muito que tenha trans fat :P eu já comprei em pacotes de quilo e meio (Para além de super elegantes, são práticos e dá para enfiar a pata até ao fundo!) e tinha Skippy Natural... Não tem trans fat, mas tem óleo de palma e esse tipo de coisas à mesma :(
      Quando fui ao site da Skippy até me apeteceu emigrar, têm imeeensas variedades - com mel e amendoim torrado, natural, low fat, etc etc... Para além de todas as marcas que há! Enviei um e-mail a umas 5 marcas a dizer que Portugal estava aguardava ansiosamente (ao longo de 2 dramáticas páginas), mas acho que não resultou :(
      A do celeiro também é muito boa, mas o preço é demais... Também não quero arriscar com a varinha, a minha família tem uma maldição com elas :P se fizer com o processador vou pensar em vender para todo o país ;)
      Beijinhos (já agora, só estou a responder depois do outro porque estive a reler os comentários e tive de responder...)
      :)

      Eliminar
  2. Estou como tu e a manteiga de amendoim.... também via na televisão e imaginava a manteiga de amendoim doce e não descansei enquanto não comprei para experimentar, que desilusão, achei horrível, foi o frasco para o lixo e nunca mais me atrevi a comprar mais, no entanto provava de bom agrado uma trufa dessas :-)

    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é preciso "educar" o gosto para gostar, acho eu... Não é nada de científico ou prodigioso :P imagino, por exemplo, o pessoal americano a adorar. Quando uma pessoa come desde pequena aprende a gostar mesmo, a "perceber" o sabor. Eu não como desde pequena, mas desde a segunda vez que estou apaixonada! Talvez aconteça o mesmo contigo :)

      Eliminar
  3. Eu fiquei logo convencida com o nome! :)
    Adoro manteiga de amendoim e chocolate, uma combinação bombástica e maravilhosa.
    A primeira vez que provei, curiosamente não lhe achei piada, mas hoje prefiro nem ter em casa, ou fazer caseira.
    Adorei as trufas, super fofas (bombocas sim!).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos é um mal geral, mas à segunda é de vez! Realmente é perigoso ter em casa, mas vale a pena o risco... Com este post lembrei-me que tenho de fazer em casa, da última vez deitei meio litro de leite de soja "para ficar mais cremoso" e saiu um bocado para o melado :( mesmo assim era muito comestível, dava para perceber que sem momentos criativos geniais ficaria muito boa!
      Manteiga de amendoim e chocolate é mais uma das combinações imperdíveis! Ainda bem que há mais gente que goste, em Portugal a febre por isso é escandalosamente rara...
      Obrigada pelo elogio! Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Parecem mesmo gulosas essas trufas, que maravilha!

    ResponderEliminar
  5. Que ingredientes tão ao meu gosto, manteiga de amendoim e chocolate!
    Tenho pena que a manteiga de amendoim ainda seja um bocadito cara, mais pena ainda tenho por não me conseguir controlar a 100% quando a tenho em casa..a tentação de ir tirar uma colherzinha (várias vezes por dia) é muita :p

    Não tenho dúvidas de que o sabor destas trufas seja magnifica! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A manteiga de amendoim natural é muito cara, mas também acho que Skippy e companhia não é lá muito acessível... Há umas semanas ainda houve umas promoções nisso, mas normalmente eram de 1 euro... Ainda por cima só vejo frascos pequenos (340g acho eu), os de 500/600g são muito melhores e acabam por ficar mais baratos... (Saudades da minha Capitán Maní!)
      Por isso é que fiquei toda contente quando vi a do lidl - 500g, frasco útil de vidro (admito que não era particularmente apelador visualmente, mas não se pode ter tudo... Os da Skippy/Monarch são de plástico!), sem gorduras hidrogenadas... (Acho que tinha alguns óleos não tão bons, mas não me lembro...) . Que desilusão! Chegaste a experimentar? O que achaste?
      Uma coisa que adoro é a textura... Qualquer colher fica com um aspecto tão cremoso! É isso que falta à natural ... O que vale é que sabe mais a amendoim! Já fiz uma tosta mista com manteiga de amendoim, banana e pouquinhos pedacinhos de chocolate negro... Que perfeição! Não dá para evitar quando se tem em casa :P
      Obrigada! :)

      Eliminar
  6. Deixaste-me tão totó com estas trufas que até mandei um pontapé na gramática lá em cima :P É sairás, que parvoíce :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso eu reparei, mas percebi que te enganaste a escrever :)
      Deixa lá, às vezes (é bastante raro, mas mesmo assim) também me engano por estar a escrever à pressa ou assim... Quando reparo até salto :P é que costumam ser erros idiotas tipo atensão (ahhh!!) que eu sei perfeitamente que estão mal (e que me fazem tremer só de olhar para eles!)... Às vezes quando releio um e-mail que enviei vejo um erro manhoso lá no meio... Até fico envergonhada!

