Avançar para o conteúdo principal

Bolo Caixa de Bolachas com Queques Monstrinhos das Bolachas


Eu não sou assim muito boa a decorar bolos. Não consigo alisar a cobertura decentemente, entro em pânico com facilidade quando as coisas não correm bem e sujo a cozinha toda.

Eu não sou muito boa a evitar fazer uma confusão ou a deixar a teimosia de lado. Mas fico ofendida quando a minha avó diz, quando se aproxima a data de um aniversário, que devíamos encomendar um bolo porque me dá muito trabalho fazê-lo (e lhe dá um ataque de nervos ver a nojice na cozinha). Bolos de aniversário são das coisas que mais gosto de fazer!

A conjugação destes fatores costuma dar origem a imenso stress de manhã à noite (sim, eu costumo demorar um dia inteiro a fazê-los. Claro que não é o tempo todo, mas são bastantes horas... quando são bolos redondos é pior, porque eu sou tão forreta que ainda só tenho uma forma redonda - que comprei de propósito para fazer isto - já dividi a receita por 2, acabando com quantidade pequeníssimas e estranhas de tudo. Depois esperei que arrefecesse, fiz tudo de novo e usei a mesma forma. E fiz um recheio e uma cobertura...), mas também resulta em orgulho na hora de cantar os parabéns. Posso não fazer os bolos mais bonitos do mundo, mas também não são assim tão horríveis. E sabem bem. 




Bolo Caixa de Bolachas com Queques Monstrinhos das Bolachas
Ideia adaptada daqui

Cobertura de baunilha
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

[  300g de açúcar
[  30g de farinha
[  3 colheres de sopa de amido de milho
[  1 pitada de sal
[  370ml de leite
[  2 colheres de chá de extrato de baunilha
[  350g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

Preparação:

| Juntar o açúcar, farinha, amido de milho e sal.
| Misturar o leite aos poucos. Deve ficar uma mistura homogénea.
| Passar por uma peneira muito fina a mistura anterior para um tacho pequeno e levar a lume médio, sem deixar de mexer com uma vara de arames.
| Quando ferver, dificultar o movimento da vara de arames, fizer bolhas e engrossar bastante  (demorou uns 10 minutos, mas pode variar), passar para um recipiente e deixar arrefecer completamente (completamente!).
| Bater o preparado com a baunilha numa batedeira elétrica, apenas para combinar (30 segundos).
| Juntar a manteiga, um pedaço de cada vez, e bater até incorporar completamente (aproximadamente 2 minutos). Aumentar a velocidade até que seja média a forte e bater durante 5 minutos. Deverá ficar leve.
| Deixar à temperatura ambiente durante 1 hora.
__________________________________________________________________________________

Cupcakes ou Muffins Monstrinhos das Bolachas

Ingredientes:

[  10 muffins/cupcakes (fiz estes. Têm de ser bastante baixinhos.)
[  Parte da cobertura anterior
[  Massa de Açucar 
[  20 Pepitas de chocolate
Coco ralado
[  Corante alimentar azul
[  10 Mini bolachas de chocolate

Preparação:

| Barrar os queques com o frosting. Usei queijinho para barrar alguns e também ficou bom.
| Misturar bem coco ralado com corante alimentar e salpicar nos queques até cobrir toda a cobertura.
| Fazer bolinhas pequenas em massapão e colocar as pepitas de chocolate ao contrário, de maneira a parecerem olhos.
| Pôr dois olhos em cada queque, e uma bolacha enterrada de forma a parecer um monstro das bolachas.

__________________________________________________________________________________

Bolo e montagem
Receita do bolo adaptada daqui

Ingredientes:

[  200g de manteiga (pode ser magra) à temperatura ambiente, em cubos
[  300g de açúcar
50g de açúcar mascavado puro de cana
[  4 ovos
[  70ml de sumo de laranja
[  2 colheres de sopa de raspa de laranja
[  1 colher de chá bem cheia de fermento
[  Raspa de uma laranja
[  250ml de iogurte natural
[  100g de farinha para todos os usos
[  80g de farinha de espelta
[  70g de coco ralado
[  1 colher de chá de bicarbonato de sódio
[  Resto da cobertura preparada
[  Corante alimentar à escolha
Massa de Açúcar
[  Círculo de cartão com o diâmetro igual ao diâmetro da base da forma mais estreita
[  Bolachas com pepitas de chocolate grandes

Preparação:

| Bater a manteiga com os açúcares durante alguns minutos, até que fique leve, fofa e mais clara.
| Juntar os ovos, o sumo e a raspa de laranja e o iogurte. Misturar. (Pode ficar com alguns grumos; basta continuar o procedimento).
| Peneirar as farinhas e o bicarbonato. Misturar bem. Juntar a outra mistura e dividir por duas formas: usei uma mais inclinada - \_/ - e outra redonda, mas com os lados direitos - |_|.
| Pôr no forno até estar cozido. Deverá demorar cerca de 45 minutos, mas é melhor verificar com o teste do palito.
| Deixar arrefecer numa grade, e depois colocar o bolo com os lados direitos num prato largo, pondo em cima o outro bolo com a parte mais estreita virada para cima, de maneira a afunilar. cortar um pequeno buraco circular no topo, com menos 2 cm de diâmetro do que o topo do bolo. Cobrir o bolo todo com a cobertura exceto no buraco. Colocar no buraco as bolachas com pepitas de chocolate grandes.
| Cobrir o cartão com massa de açúcar previamente colorida com corante, cor-de-rosa, por exemplo. Fazer uma bola com a massa restante e colocar no centro. Pôr a "tampa" ao lado do bolo.
| Finalmente, pôr os monstrinhos das bolachas à beira do bolo :)



A cobertura foi bastante apreciada, e o bolo também estava bem delicioso :) Os queques ficaram mesmo engraçados (pelo menos achei que sim). Acho que no geral foi uma receita bem-sucedida. O bolo com a cobertura, embora o sabor não seja propriamente a parte mais importante do bolo, ficou mesmo bom!  É dos melhores que já fiz. A cobertura tinha um sabor fresco e delicioso (parecia gelado!), e o bolo ficou húmido e com um sabor muito bom.
Eu não me quero vitimizar, mas fiz 2 bolos, a cobertura, os queques e a pasta de açúcar. No entanto, como a pasta de açúcar não estava boa o suficiente, não a vou postar... Talvez qualquer dia repita a experiência!

