Avançar para o conteúdo principal

Pasta de Tâmara - Adoçante Natural (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan)


Sinceramente não gosto muito de adoçantes artificiais. Não me parecem de confiança (até em termos de saúde), são demasiado caros e têm um sabor artificial e estranho. Claro que não acho mal que prefiram usá-los (a maioria das pessoas que conheço usa) e até uso de vez em quando... O problema é que até chás/cafés/iogurtes me sabem melhor sem adoçante.
Outro problema da maioria dos adoçantes é que não são bons para cozinhar. Depois há outros como a Stevia, claro, mas acho o preço exagerado.
Esta pasta não tem 0 calorias, mas é um adoçante bastante saudável. Para que não tenha glúten, no entanto, deve-se verificar que as tâmaras em questão não o possuem, já que, apesar de as tâmaras em si estarem livres da proteína, esta pode ser adicionada no processo de fabrico.
A mim deu-me alguns problemas, mas ponho a receita à mesma, uma vez que sei exatamente que estes foram causados pelo meu processador, por as atafulhar num frasco e não pôr água suficiente e pelo meu estado de nervos (especialmente pelo último). A receita apresenta as instruções para que não haja problemas. Devido ao sentido de humor macabro do processador tive de passar com a varinha e retornar a mistura à máquina; percebi depois que o problema era mais a quantidade de água, que era insuficiente. Juntei um pouco do líquido e consegui acabar a receita com sucesso.









Pasta de Tâmara – Adoçante 100% Natural
Adaptado daqui
Para cerca de 630g

Ingredientes:
[  450g de tâmaras sem caroço
[  180ml de água (aproximadamente)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Preparação:
| Colocar as tâmaras bem apertadas num frasco com capacidade para 500ml e não menos do que isso.
| Cobrir com água até ficar bem cheio, até não caber mais.
| Colocar a tampa e deixar de molho durante 24 horas. Devem ficar bem moles.
| Transferir as tâmaras e a água para o recipiente de um processador de alimentos ou robot de cozinha (ou talvez uma liquidificadira), juntando a baunilha e o sal.
| Processar as tâmaras. Pode demorar algum tempo. Ao início terá alguns pedaços mais duros, mas acabará por ficar mais cremoso. Se necessário pode-se juntar alguma água, aos poucos.
| Guardar num frasco bem fechado, no frigorífico.




Claro que não é uma coisa que se coma à colherada (nem é suposto), mas já fiz uma receita com esta pasta e ficou deliciosa! Pode ser usado para substituir o doce (açúcar, mel, adoçante...) na quantidade certa. Vou só alertar para o seguinte: certifiquem-se de que as tâmaras não tem caroço. A sério. Caso contrário a experiência NÃO será agradável...
( E já agora, eu sei que não tem o melhor aspeto do mundo, mas confere uma textura agradável ao que a incorpora)
Receitas com esta pasta aparecerão em breve, aguardem! :)

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional 
Energia: 198 kcal
Proteínas: 1.7g
Hidratos de Carbono: 52.8g
-       Dos quais açúcares: 44.5g
Lípidos: 0.3g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
Fibra: 5.6g
Sódio: 26mg

     A informação nutricional corresponde a 100g. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Desconhecia completamente que a tâmara pudesse ser um adoçante natural. Por regra não usar açúcar ou adoçante em nada, mas fica o conhecimento.

    Já tâmaras.... Sou fã!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois eu achei que tinha um bom aspecto muito bom mesmo, ficou com uma consistência bem gulosa e perfeita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Diferente e saborosa.
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  4. Pode ser uma boa alternativa à manteiga de amendoim, boa ideia ;)
    Não sei como mas nunca comi tâmaras..no que toca a estas coisas, viro-me sempre para os damascos/alperces secos, adoro! :p

    Costumo usar Stevia nas papas de aveia e outros doces, felizmente não tenho de usar em cafés e chás senão ia à falência :p
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sim, é sempre uma boa ideia adoçar com coisas naturais!
    Eu tenho em casa xarope de tâmara, mais líquido e costumo usar para adoçar bolos em vez de açúcar.
    Queremos ver receitas com essa pasta!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu e as tâmaras temos uma paixão de longa data, desde miúda que adoro!! Gosto imenso de adoçar com tâmaras, este Natal fiz umas trufas de tâmaras, avelãs e chocolate deliciosas! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Não gosto nada de adoçantes artificias,
    obrigada por esta receita e dica,
    vai ser muito útil!!!

    ResponderEliminar
  8. Es igualzinha a mim, odeio adoçantes. E muito artficial. Entre adoçante e açúcar vai mesmo açúcar. Eheheh agora c esta tua receita, lembrei me de um brownie saudavel que levava : tamaras, nozes picadas, cacau e ja nao me lembro do resto. A receita e do 24 kitchen. Nao sei se ja provaste, mas estou super intentada a experimentar.
    Esta tua pasta e bastante similar ao procedimento do brownie. Like ittt :)

    ResponderEliminar
  9. Nao sei se os meus comentarios entraram : (

    ResponderEliminar
  10. E eu que fazia xarope de tâmaras e xarope de maçã como adoçante natural! Grande ideia! Uso as tâmaras, ameixas e bananas como adoçantes naturais! esta pasta vai dar um jeito! Parabéns pelo blogue! muito bonito!!! :)

    ResponderEliminar
  11. Também não sou fã de adoçantes. Gosto de café, chás, sucos, leite, vitaminas tudo sem açúcar - dá para sentir melhor o saber dos ingredientes - e apesar de adorar doces, gosto que sejam adoçados na medida certa. O gosto melado esconde o sabor dos alimentos, assim como muitos temperos.
    Adoro tâmaras, mas desconhecia o uso como adoçante.
    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t