Avançar para o conteúdo principal

Muffins de Framboesa Integrais (Saudável, Sem Lactose)


Já lá vão uns meses desde que comprei forminhas de silicone para muffins. Comprei-as devido uma razão altamente persuasiva, e quando fui ao hipermercado (com imensas receitas de muffins na cabeça) fiquei um pouco desiludida - apenas havia formas retangulares. O meu sonho de muffins altinhhos (caraterística imprescindível nos muffins) e redondos ficou adiado.
Depois de percorrer 4 hipermercados, tive de ir a outro país para comprar formas redondas! (não fui lá de propósito, juro!)
Mesmo com as formas redondas, fiz vários muffins não apresentáveis, muffins que foram para o lixo e muffins mais ou menos, fui pesquisar dicas com o intuito de conseguir o «domed top» perfeito e fiz mais muffins que foram para o lixo. Bastante investigação e algumas fornadas de muffins depois, consegui fazer muffins decentes. 
Por alguma razão, mesmo com formas normais, a massa dá-me sempre para mais muffins do que era suposto. Agora que eles saem bem até é bom, certo?
Estes muffins não são altos (como todos os que aparecem em receitas e que eu invejo imenso), mas foram talvez os primeiros muffins que fiz e gostei realmente. Usei os dois  tipos de forminhas, e afinal ficaram igualmente bons...
Ok, talvez eu tenha embirrado com elas.









Muffins de Framboesa ( Saudável, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para 16 muffins

Ingredientes:

[ 100g de farinha de trigo
[  50g de farinha de espelta
[  50g de farinha de centeio
[  50g de farinha de aveia
[  50g de farinha de trigo integral
[  Três colheres de chá de fermento
[  1 pitada de sal
[  1 ovo L
[  120g de açúcar
[  240ml de leite de soja (ou leite normal)
[  2 colheres de sopa de óleo
[  1 colher de sopa de iogurte natural (pode ser de soja)
[  48 framboesas congeladas

Preparação:

| Preparar as formas de muffins.
| Misturar as farinhas e o sal. Peneirar 3 vezes.
| À parte, bater o ovo, o açúcar, o leite, o iogurte e o óleo, batendo bem acada adição.
| Juntar às farinhas o fermento.
| Juntar as duas misturas e envolver delicadamente com uma colher só até estarem homogeneizadas.
| Dividir por formas de muffins e colocar 3 framboesas em cada uma.
| Levar ao forno pré-aquecido a 220 graus, baixando a temperatura para 170 graus após 7 minutos e até cozer.

   Como já disse na introdução, estes foram dos primeiros muffins de que eu gostei. Na altura ainda não tinha um tabuleiro para muffins, por isso não ficaram altinhos como provavelmente ficariam se tivessem sido feitos neste. Apesar de a receita original mencionar como produto final 12 muffins, a mim a receita deu para 16, não faço ideia porquê... talvez as minhas formas sejam mais pequenas.


_________________________________________________________________________
Informação Nutricional 
Energia: 142 kcal
Proteínas: 3.66g
Hidratos de Carbono: 28.1g
-       Dos quais açúcares: 10.2g
Lípidos: 2.5g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
Fibra: 4.8g
Sódio: 25mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a um muffin). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Humm muffins de framboesa são os meus preferidos :)

    Por acaso a mim é ao contrário, a massa dá-me sempre para menos (e eu juro que não vou comendo à colher :P)

    Com ou sem o topo altinho aposto que ficam deliciosos!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Olá! Vim visitar-te e dei logo de caras com estes belos bolinhos! Adoro framboesas e a mistura de farinhas deve resultar muito bem. Beijinhos e parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  3. Ai que liiindo!!!! Preciso fazer essa receita!!! Boa semana! Blog lindo

    ResponderEliminar
  4. Estas aventuras culinárias são tão boas de partilhar! Quando embirro com algo na cozinha, também é um verdadeiro sarilho.
    Podem não estar como os idealizaste mas estou bem apetitosos. Gostei da imensa variedade de farinhas que usaste :)

    ResponderEliminar
  5. Olá avelãs
    Eu por acaso muito raramente faço muffins, mas estes estão bem bonitos e devem ser uma delicia
    Beijokas

    ResponderEliminar
  6. Agora fizeste-me lembrar os primeiro muffins que fiz, todos agarrados à forma e sem massa por dentro :p
    Estes de facto ficaram mesmo bonitos, parecem até aquele que se compram mas claro, muito mais saudáveis :p

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Descobri o teu blog não sei bem como mas, adorei estes muffins e outras coisinhas doces que tens por aqui.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  8. Olá Avelã...

    Isto das receitas sem lactose agradam-me :-)
    Porque eu tenho uma certa intolerância à lactose por isso vou estar atenta às tuas receitas e pôr à prova algumas :-)

    Beijinhos*
    joana

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Avelã!
    Hoje vim voar numa postagem antiga.
    Também adoro muffins e assim como vc sou doida pela forma que os deixa redondinhos e altos. Preciso comprar aquela assadeira que tem lugar para 6, 12... é meu sonho.
    A receita parece gostosa, ainda mais sendo integrais...

    Abraços esmagadores.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t