Comentários

  1. Eu acho que foi um trabalho excelente e admiro quem tem tempo e coragem de o fazer!
    Eu e decorações não somos grandes amigas hehe
    Adorei os cupcakes mosntros das bolachas, super cute!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Que giro!!!! :)

    Eu ia ser como tu de certeza e demorar um dia inteiro e sujar toda a cozinha e o mundo!!

    Está mesmo bonito e com aspecto delicioso (bolo de côco e citrinos, adoro!), valeu a pena todo o teu trabalho, parabéns! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Revi-me tanto nas tuas palavras!
    Apanho com cada carga de nervos na cozinha... mas o final é sempre tão gratificante!
    O bolo está fantástico, mesmo muito original a caixinha, adorei!
    Os meus parabéns! O interior está igualmente delicioso... fiquei mesmo a salivar :)
    Quanto aos cupcakes estão fantásticos, aposto que fizeram um enorme sucesso!
    Excelente trabalho :)

    ResponderEliminar
  4. Mas que ideia tão gira! Adorei! Obrigada pelas dicas que me deste no blog :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Avelã!
    Sabes, eu acho que esta tua dedicação a fazer um bolo de anos, com todas as peripécias associadas, mostra que para além de uma grande cozinheira, tens um grande coração e és muito paciente e corajosa. Não é toda gente que gosta de estar um dia inteiro a cozinhar para os outros - e eu por mim falo - logo, admiro-te muito. Imagino que esse orgulho que sintas na hora de cantar os parabéns seja partilhado por todos :D
    Quanto à receita em si, pareceu-me muito boa! E o resultado, visualmente, é muito apelativo e engraçado. As fotos chamaram-me tanto a atenção que ontem, de passagem (e sem tempo para comentar) eu já tinha lido este post...por isso vê lá o aspecto que não tem. Estás de parabéns!
    Beijinho e continuação de boas receitas :D

    ResponderEliminar
  6. Amiga é preciso coragem, mas valeu o esforço. Excelente trabalho.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Que coisas mais mimosas, invejo a tua imaginação para estas coisas! Imaginação e talento, é notório que não te falta nenhum destes :p
    Deve ter dado tanto trabalho mas bem, o esforço foi compensado não é?! Mereces as maiores parabéns :)

    Os queques ficaram qualquer coisas de muito engraçadas, super originais :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Coisa mai' fofa! Ficaram lindos.
    Os primeiros cupcakes que provei eram assim, com o monstro das bolachas.

    Acreditas que só recentemente comprei uma vara de arames?

    Beijitos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Eu comprei uma vara de arames há cerca de duas semanas... Antes tinha uma daquelas que oferecem nas revistas, de silicone, e que era horrível porque quando a massa era grossa aquilo dificultava imenso o trabalho, arrastava-se na massa :P Por isso nem usava...
      Parabéns pela recentemente adquirida vara de arames e obrigada :)

      Eliminar
  9. UAAUU!! continua a ser assim teimosa e não deixes irem comprar bolos :P que espetáculo a sério :) eu já fiz cupcakes com cobertura de manteiga mas como o açúcar não estava exactamente em pó não achei que tivessem ficado a 100% e nem voltei a tentar porque por aqui achavam enjoativo e comiam sem o creme --' llol beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Ficou tão giro, valeu a pena.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia o blog, quem me falou nele foi a Telita, mas posso dizer que já fiquei fã!
    Adorei a originalidade, ficou fantástico

    ResponderEliminar
  12. Adorei a originalidade, ficou fantástico e os monstrinhos estão o máximo!
    Não conhecia o blog, foi a Telita que me falou dele, mas já fiquei fã!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns, está fantástico mesmo, é caso para dizer uau:)
    Adorei o blog tanta coisa boa e aqueles muffins e coco edvem ser uma tentação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu a pensar que tinha jeito p fazer bolos de anos e agora vejo o teu lool. Retiro o que disse. Ja fiz uns quatro bolos, e o que mais me marcou foi o da minnie. Usei a pasta de açúcar e tudo mais. Nunca mais fiz.
    Esta muito giro e es super talentosa. Adoro bolos humidos nhamii.

    ResponderEliminar
  15. Ui tenho em casa dois monstrinhos que iriam achar o máximo esta obra de arte! Esta mesmo giro! Um dia espero ter coragem de me aventurar numa receita destas;)

    ResponderEliminar
  16. Estou deslumbrada!!! Ficou lindo!! Parabéns!

    ResponderEliminar
  17. Eu tb sou um pouco assim ....Muita mas msm muita confusão na cozinha .kkkkkk Mas o resultado final ficou fenomenal e já me deu algumas ideias :-) Parabens....

    ResponderEliminar
  18. Bom dia, Avelã!
    A massa parece ter ficado muito boa e fofa.
    Também achei os monstrinhos engraçadinhos e, se ficaram saborosos, melhor ainda!
    Abraços esmagadores.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t