      Eliminar
  7. Devem ser deliciosas, Avelã.
    Comprei uma embalagem de manteiga de amendoim que usei numas bolachas e ficaram excelentes. Comprei no Jumbo. Até havia duas variedades: uma cremosa e outra crocante. Trouxe uma delas, ao calhas.

    Beijitos*

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei as duas, mas sinceramente gosto muito mais da cremosa. Sei que muita gente prefere a crunchy (toda a gente que conheço que gosta de manteiga de amendoim).... Quando tiro do frasco com uma faca ou colher a cremosa fica com uma textura espetacular, mesmo bonita, e na crunchy os pedaços estragam isso... Além de serem um bocado sem graça :P as melhores coisas são o sabor estranho doce-salgado e a cremosidade, portanto a crunchy fica-se por metade :P (para mim, claro)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  8. Olá Avelã!
    Que giro, antes de ler a tua receita andei a fazer umas comprinhas de alimentos diferentes aqui para casa...e trouxe manteiga de amendoim! Estou farta de ler sobre ela e de como é divinal em muitas receitas, por isso decidi trazer a da Skippy...ainda não experimentei, mas depois de ler a tua reflexão (não gostar e depois adorares) e estes comentários todos no blog, estou apreensiva...será que é assim tão boa? Ou fiz mal em comprá-la?
    Anyway..tenho a dizer-te que adorei a receita. Gosto muito de chocolate 99% cacau, e embora ainda não tenha provado manteiga de amendoim (em 23 anos de vida(estou ansiosa!), tenho um bom feeling quanto ao que vou achar. E, como dizes, estou farta de não poder comer doces por ser intolerante à lactose. Estas trufas hão-de ser uma opção ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que tenhas feito mal... Por acaso quando comprei também estava ansiosa :)
      Sinceramente, mesmo que tivesse de comer 10 frascos de manteiga de amendoim antes de gostar acho que valia a pena. É mesmo bom! De qualquer das maneiras acho que não lhe dei grandes hipóteses... Experimentei um bocadinho e enfiei no frigorífico. Ainda bem que tentei outra vez, não consigo imaginar a minha vida sem manteiga de amendoim:P
      Podes experimentar de várias maneiras. Eu já pus por cima das papas de aveia rodelas de banana, depois manteiga de amendoim nas rodelas e levei ao microondas durante uns segundos. Paraíso! Que. Bom. Manteiga de amendoim + chocolate também é muito bom. Ou em tostas. Ou em tostas com doce de frutos silvestres (pb&j!). Ou sem nada (acho que é o meu método preferido, talvez ex aqueo com a banana.). Também há imensas rceitas interessantes. Um frasco dá para muitas experiências, se não te apaixonares e preferires comer sem nada (falo por experiência própria :P).
      Acho que não te vais arrepender. Deve ser estranho quando se experimenta porque é meio doce/salgada/com sabor a amendoim, o que se torna estranho... No fim é precisamente isso que é tão viciante e delicioso! :D
      Ok, desculpa o seminário sobre manteiga de amendoim! :) depois diz se gostaste,estou curiosa!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Olá Avelã. Venho retribuir a visita ao meu blog:) E fico assim a conhecer o teu. Tenho adorado a forma como descreves as receitas e as contextualizas. Relativamente à manteiga de amendoim, tenho ouvido bastante que é boa em termos de saúde e fico a pensar: "Manteiga?" Mas como é de amendoim, pode ser aqui a diferença para a manteiga normal. Anyway, experimentei há anos e confesso que não gostei. Agora já sei que não fui a única:) Mas, depois deste post, acho que vou voltar a comprar. Falaste no Lidl e como tenho um perto, vou dar o benefício da dúvida e experimentar novamente:)

    ResponderEliminar
  10. Ola. Nao sei se ja conheces mas existe uma manteiga de amendoim (crunchy mnhamiii) da my protein 100%amendoim que consegues mandar vir da net por 6€ um balde de 1kg 😅😄

    ResponderEliminar
  11. Ola. Nao sei se ja conheces mas existe uma manteiga de amendoim (crunchy mnhamiii) da my protein 100%amendoim que consegues mandar vir da net por 6€ um balde de 1kg 😅😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso conheço, até já cheguei a encomendar :) Não sou a maior fã de manteiga de amendoim crocante, mas realmente era bem boa! O preço também é interessante, embora o da manteiga de amendoim da prozis seja melhor (4.39 euros por 1kg) e prefira essa :)
      Obrigada pela sugestão de qualquer forma :D

      Eliminar
  12. rs eu tive a mesma decepção que você, se bem que aqui tinha o "Amendocren" para crianças e este era doce. Mas quando comprei pasta de amendoim, além de não ser tão cremosa, comprei sem açúcar, então é inevitável aquela cara de "ué?!?!?".
    A sua receita parece deliciosa e muito me agradou, vou levar. Quem sabe um dia ainda tento fazer.
    Abração esmagador e Feliz Páscoa para vc e os seus.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t