Avançar para o conteúdo principal

Licor de Nutella


Acho que provei Nutella relativamente tarde. Muitas crianças levavam pão com chocolate para o recreio (porque intervalo é para pessoas grandes...), e confesso que achava um pouco estranho. 
A maioria desse chocolate era tulicreme. Para mim tulicreme sempre foi uma coisa mais foleirinha, digamos. Mesmo sem provar... Talvez seja pelo nome. De qualquer das maneiras, nunca cheguei a experimentar tulicreme (nome feio!), mas Nutella sim. 
Oh, Nutella. Gosto imenso do travo a avelã e especialmente da textura cremosa... 
Um dos meus maiores dilemas trata-se precisamente do combate Nutella vs. Manteiga de Amendoim. É injusto, eu sei... 
Costumo concluir que até gosto mais de manteiga de amendoim... Mas isso não quer dizer que não possa ter os dois, certo?











Licor de Nutella
Para aproximadamente 900ml de licor
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

[  210g de Nutella à temperatura ambiente
[  100g de açúcar branco
[  1 colher de chá de extracto de baunilha
[  300ml de natas
[  400ml (aproximadamente) de vodka forte de boa qualidade

Preparação:

| Levar a lume médio a Nutella, o açúcar e o extrato de baunilha e misturar.
| Adicionar aos poucos as natas. Mexer cuidadosamente  até originar uma mistura homogénea cremosa.
| Continuar a aquecer e deixar que se formem bolhinhas à superfície.
| Retirar do lume e deixar arrefecer quase totalmente.
| Misturar a vodka aos poucos, provando para confirmar o teor alcoólico.
| Guardar no frigorífico e consumir dentro de 3 semanas.



Modéstia à parte, gostei imenso deste licor. Não provei muitos licores, mas de todos os que já experimentei este é sem dúvida o meu preferido, ainda à frente de um licor delicioso de chocolate negro de uma lojinha. O teor de álcool estava bastante bom quando fiz: sentia-se o gosto da Nutella (maravilhoso) e logo a seguir um gosto forte a álcool que obrigava a dar goles pequenos (assim também é mais chique ;). A textura também era fantástica: cremosa e aveludada. Ficou simplesmente perfeito! A maioria das coisas com Nutella desilude-me porque não sabe a Nutella, mas aqui o sabor ficou bem claro e forte, e acho que o álcool até acentuava o gosto.
 A medida de álcool que está na receita não é exatamente a que usei porque tive de pôr um bocadinho a olho, portanto aconselho vivamente a experimentar várias vezes (totalmente por causa do álcool!).

Aproveito para sugerir este licor para a festa do primeiro aniversário do blog Ponto de Rebuçado Receitas, que lançou o desafio (e logo com chocolate!)... Logo que vi o desafio lembrei-me desta bebida... Fica para o brinde de aniversário :)

Comentários

  1. Gostei desta tua experiência, deve ser tão bom!

    ResponderEliminar
  2. Admiro-te por fazer estes pecadinhos e não os devorares todos :p não sei se conseguia!
    Também sou uma amante eterna de nutella, shame on me! já de tulicreme, nem por isso..não gosto muito da consistência!
    Estou como tu, manteiga de amendoim e nutella, quero as duas também :p

    beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso comprei uma vez, já nem sei porquê... Nem comi, exatamente pela textura, que é uma das melhores coisas da Nutella (pega-se com uma colher e dá para ver que é ridiculamente cremosa!). O tulicreme é muito «de barrar», parece pedra...
      Não é assim tão difícil não devorar tudo :P costumo dar parte a outras pessoas, e quando faço é para partilhar com mais gente, não costumo fazer só para mim. Normalmente até desaparecem muito rápido, mesmo sem muita ajuda minha ;) Só faço este tipo de coisas 1 vez por semana, normalmente, mas as receitas saudáveis aparecem por ser mais repetidas (scones e panquecas!), pelo que as faço mais vezes e não aparecem tanto, porque não posso estar sempre a pôr a mesma coisa :) agora que penso nisso isto deve ter quase tantas receitas não saudáveis como saudáveis! Estavam guardadas, eu prometo que não fiz tudo numa semana! :)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Gostei muito da sugestão, tenho que me estrear na confecção dos licores também.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Xiiiiii esta receita não é nada saudável, mas deve ser uma maravilha, bem docinha :-D
    Pois se não experimentaste tulicreme nem sabes o que perdes-te, pessoalmente acho o tulicreme muuuuito melhor que a nutela :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, por vezes não dá para escapar a receitas menos saudáveis... Ainda por cima quando me lembro «será que dá para fazer licor de Nutella?»... às vezes tenho estas epifanias :P
      Agora fiquei curiosa com o tulicreme, nunca tinha pensado que alguém pudesse preferi-lo! Ainda por cima tem uma versão sem avelã, que estranho :P também é questão do que se prova mais cedo, acaba por ser mais adorado, acho eu :)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Adorei!! Faltava mesmo uma bebida à minha mesa e esta é perfeita, não fosse feita com Nutella...
    Sabes que também não seguia o teu blog??? Tragédia... já vi o que andava a perder! ;)
    Obrigada pela tua presença!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Avelã!
    Acredito que esta seja uma receita divinal, e excelente para oferecer a amigos mais gourmet. A quem costumas dar a provar este tipo de pitéus? São demasiado finos para levar para a rua...
    Eu agora não posso comer Nutella (intolerância à lactose)...mas admito que fiz o pecado quando tinha 16 anos e andei numa fase fã de Nutella. Nessa altura estava muito magrinha (a recuperar de uma anorexia) e podia comer sem culpas (excessos não cometia). O que mais gostava eram croissants quentinhos com Nutella. Só o cheiro...lembrava-me de tudo o que era bom, fazia-me feliz. É um cheiro do meu secundário :)
    Entretanto, querida, já provei a manteiga de amendoim! E, tal como previa, adorei :) Tenho levado cerca de uma colher de sobremesa numa caixinha para o emprego e adoro o momento de a comer. Ás vezes também não resisto a um bocadinho muito muito pequenino depois de jantar. Só para adocicar a boca, e compensado com um "cortezinho" no lanche do dia seguinte :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo fazer para um jantar com mais gente, normalmente família... Quando se trata deste tipo de coisas costumo meter um bocado em garrafinhas (tenho umas mesmo giras... Até foram baratas, e têm uma rolha de cortiça engraçada :)) e dar a familiares/pessoas que apreciem esse tipo de coisas. Por acaso já pensei em ir oferecer bolos na praia... Licor não é a coisa ideal para "oferecer na rua" ou levar para um local de trabalho, é mais para uma oferta :) deste dei meia garrafa à minha prima (amante de Nutella) e mais algum ao meu pai. Também partilhei quando ficou pronto, claro :)
      No Natal fiz um cabaz de produtos caseiros e gostei imenso de o fazer! Nesse dei o Baileys, granola, azeite/mel e sal aromatizados, trufas, mais trufas, doce de maçã,... Às vezes até me chateia não ter um monte de gente para comer o que faço. Acho que se me pagassem apenas os ingredientes eu não me importava de fazer as sobremesas e as dar :P acabo por fazer uma média de doces não saudáveis (às vezes também esses saudáveis) 1x/semana, só para não ter muitos restos (claro que não vou andar uma semana a comer bolo todos os dias...) e porque depois tenho de deitar fora...
      Também já "enviei" muffins para outras pessoas, que ficaram muito agradecidas! Quando fui de férias até dei à senhoria da casa! :D
      (Até tenho 4 pacotes de "sobremesas do mundo nestlé" que ganhei em concursos... Tenho-os há uns 6 meses e nunca faço porque quero fazer coisas eu. Tenho imensas coisas que quero fazer brevemente!)
      Yayy ainda bem que gostaste da manteiga de amendoim! Aquilo é um vício! :P
      Acho que as pessoas não se apercebem bem do que significa ter uma intolerância... Toda a gente acha que "ah é só lactose e eu nem gosto assim tanto de leite", mas da maneira que os alimentos são processados (quase todos) não é assim tão fácil! Quase tudo leva leite, incluindo pequenos "luxos"... Deve ser aborrecido nas festas de Natal, por exemplo... Ainda bem que há coisas caseiras alternativas!
      Por acaso não tive uma grande "fase de Nutella", nunca fui habituada a comer muita... Mas gosto muito! Acho que nunca a comi no pão ou em croissants, só mesmo à colher(zinha :P), não gosto muito da ideia de "ofuscar" o sabor... Especialmente no pão, é estranho. Em croissants parece bom! :D
      Beijinhos :)

      Eliminar
  7. Licor de chocolate já fiz, mas de Nutella agora fiquei curiosa, parece-me muito bem. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Diz me uma coisa.. é melhor que aquele bailleys que fizeste a pouco ? Agora estou indecisa :( Tenho de ter bebidas homemade daqui a uma semana ehheh
    Vou aguardar pela resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Não te posso dar uma resposta concreta, mas vou tentar... Eu pessoalmente gostei mais do licor de Nutella, é mais forte (e por isso bebe-se em menor quantidade) mas eu gosto mais do sabor, porque (eu sei que me estou a repetir :P) é doce e depois vem o sabor mais forte... eu gostei muito de bebê-lo fresquinho! Também tem uma textura deliciosa.
      Já o Baileys é menos forte (como o Baileys original) e mais doce, cremoso, bebe-se mais "facilmente", no sentido de ser mais leve... Eu sinceramente não gosto assim muuuito de Baileys, mas foi muito apreciado!
      Mesmo considerando as opiniões dos outros, prefiro o de Nutella... E depois é aquela coisa, tem Nutella...
      Espero que gostes, qualquer um que faças! (Que entusiasmo, alguém fazer alguma coisa do meu blog! :D)

      Eliminar
  9. Bom dia,

    Gosto muito de Nutella, é um sabor de facto irresistível em qualquer ocasião e adorei esta sugestão em licor !
    Que bom que vou ter oportunidade de o provar na festa da querida Maria João ! ;)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  10. Olá!

    Bem, faltava cá eu para defender o TULICREME! Sim, porque eu só gosto de tulicreme, então pão com tulicreme e queijo, ou pão com tulicreme e marmelada, ou tulicreme com bolachas-maria... Ou simplesmente espetar a faca no tulicreme e comer assim simples :-)

    Pronto, acho que já demonstrei a minha paixão desde a infância por tulicreme pois já? :-)

    Aliás, confesso que nunca comprei um frasco de nutella, nunca comi nutella mas estou prestes a provar, pois este fim-de-semana vou barrar um bolo com nutella para a festa dos 2 anos do meu pantufinha! Depois conto como correu a minha 1ª vez com a nutella :-)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Ao contrário, eu já sou fã de Nutella. Amo de paixão e acho que é um dos ingredientes para ter sempre em casa e na hora do desespero consumir às colheradas rsrs.
    O licor deve ter ficado bom, já que tudo com Nutella é melhor rsrs.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  12. Utiliza-se de nata comum ou nata líquida?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t