Avançar para o conteúdo principal

Muffins de Coco com Leite e Óleo de Coco (Saudável, Sem Lactose)


Como já disse quando falei dos muffins de framboesa, sempre que faço receitas de muffins acabo com bastantes mais muffins do que era suposto.
Claro que altero a receita, e geralmente até adiciono alguma farinha, mas nem é uma quantidade tão relevante assim nem justifica uma diferença de 5 muffins.
No início acontecia com as minhas odiadas formas retangulares (de silicone), e agora acontece com as formas de papel que uso.
Já tentei comprar formas de papel maiores e não cabiam sequer no tabuleiro...Até que me encontrei com a solução: comprei uma forma de muffin gigante.
Agora "atiro" para lá toda a massa que sobra, e como é muita o muffin cresce imenso (e não há nada de melhor do que um muffin bem alto!)
Portanto, todas as minhas receitas de muffins são para 12 muffins pequenos e um gigante.
O gigante é para mim.

(Estou a brincar, corto em fatias e distribuo para experimentar quentinho.)













Muffins de Coco com Leite e Óleo de Coco (Saudável, Sem Lactose)
Adaptado daqui (estranho, eu sei)
Para 16 muffins (ou 12 muffins normais e 1 muffin gigante)

Ingredientes:

[  130g de farinha de trigo
[  100g de farinha de espelta
[  100g de farinha de trigo integral
[  20g de gérmen de trigo
[  4 + 3 colheres de sopa de coco ralado (sendo estas 3 últimas opcionais*)
[  1 pitada de sal
[  1 ovo L
[  80g + 3 colheres de sopa + 3 colheres de sopa de açúcar (sendo as últimas 6 colheres de sopa opcionais*)
[  160ml de leite (magro ou não, vegetal ou não)
[  80ml de água
[  60ml de iogurte natural de soja (ou outro)
[  3 colheres de sopa de óleo de coco derretido 
[  1 1/2 colher de chá de fermento
[  3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
[  150ml de leite de coco (opcional*)

Preparação:

| Preparar as formas de muffins.
| Misturar as farinhas, o gérmen de trigo, 4 colheres de sopa de coco ralado e o sal. Peneirar 3 vezes.
| Bater o ovo com 80g de açúcar e adicionar, batendo bem a cada adição, o leite, a água, o iogurte e o óleo.
| Juntar à mistura das farinhas o bicarbonato de sódio e o fermento. Cobri-los rapidamente com os ingredientes líquidos e mexer apenas até incorporados.
| Dividir em formas de muffins e levar ao forno bem quente, pré-aquecido a 220 graus. Após 6 minutos, reduzir a temperatura para 180 graus.
| Opcional: Entretanto, preparar a "calda": colocar o leite de coco e 3 colheres de sopa de açúcar numa malga ou recipiente pequeno e mexer até homogéneo.
| Opcional: Noutro recipiente pequeno, juntar o coco e o açúcar restantes.
| Quando os muffins estiverem cozidos, retirar do forno, furar bem com um palito e, se desejado, regar com o preparado de leite de coco uniformemente. Inverter e mergulhar imediatamente no coco ralado e açúcar.

*Os ingredientes opcionais pertencem à calda ou à «cobertura» de coco com açúcar. A não utilização resultará num muffin menos húmido, mas a receita continua a funcionar. Poderá ser utilizado o leite de coco e não a crosta de coco, também.



Gostei imenso destes muffins; nem sou a maior fã do coco, mas achei que ficaram fofos e muito altos. Com estes muffins quebrei finalmente a maldição dos muffins baixinhos, fiquei eufórica ao espreitar para o forno!
Eu não tenho postado porque ando ocupada... Queria ter publicado este post na sexta-feira, mas não tive tempo. Também tenho coisas para fazer agora, mas amanhã devo calcular a informação nutricional e venho publicá-la neste post :)

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (sem ingredientes opcionais)
Energia: 126kcal
Proteínas: 3,6g
Hidratos de Carbono: 21,6g
-       Dos quais açúcares: 5,5g
Lípidos: 3,4g
-           Dos quais saturados: 2,4g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
Fibra: 2,2g
Sódio: 18mg

     Nota: Os valores de gordura saturada são bastante elevados. No entanto, não só o seu estatuto enquanto prejudicial tem vindo a mudar, como também, neste caso, provêm maioritariamente do leite de coco, que representa uma grande quantidade de triglicerídeos de cadeia média e origem vegetal, beneficiais à saúde. É esta quantidade de gordura saudável que promove um aumento das calorias, também.
      A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a um muffin). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.

_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Ontem também fiz uns muffins baseados nestes, mas os meus foram de maracujá :) Trouxe-os para o hospital hoje e nem sequer os fotografei, por isso amanhã vou ver se repito a receita para fotografar (e para comer, vá!) :P

    Em relação aos papéis que abrem: isso também me acontece imenso agora no Inverno. Julgo que é da humidade :(

    Beijinhos e tem uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Hummmmmm que muffins tão apetitosos. Devem estar uma delícia.

    Gosto muito de coco e o fato destes serem à base de coco aumentam ainda mais a minha curiosidade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. estes muffins têm tudo para eu gostar deles, e com tudo quero dizer Coco :p
    Ficaram mesmo bonitos, estou a ver que os teus dotes culinário são excelentes! :)

    ResponderEliminar
  4. Partilheeei no FB do blog, gosto!

    ResponderEliminar
  5. Amo muffins! Acho que são acompanhantes perfeitos para chá ou café e estes ficaram tão bonitos!!!
    Abração esmagador.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t