Avançar para o conteúdo principal

Mel Aromatizado Com Citrinos e Canela


Eu não gosto nada de mel.
Claro que ponho em receitas em que não se note o sabor (praticamente todas), mas de resto acho o mel muito enjoativo, com um sabor estranho e manhoso e com uma doçura esquisita.
Quando estou com problemas de garganta ou algo do género, os médicos aconselham beber chá ou leite com mel.
Eu tenho um trauma com xaropes brancos de quando era pequena, porque são mesmo horríveis (sem exceção), mas acho que beber chá/leite com mel ainda é pior.
O leite/chá fica a saber imenso a mel, adquire um gosto demasiado forte que eu sinceramente odeio.
E, no entanto, uma conjugação que considero perfeita é o grupo nozes, mel e canela (mesmo quando não podíamos estar mais longe do Natal...).
Porque, além de saber a Natal, os bolos com essa conjugação não sabem a mel.
E eu não podia pedir nada melhor.







Mel Aromatizado com Citrinos e Canela
Adaptado daqui
Para 500ml

Ingredientes:

[  500ml de mel
[  2 paus de canela (ou um por garrafa/frasco)
[  1/2 colher de sopa de raspa fina de limão
[  1/2 colher de sopa de raspa fina de laranja
[  Nozes a gosto (opcional)

Preparação:

| Levar ao lume o mel até aquecer.
| Juntar o pau de canela e as raspas. Misturar bem. 
| Mexer durante 3/4 minutos
| Juntar as nozes, se utilizadas.
| Dividir por 2 recipientes de vidro, ou pelo número desejado.
| Esperar que arrefeça completamente antes de tapar e deixar a temperatura ambiente durante pelo menos 2 dias para ganhar sabor.



Eu não experimentei mas cheirava mesmo bem :) Deve ser bom para fazer bolachas, queques, bolos, barras de cereais,... Basicamente tudo o que possa levar mel, para ficar com um gosto a citrinos e a canela :)

Comentários

  1. Boa ideia! Olha, em relação ao puré de abóbora, podes fazê-lo em casa. Até é mais saboroso do que o enlatado. Uma receita vegan é esta: http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/10/mini-tartes-de-abobora-e-tofu.html

    ResponderEliminar
  2. Também não me agrada mel mas, isto com a idade o gosto vai mudando, adoro mel em cozinhados.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  3. Ao contrário eu adoro mel. Atá à colher eu como. Mas gostei muito da tua sugestão.

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto e muito de mel, desde miúda! :)
    Achei esta tua sugestão uma delicia...já a estou a imaginar a barrar umas torradinhas!! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu antes também não gostava nadinha de mel mas no ano passado decidi comprar para por nas papas de aveia e nos iogurtes naturais.. quando dei por mim já estava a por também na fruta e a comer às colherzinhas (ups!). Não sei como tal aconteceu mas acabei por me tornar uma apreciadora de mel!
    Gostei da sugestão, o aroma a canela deve tornar ainda melhor :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ao ver os ingredientes,veio logo a cabeça uma receita que a minha mae faz p as constipações.
    Eu amoooooo mel! C aveia é um mimo eheheh

    ResponderEliminar
  7. Olá Avelã...

    Há imensas pessoas que não gostam de mel e olha que faz muito bem :-)
    Eu por acaso não tenho esse problema, porque adoro mel e no Inverno consumo muito no leite e também para a rouquidão tomo uma colher de mel e umas gotas de limão... Mas a mim não me custa nada, mas olha que está aqui uma boa opção para quem como tu não gosta de mel :-)

    Beijinhos*
    joana

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto do mel e amo mais ainda a canela!
    Essa combinação deve ter ficado maravilhosa para se utilizar em vários quitutes. Estou levando a receita, obrigada!

    Abração esmagador e feliz dia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t